Candidatos com identidade confessional, conhecidos por espalharem desinformação, divulgam apoio de lideranças religiosas

Ao longo da campanha para as eleições municipais, lideranças religiosas têm se mobilizado para prestar apoio público a candidaturas que se mostram alinhadas com suas pautas e ideais. Tal prática é uma estratégia comum na política, que se repete a cada pleito.

Nesta matéria, Bereia verifica candidatos com histórico de publicar desinformação que estão entre os que recebem a benção de pastores e outras figuras de destaque no meio cristão. Do monitoramento da equipe Bereia em mídias sociais, são destacados os casos de Guilherme Kilter (Curitiba/PR), Dentinho (Passos/MG), Alana Passos (Rio de Janeiro/RJ), Pastor Dinho Souza (Serra/ES) e Sonaira Fernandes (São Paulo/SP). 

Esses candidatos e candidatas fazem uso de sensacionalismo e desinformação para mobilizar eleitores e se apoiam na retórica religiosa e na proximidade, em algum grau, com lideranças eclesiásticas, para validar sua candidatura. 

Guilherme Kilter

O influenciador digital evangélico e candidato a vereador de Curitiba, pelo Novo, Guilherme Kilter, 22 anos, se apresenta nas mídias como cristão, de direita e a favor da família. 

Imagem: Reprodução/Facebook

Membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Kilter conta ter sido “convidado a entrar na política” pelo ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR, cujo mandato foi cassado em 2023), que também é evangélico batista e mantém relações com lideranças eclesiásticas. Ele também se compara com o destacado político extremista de direita, deputado federal  Nikolas Ferreira (PL-MG), pela pouca idade e semelhança de posicionamentos, por ter iniciado a carreira política como vereador. Kilter declara querer  se tornar “o Nikolas Ferreira do Paraná“.

Entre as lideranças evangélicas, Guilherme Kilter conta com o apoio do pastor Paschoal Piragine Jr., que também é seu tio. Ele é presidente da Convenção Batista Brasileira, pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Curitiba, e pastor interino da Primeira Igreja Batista de Niterói. Pirajine Jr. se destacou nas mídias sociais, em 2010, ao empreender ferrenha campanha contra a eleição da candidata do Partido dos Trabalhadores a presidente da República Dilma Rousseff, com uso de discursos de pânico moral e terrorismo verbal. Em outras campanhas eleitorais, o pastor também atuou na mesma direção.

Imagem: Gazeta do Povo, 29/09/2016

Na comunicação em redes digitais, além de frequentemente publicar imagens com essas figuras mais conhecidas de políticos com os quais quer ser relacionado, Guilherme Kilter utiliza também fotos de si mesmo na igreja para se afirmar como cristão e conservador. 

Além disso, também faz publicações sobre as polêmicas atuais, alinhado com os demais perfis e influenciadores ligados à extrema direita. Ele se engajou recentemente, por exemplo,na onda de difamações contra a boxeadora olímpica argelina Imane Khelif, que foi checada por Bereia. Também publicou desinformação sobre a legalização do aborto pelo governo Lula, que foi verificada como falsa pelo G1

Imagem: Reprodução/Instagram

Dentinho

Luis Carlos do Souto Junior, mais conhecido como Dentinho, se apresenta como um vereador com princípios de direita e está no terceiro mandato como parlamentar no município de Passos (MG). Em seu perfil no Instagram, o candidato do Progressistas (PP), à reeleição, ostenta fotos com grandes nomes do seu campo político, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira, que prestou apoio ao candidato por meio de um vídeo para sua campanha. 

Em 2023, Dentinho virou notícia ao ser indiciado, em apenas 15 dias, por xenofobia, racismo e produção de fake news. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o vereador cometeu o primeiro crime em novembro de 2022, após o fim do segundo turno das eleições, ao afirmar, em uma publicação nas mídias sociais, que “Bolsonaro também é f*da, foi falar na Bahia que ia gerar um milhão de empregos… Assustou o povo!”. A declaração insinua que a população baiana não votou em Bolsonaro por não gostar de trabalhar. O delegado Felipe Capute, que assina o indiciamento, entendeu que a fala de Dentinho é ofensiva ao povo da Bahia e resulta em uma exposição discriminatória.

A segunda denúncia também está relacionada com o último pleito eleitoral: Dentinho teria usado panfletos para divulgar conteúdo falso contra o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a PCMG, o vereador cometeu crime eleitoral previsto no art. 323 de Lei 4737, que dá pena de detenção de dois meses a um ano para quem “Divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado”. Em resposta ao G1, o vereador negou que tenha cometido os crimes dos dois casos.

Imagem: Reprodução/Instagram

Alana Passos 

Alana Passos é militar do Exército e foi deputada estadual do Rio de Janeiro de 2018 a 2022. Em sua entrada na política, pelo PSL, recebeu 106.253 votos (1,38% do total) e foi a mulher mais votada do estado, um sucesso que não se repetiu no pleito seguinte: a candidata recebeu apenas 0,45% dos votos e ficou fora da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) porque o seu então novo partido, PTB, não teve quociente eleitoral.

