
O deputado federal líder do Partido Liberal na Câmara Federal, pastor Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) usou a resolução dos Estados Unidos que classifica associações criminosas organizadas no Brasil como terroristas para publicar em vídeo uma mentira. Segundo gravação em vídeo, publicada em perfis na rede digital, o deputado evangélico afirma que o dinheiro de facções ligadas ao tráfico de drogas subsidia campanhas eleitorais de candidatos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Bereia checou o discurso do político evangélico de ultradireita que alcançou mais de 58 mil curtidas na página do Instagram do parlamentar até o fechamento desta matéria.

Imagem: reprodução Instagram
Deputado associa PT a dinheiro do tráfico
O vídeo publicado no perfil do Instagram de Sóstenes Cavalcante, no último 31 de maio, exalta a inclusão das facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) na lista de entidades designadas como grupos terroristas estrangeiros pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
A medida tomada pelo regime do presidente Donald Trump, e divulgada pelo secretário de estado estadunidense Marco Rubio, foi estimulada a partir de diálogos com membros da família do ex-presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.
Ao exaltar a resolução na gravação em vídeo, o deputado líder do PL na Câmara afirmou, de forma superficial mas contundente, sem qualquer menção a provas ou dados existentes, que o governo dos EUA rastreará o dinheiro ilícito das facções criminosas, pois haveria “grandes suspeitas, nos Estados Unidos, que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”.
O teor da resolução dos EUA
O comunicado do governo dos EUA à imprensa, assinado por Marco Rubio, divulgado em 28 de maio, tornado público na plataforma X, não faz menção a ligações do dinheiro proveniente do tráfico de drogas no Brasil, nem de relações financeiras do PCC e CV, com o PT. Em entrevista à CNN, em 1º de junho, a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos Amanda Roberson revelou informações levantadas pelo governo estadunidense, mas não apresentou qualquer dado que leve a essa conclusão.

Imagem: reprodução X
“O presidente Trump deixou muito claro desde o início do seu mandato que ele vai utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para combater esses grupos criminosos que estão atuando na nossa região e para proteger a segurança dos Estados Unidos”, disse a porta-voz. “O presidente Trump está atuando para eliminar estes grupos”, acrescentou.
Falsas alegações semelhantes às de Sóstenes Cavalcante, já foram propagadas nas mídias digitais, conforme aponta checagem de Aos Fatos sobre a investigação da Polícia Federal (PF) Carbono Oculto. A matéria informa que conteúdo falso propagou que haveria financiamento do PCC a pesquisas eleitorais para favorecer o presidente Lula em 2022.
Combate a facções criminosas na disputa eleitoral
A decisão do governo dos EUA foi divulgada dois dias após a visita do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Casa Branca. Reportagem do UOL mostrou que a medida “é um resultado direto dos pedidos feitos pelo senador a Donald Trump, ao vice-presidente, JD Vance, e a Rubio”.
Flávio Bolsonaro manifestou-se publicamente a favor da decisão, que tem apresentado como pauta em sua pré-campanha. O movimento do pré-candidato tem sido lido como estratégia para reverter os efeitos negativos das revelações feitas pelo Intercept Brasil sobre a relação do senador com o banqueiro preso Daniel Vorcaro, peça-chave nas investigações sobre o golpe no Banco Master. Bolsonaro e Vorcaro estariam ligados por transações financeiras criminosas.

