Site gospel exclui publicação com vídeo de pastor pedindo voto em candidato do PT

Uma postagem no X (antigo Twitter) afirma que o portal O Fuxico Gospel apagou uma publicação sobre o pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo José Wellington Bezerra da Costa, ter pedido votos a um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). A postagem alega que fiéis responderam ao pastor gritando “o PT não”. Bereia checou o conteúdo.

Imagem: reprodução X

Propagação e exclusão da notícia por portal de notícia gospel

Há indícios de que, de fato, publicações de O Fuxico Gospel foram retiradas da internet após terem sido publicadas. O endereço do portal para “Pastor José Wellington pede votos para candidato do PT e toma bronca de fiel”, por exemplo, ainda está disponível online, embora a página não mostre o conteúdo que foi publicado. Pelo localizador digital da página (URL), é possível perceber que ela foi veiculada em agosto de 2024.

Em busca no Google, um dos resultados apresentados leva ao conteúdo de O Fuxico Gospel, mas a página, da mesma forma, não apresenta o conteúdo.

Imagem: reprodução O Fuxico Gospel

Imagem: print de resultado de buscas no Google

O portal Mato Grosso Agora chegou a repercutir a notícia, indicando O Fuxico Gospel como fonte. Tanto o link para a matéria completa, quanto o link para a publicação do Fuxico Gospel no Instagram encontram-se sem conteúdo disponível.

Inteligência Artificial revela conteúdo oculto da página

Bereia utilizou a ferramenta de inteligência artificial (IA) Gemini, do Google, para decifrar o que a página hoje indisponível apresentava. A reportagem alimentou a ferramenta com o link de O Fuxico Gospel e pediu que a IA resumisse as informações da página. Uma das respostas obtidas foi que, na categoria política, “o pastor José Wellington pediu votos para um candidato do PT e foi repreendido por um fiel”.

Imagem: reprodução Gemini

A reportagem pediu, então, que a IA apresentasse de forma mais detalhada o que a página mostrava sobre aquele tema. A resposta obtida foi: 

“Este é um artigo sobre um pastor que pediu votos para um candidato do PT e foi repreendido por um fiel. O pastor José Wellington Bezerra da Costa, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo, pediu votos para o candidato a prefeito Luiz Fernando durante um culto. Isso gerou polêmica entre os fiéis, pois a igreja se posicionou contra o PT nas últimas eleições. A mudança de postura se deve à aliança política entre Luiz Fernando e a família do pastor.”

A resposta inclui, ainda, “alguns pontos importantes”:

  • “O pastor José Wellington Bezerra da Costa é líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo.
  • Ele pediu votos para o candidato a prefeito Luiz Fernando, do PT.
  • Isso gerou polêmica entre os fiéis, pois a igreja se posicionou contra o PT nas últimas eleições.
  • A mudança de postura se deve à aliança política entre Luiz Fernando e a família do pastor.”

Imagem: reprodução Gemini

Vídeo nas redes digitais e posicionamento do pastor José Wellington

No Youtube, o canal Universo Dafe publicou um vídeo de opinião sobre o assunto. O conteúdo mostra a página com a notícia e reproduz o vídeo do pastor em um altar pedindo voto ao deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP), que segundo o texto “teria uma longa história de colaboração política com a família” de José Wellington.

Luiz Fernando Teixeira foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP). O político, deputado estadual em São Paulo, desde 2015, é evangélico e irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira.

Nas redes digitais do pastor José Wellington não há menção ao pedido de voto, nem vídeo ou qualquer conteúdo relacionado ao episódio. Nos endereços ligados à Assembleia de Deus (sites e plataformas sociais) também não há referência ao episódio. Bereia tentou contato com os perfis de O Fuxico Gospel no Instagram, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Pastor José Wellington e família

José Wellington Bezerra da Costa é natural do Ceará e pastor evangélico desde 1962. Costa mudou-se para São Paulo em 1954, depois de já ter se casado. O primeiro filho do casal, José Wellington Bezerra da Costa Junior, nasceu ainda em Fortaleza, também é pastor e é o atual presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) desde 2017, cargo até então ocupado por seu pai, por diversos períodos, desde 1988.  

A família Costa dirige a denominação Assembleia de Deus Belém, vertente com grande representatividade entre as Assembleias de Deus no Brasil, desde 1980. Além de Wellington da Costa Junior, José Wellington tem outros três filhos e duas filhas, dos quais três fizeram carreira na política.

Paulo Freire Costa é deputado federal por São Paulo desde 2011 pelo Partido Liberal (PL), antigo Partido da República (PR). Marta Costa, que já foi por três vezes vereadora de São Paulo, está no terceiro mandato como deputada estadual pelo Partido Social Democrático (PSD).

Rute Costa, foi eleita para a Câmara Municipal de São Paulo, em 2016, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e chegou a ser cotada como vice para a chapa de Ricardo Nunes (MDB), candidato a reeleição para a prefeitura de São Paulo. Ela também se filiou ao PL recentemente. 

Ligação de José Wellington com políticos

Há vários registros em mídias de situações em que o  pastor José Wellington Bezerra da Costa se expôs em campanha política em espaços da igreja. Em 2019, no culto de celebração do seu aniversário, orientou os presentes  a “não votar à esquerda”. O líder religioso agradeceu as felicitações do candidato à presidência da República à época, Jair Bolsonaro. “Muito obrigado capitão, muito obrigado amigo, deputado amigo do meu filho”.   

Matéria da Folha de São Paulo, publicada em 2020, expôs o comportamento costumeiro do líder religioso com políticos durante suas festas de aniversário, celebrado no mês de outubro. O texto resgata a postura do pastor José Wellington, ainda em 1997, quando Fernando Henrique Cardoso era candidato à reeleição para presidente da República. Em 2009, Dilma Rousseff também foi recebida na celebração de mais um ano de vida do pastor. 