Nas eleições municipais deste ano, Alana Passos é candidata a vereadora na capital fluminense pelo Partido Liberal (PL) e ostenta o apoio do pastor Joel Serra, idealizador do Movimento Cristão Conservador, em fotos e no vídeo de sua campanha. A militar também esteve no gabinete do pastor da Igreja Batista Atitude Josué Valandro Jr e posou ao seu lado em uma publicação no Instagram.

Imagem: Reprodução/Instagram

A primeira vez em que Alana Passos foi associada à propagação de conteúdo falso foi

em julho de 2020, quando o Facebook excluiu, dentre outras contas, os perfis AlanaOpressora, artilhariadobem, tvanticomunismobrasil e Fabio Muniz por “criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de páginas fingindo ser veículos de notícias”.

De acordo com a rede social, as contas seriam ligadas a um ex-assessor de Alana Passos, que afirmou, em nota à BBC News Brasil, que “Quanto a perfis de pessoas que trabalharam no meu gabinete, não posso responder pelo conteúdo publicado. Nenhum funcionário teve a rede bloqueada por qualquer suposta irregularidade. Estou à disposição para prestar qualquer esclarecimento, pois nunca orientei sobre criação de perfil falso e nunca incentivei a disseminação de discursos de ódio”.

Em buscas no perfil da candidata no Facebook, Bereia identificou a propagação de conteúdo falso e enganoso sobre “ideologia de gênero”, um dos termos mais explorados nos materiais de desinformação que circularam em espaços digitais religiosos nas últimas eleições. Em junho de 2018, Alana publicou um vídeo que, retirado de contexto, deixa a entender que a deputada federal Erica Kokay (PT-DF) confessa que defende o incesto e a destruição da famiilia patriarcal. 

Imagem: Reprodução/Facebook

O site Boatos.org já havia checado o vídeo em 2017, e chamou a atenção para o sentido da fala da deputada petista: segundos antes do recorte que viralizou ela diz “Por isso, eles querem romper a laicidade do Estado e implementam uma construção de ideologia de gênero, que ela é uma tentativa de sair do discurso essencialmente religioso e fazer a ponte com o discurso ideológico da extrema direita neste país. Porque aí eles dizem…”. Dessa forma, a candidata divulgou um conteúdo que tem elementos verdadeiros, mas foi apresentado de forma distorcida para produzir no receptor uma percepção da fala que é enganosa.

Já em 2021, a então deputada estadual usou a mesma rede para compartilhar a informação falsa de que um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sugeriu que a exposição à pornografia poderia ser positiva para crianças. A imagem usada na publicação exibe a logo do R7, portal de notícias do Grupo Record, como forma de gerar credibilidade para a afirmação, que já foi verificada pela coluna Fato ou Fake, do portal G1. Por meio de um comunicado, o UNICEF reafirmou sua posição de que nenhuma criança deve ser exposta a conteúdo nocivo, e explicou que um artigo publicado em abril de 2021 teve interpretações incorretas e diferentes do que a instituição defende.

Imagem: Reprodução/Facebook

Pastor Dinho Souza 

Evandro De Souza Ferreira Braga, conhecido como Dinho Souza, é pastor da igreja evangélica Povo da Cruz, no município de Serra (ES). É filiado ao PL e concorre a vereador nas eleições deste ano. Ganhou destaque na imprensa nacional por um fato polêmico: em abril de 2022, a igreja que pastoreia promoveu a rifa de uma espingarda calibre 12  a fim de reformar a sala das crianças. A “ação entre irmãos”, como dizia o informativo, foi celebrada pelo pastor, que declarou sentir orgulho do ato. 

O fato serviu para projetar Souza para as mídias e noticiários. Ele seguiu a cartilha da desinformação religiosa monitorada pelo Bereia ao propagar ideias de perseguição religiosa contra cristãos no Brasil e de eleger as esquerdas como inimigas da fé cristã.  

Imagem: reprodução/ Instagram

O pastor, que concorre a vereador da Câmara de Serra, alinhou discurso com  a extrema-direita e ficou marcado pela sua posição pró-armas, pelo discurso contra diversidade de gênero e pela defesa contra o aborto, até mesmo em casos de estupro, direito assegurado por lei.

Além disso, Dinho Souza atacou setores do segmento evangélico. No domingo em que se comemorava a Páscoa, o religioso xingou o artista Timóteo Oliveira, membro da igreja Anglicana, e o acusou de ser um “black block gospel”, devido a representação da figura de Jesus negro em uma de suas artes. O caso rendeu uma nota de repúdio assinada pela coordenação do Movimento Negro Evangélico Nacional.