Imagem: reprodução Instagram
As declarações do deputado federal Sóstenes Cavalcante viralizaram redes mas estão marcadas por comentários de usuários que questionam contradições nesta postura. Como deputado líder do PL, partido de Flávio Bolsonaro, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo também está ligado ao ex-governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL), mantido inelegível pela Justiça Eleitoral por conta de escândalos de abuso de poder político e econômico. Aliados políticos de Castro estão presos por ligações com o Comando Vermelho, e a PF investiga relações do ex-governador com Vorcaro, por conta de repasses de grandes volumes de dinheiro do fundo de previdência do Estado do Rio para o Banco Master.
Em dezembro de 2025, o próprio Sóstenes Cavalcante foi alvo de uma operação da PF, a “Galho Fraco”, que investiga desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares. Durante a ação foram encontrados R$460mil em dinheiro em sacos plásticos escondidos no armário de um flat alugado pelo parlamentar evangélico. Cavalcante justificou o montante como sendo de uma venda de um imóvel, mas apresentou comprovação (escritura) que só foi registrada 11 dias após a operação.
Reações à resolução dos EUA
Enquanto lideranças ligadas à direita extremista brasileira celebram que os EUA tenham decretado as organizações criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital como terroristas, especialistas no tema questionam veementemente a ação, avaliada como interferência eleitoral.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) se posicionou contrário a decisão do governo estadunidense e declarou que “lamenta que um tema com implicações profundas na soberania e autonomia do Brasil, na sua economia, sistema financeiro e nos mecanismos de cooperação regional e internacional, tenha sido capturado pela disputa eleitoral”.
Em nota conjunta com outras organizações da sociedade civil, como Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED), Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o FBSP destaca que a equiparação de facções criminosas a organizações terroristas já foi negada depois de debatida por instituições brasileiras competentes. O conjunto de entidades afirma que tal decisão brasileira reflete escolhas políticas e jurídicas baseadas nos mecanismos democráticos previstos na Constituição Federal.
O documento afirma que “terrorismo e crime organizado constituem fenômenos distintos sob a perspectiva do direito, das ciências sociais e da criminologia, e que suas motivações, formas de atuação e enquadramentos jurídicos não são necessariamente equivalentes. O Brasil dispõe de instrumentos legais robustos para combater organizações criminosas, incluindo mecanismos voltados ao enfrentamento da lavagem de dinheiro, do tráfico de armas e das estruturas financeiras que sustentam essas atividades ilícitas”.
Em entrevista à DW, o cientista político e professor de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF) Thiago Moreira explica que um grupo de crime organizado, como as facções PCC e CV, tem finalidade econômica, e não político-ideológica. Segundo ele, ao contrário de grupos extremistas como a Al Qaeda, mesmo quando se infiltram no aparato estatal, as facções que existem no Brasil buscam cumprir propósitos financeiros.
O governo federal, por meio de nota à imprensa afirmou, em 29 de maio, que “o terror causado por essas organizações em comunidades busca obter lucro através do crime, especialmente pelo tráfico de drogas e armas, e não pode ser confundido com o tipo de ação por motivos ideológicos, políticos e religiosos do terrorismo internacional”.
No debate público, políticos do PL que apoiaram a designação do PCC e do CV como grupos terroristas pelo governo de Donald Trump foram questionados sobre a não inclusão de milícias na mesma categoria. O estado do Rio de Janeiro, reduto da família Bolsonaro, tem significativa parcela da população aterrorizada por esses grupos criminosos, com apoio da classe política, a exemplo do crime cometido contra a vereadora Mariele Franco.

Imagem: Perfil do deputado estadual João Pauloi(PT-PE) no Instagram, 30 mai 2026

Imagem: Reprodução de matéria do site Poder 360, 29 mai 2026

Imagem: Reprodução de trecho de matéria da Agência Pública, 29 mai 2026
Um levantamento feito pela jornalista Juliana Dal Piva aponta que ao menos 16 policiais envolvidos com grupos criminosos foram condecorados por Carlos e Flávio Bolsonaro. Carlos Bolsonaro foi vereador do Rio de Janeiro por 24 anos e Flávio Bolsonaro exerceu mandato de deputado estadual no Rio de 2003 a 2018.

Imagem: Durante sua participação no Programa Roda Vida, da TV Cultura, em 9 abr 2024,, o senador Flávio Bolsonaro (PL) tenta explicar sua relação com o ex-militar lider do Escritório do Crime Adriano da Nóbrega, envolvido com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, e por que o presenteou com a medalha Tiradentes do Estado do Rio.
O Intervozes alerta para o uso indevido do termo “narcoterrorismo”, empenhado pelo ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) no contexto da operação mais letal no estado, ocorrida em 28 de outubro de 2025, e repercutido por outros políticos e portais religiosos alinhados ao bolsonarismo.
Uma publicação da página da organização no Instagram expõe como a nomenclatura se relaciona com a designação dos EUA sobre facções brasileiras e o desinteresse dos políticos de ultradireita em combater as milícias no estado.