Em 2022, o pastor José Wellington pediu votos para Jair Bolsonaro, então candidato à reeleição na presidência do país, durante culto realizado na igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, na zona leste de São Paulo, que contou com a presença de Bolsonaro e esposa, segundo matéria da BBC News

O pastor Wellington Junior também já havia pedido votos para Bolsonaro e foi citado,  pedido de responsabilização, em uma representação por propaganda eleitoral extemporânea (antes do período previsto em lei) apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

No mesmo ano, a Convenção Fraternal Inter-estadual das Assembleias de Deus do Ministério do Belém – São Paulo (Confradesp), presidida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, aprovou uma resolução para punir pastores que “defendam, pratiquem ou apoiem” pautas, consideradas pela denominação, de orientação à esquerda. 

***

Após análise, Bereia classifica a publicação no X (antigo Twitter) como verdadeira. As afirmações de que o pastor José Wellington pediu votos para um candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), durante culto religioso, que o pastor foi contrariado por alguns presentes à cerimônia, e ainda, que a página que divulgou o vídeo que comprovaria o fato excluiu a publicação, são corretas.

Conforme os fatos apurados, o site O Fuxico Gospel publicou, e em seguida, excluiu postagens sobre o evento, tanto no site, quanto na página do Instagram do portal de notícias gospel. Por meio de outras publicações e imagens foi constatada a postura tomada pelo veículo e as declarações feitas pelo pastor.

O também pastor Wellington Junior, filho do pastor José Wellington, já foi alvo de uma representação por propaganda eleitoral fora do período previsto em lei, o que pode indicar preocupação da liderança da igreja, conforme citado na publicação no X.

Bereia alerta sobre o uso político de espaços religiosos e também para campanhas fora do período eleitoral, em qualquer espaço. Ambas as práticas são consideradas crime eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Referências da checagem:

O Fuxico Gospel. https://www.fuxicogospel.com.br/2024/08/pastor-jose-wellington-pede-votos-para-candidato-do-pt-e-toma-bronca-de-fiel.html Acesso em: 14 ago 2024

Voz MT. https://vozmt.com.br/ate-zunil/pastor-pede-voto-a-fieis-a-candidato-do-pt-e-fieis-se-revoltam-video/ Acesso em: 14 ago 2024

Mato Grosso Agora. https://matogrossoagora.com.br/pastor-jose-wellington-pede-votos-para-candidato-do-pt-e-toma-bronca-de-fiel/ Acesso em: 14 ago 2024

YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=XqXUjGYwgHI Acesso em: 14 ago 2024

https://www.youtube.com/watch?v=t8-DSNAPfZA Acesso em: 14 ago 2024

https://www.youtube.com/watch?v=ovUJTspFiT0 Acesso em: 14 ago 2024

Facebook.

https://www.facebook.com/Sobreabc.com.br/videos/pastor-e-lider-da-igreja-assembleia-de-deuspede-voto-a-candidato-do-pt-em-s%C3%A3o-be/1162510588341006/ Acesso em: 14 ago 2024

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63320704 Acesso em: 14 ago 2024

Instagram.

https://www.instagram.com/pastorjosewellington/ Acesso em: 14 ago 2024

https://www.instagram.com/depmartacosta/ Acesso em: 14 ago 2024

Câmara dos Deputados. https://www.camara.leg.br/deputados/160558/biografia Acesso em: 14 ago 2024

UOL. https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/03/marta-costa-deputado-estadual.htm Acesso em: 14 ago 2024

JM Notícias. https://jmnoticia.com.br/rute-costa-filha-do-pastor-jose-wellington-bezerra-e-empossada-vereadora-em-sao-paulo/ Acesso em: 14 ago 2024

Estado de São Paulo. https://www.estadao.com.br/politica/eleicoes/pastor-admite-intermediar-emenda-para-favorecer-filhos-politicos-quer-dinheiro-veja-video/ Acesso em: 14 ago 2024

G1.

https://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1330961-5601,00-EM+CULTO+RELIGIOSO+DILMA+PEDE+ORACAO+PARA+EQUIPE+DE+LULA+SEGUIR+ADIANTE.html Acesso em: 14 ago 2024

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/28/deputados-de-sp-podem-votar-projeto-que-proibe-lgbts-em-propagandas-nesta-quarta-feira-autora-teme-ma-influencia.ghtml Acesso em: 14 ago 2024

Coletivo Bereia. https://coletivobereia.com.br/etiquetas/jose-wellington/ Acesso em: 14 ago 2024

PT Paulista. https://ptpaulista.com.br/luiz-fernando-e-o-pre-candidato-a-prefeitura-de-sao-bernardo-do-campo-cidade-berco-da-luta-sindicalista/ Acesso em: 14 ago 2024

Folha de São Paulo.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/10/aniversario-de-pastor-cortejado-por-bolsonaro-sempre-foi-pit-stop-de-politicos.shtml Acesso em: 14 ago 2024

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2024/04/vereadora-evangelica-entra-na-disputa-pela-vice-de-nunes.shtml Acesso em: 15 ago 2024

Assembleia de Deus Hortolândia. https://adhortolandia.org/pastor-jose-wellington-com-a-nova-mesa-diretora-e-conselho-fiscal-da-cgadb-sao-empossados/ Acesso em: 15 ago 2024

O Globo. https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/10/assembleia-de-deus-apresenta-resolucao-para-punir-pastores-que-defendam-pratiquem-ou-apoiem-pautas-de-esquerda.ghtml Acesso em: 15 ago 2024

***

Foto de capa: reprodução do YouTube

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email