Imagem: reprodução Instagram
***
Bereia classifica as declarações do pastor e deputado federal Sóstenes Cavalcante como falsas, visto que não apresenta elementos factuais, comprováveis. O político não informa de onde extraiu a informação de que há repasse de dinheiro de facções criminosas para o Partido dos Trabalhadores, nem oferece comprovação de suas alegações.
A peça desinformativa é construída com conteúdo fabricado e elementos audiovisuais para gerar impacto negativo e associação criminosa ao partido do governo, a quem faz oposição, para disseminar discurso recorrente já checado em outras ocasiões.
Além disso, o comportamento do parlamentar pode ser considerado estratégico para gerar “cortina de fumaça” sobre resultados de investigações jornalísticas e polícias que têm demonstrado a ligação de seu partido político com cenário do crime organizado.
Bereia alerta leitores e leitoras para este tipo de conteúdo desinformativo no período eleitoral. É saudável para uma democracia que haja oposição e divergência, mas a exposição pública delas deve se dar no campo das ideias e das propostas e não por meio de mentiras criadas para destruir reputações de quem deve ser tratado dignamente como adversário poítico e não como inimigo a ser destruído.
Referências
Departamento de estado dos Estados Unidos
https://www.state.gov/releases/office-of-the-spokesperson/2026/05/terrorist-designation-of-comando-vermelho-and-primeiro-comando-da-capital/ Acesso em 02 JUN 26
https://www.state.gov/executive-order-13224/ Acesso em 02 JUN 26
https://www.instagram.com/p/DY72v1tPv26/ Acesso em 02 JUN 26
https://www.instagram.com/p/DY7W858RZQy/ Acesso em 02 JUN 26
https://www.instagram.com/reels/DTlvKQmj1xr/ Acesso em 02 JUN 26
G1
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/27/rodrigo-bacellar-th-joias-e-mais-3-sao-indiciados-pela-pf.ghtml Acesso em 02 JUN 26
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/05/28/investigacao-policia-federal-vorcaro-claudio-castro.ghtml Acesso em 03 JUN 26
Aos Fatos
https://www.aosfatos.org/noticias/investigacao-nao-revelou-que-pcc-financiou-pesquisas-eleitorais-em-2022-para-beneficiar-lula/ Acesso em 02 JUN 26
Folha de S. Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/12/sostenes-cavalcante-diz-ser-alvo-de-perseguicao-e-que-dinheiro-vivo-e-de-venda-de-imovel.shtml Acesso em 02 JUN 26
O Globo
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/09/01/pcc-ja-financia-campanhas-promotor-lincoln-gakiya-alerta-sobre-influencia-do-crime-organizado-nas-eleicoes-2026.ghtml Acesso em 03 JUN 26
YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=XmAJQN6JNQQ Acesso em 03 JUN 26
UOL
https://noticias.uol.com.br/colunas/mariana-sanches/2026/05/28/eua-classificam-pcc-e-cv-como-organizacao-terrorista-apos-pedido-de-flavio.htm Acesso em 03 JUN 26
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2026/06/02/por-5×2-tse-mantem-claudio-castro-inelegivel-ate-2030.ghtm Acesso em 03 JUN 26
https://noticias.uol.com.br/colunas/juliana-dal-piva/2022/09/23/cla-bolsonaro-condecorou-16-pms-denunciados-em-organizacoes-criminosas.htm Acesso em 04 JUN 26
Veja
https://veja.abril.com.br/brasil/o-novo-capitulo-das-investigacoes-sobre-rodrigo-bacellar-e-o-comando-vermelho-no-rio/ Acesso em 03 JUN 26
CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-operacao-da-pf-contra-sostenes-e-jordy-sobre-desvio-de-cotas/ Acesso em 03 JUN 26
DW
Gov.br
https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a-secom/noticias/2026/05/nota-a-imprensa Acesso em 03 JUN 26
BBC
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj6dx1k69nko Acesso em 04 JUN 26
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
https://www.camara.rio/vereadores/carlos-bolsonaro/mandatos Acesso em 04 JUN 26