Instituições evangélicas ligadas ao campo conservador também estiveram na mira do pastor. Em 2023, Dinho Souza atacou a Associação de Pastores Evangélicos da Serra (APES) em um dos seus discursos. Apesar de toda polêmica, os episódios não o impediram de ganhar apoiadores do mundo político e religioso como pastor Anderson Silva,  padre Kelmon, o senador Magno Malta (PL-ES), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o pastor da Igreja Batista Vale da Benção e desembargador aposentado Sebastião Coelho.

Sonaira Fernandes

Ex-secretária da Mulher do estado de São Paulo, Sonaira Fernandes é evangélica e busca seu segundo mandato como vereadora na capital paulista. Muito próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua família (com quem começou a trabalhar em 2014), a candidata é a principal indicação do ex-presidente nestas eleições. Sonaira também é apoiada pelo governador Tarcísio de Freitas e chegou a ser cotada para vice de Ricardo Nunes na sua busca pela reeleição, mas acabou ficando fora da chapa.

Sonaira Fernandes é muito atuante nas mídias sociais e exibe visitas a igrejas e fotos com pastores de diferentes denominações. Em apuração no perfil da candidata no Instagram, Bereia verificou que a candidata visitou 24 igrejas evangélicas desde o início de agosto, ostentando o apoio de líderes da Igreja Renascer em Cristo e de diferentes Assembleias de Deus, dentre outras igrejas.

A forte influência de Fernandes no meio evangélico a levou ao “palco” da Marcha para Jesus deste ano e uma de suas falas sobre o evento foi checada pelo Bereia. A candidata repercutiu a declaração do líder da Igreja Renascer em Cristo apóstolo Estevam Hernandes, de que exista uma perseguição às igrejas no Brasil. Em seu perfil no X, Sonaira publicou que “Em plena época de Igreja perseguida, a 32ª Marcha para Jesus ficou marcada como uma das maiores da história”.  

Imagem: reprodução/X

A retórica do medo da perseguição religiosa é comum em conteúdo desinformativo, e na referida apuração Bereia concluiu que “que é falsa a afirmação de que haja perseguição aos cristãos no Brasil, e que as alegações de fechamento de igrejas e perseguição são estratégias de desinformação usadas por políticos e líderes religiosos para manipular o medo e influenciar o eleitorado, distorcendo a realidade e criando uma falsa sensação de vitimização.”

No mesmo sentido, dois meses antes das eleições presidenciais de 2022, Sonaria compartilhou um vídeo de imagens editadas do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro de lideranças religiosas de matriz africana. Na legenda, a vereadora disse:

“Lula já entregou sua alma para vencer essa eleição. Não lutamos contra a carne nem o sangue, mas contra os principados e potestades das trevas. O cristão tem que ter a coragem de falar de política hoje, para não ser proibido de falar de Jesus amanhã.”

O caso foi abordado pelo Bereia na reportagem “Cristofobia e intolerância religiosa: as fake news como estratégia política para enganar cristãos na campanha eleitoral 2022”, que destaca que o conteúdo publicado pela vereadora não se trata apenas de desinformação, mas é também um uso da intolerância religiosa para campanha política. A matéria ressalta, ainda, que a tentativa de associar Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) ao fechamento de igrejas evangélicas e a perseguição religiosa acontece desde 1989, e tais “notícias” nunca apresentam fontes ou informações factíveis.

***

Bereia alerta leitores e leitoras a atentarem a candidaturas que mobilizam identidade religiosa e lançam mão de desinformação, conteúdo com base em mentiras e falsidades, como estratégia de campanha.

Referências

Boatos.org

https://www.boatos.org/politica/erika-kokay-defende-incesto.html . Acesso em 11 set 2024

BBC News Brasil

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53354358. Acesso em 11 set 2024

O Globo

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/09/eleicoes-sp-cla-bolsonaro-opera-envios-no-zap-a-favor-de-candidata-favorita-a-vereadora.ghtml . Acesso em 23 set 2024

G1

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2021/06/10/e-fake-que-unicef-sugira-em-relatorio-que-pornografia-e-positiva-para-criancas.ghtml. Acesso em 11 set 2024

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/03/01/policia-civil-indicia-vereador-de-mg-por-financiar-panfletos-com-fake-news-durante-eleicoes-contra-lula.ghtml Acesso em 18 set 2024

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/eleicoes/2018/noticia/2018/10/08/deputados-estaduais-sao-eleitos-no-rj-veja-lista.ghtml . Acesso em 12 set 2024

UNICEF

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/e-fake-noticia-que-circula-no-whatsapp-e-em-sites-sobre-unicef-e-pornografia Acesso em 12 set 2024

Poder 360

https://www.poder360.com.br/governo/facebook-exclui-contas-falsas-ligadas-a-gabinetes-da-familia-bolsonaro/. Acesso em 12 set 2024

Estado de Minas

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/03/02/interna_politica,1463688/vereador-mineiro-e-indiciado-por-produzir-fake-news-contra-lula.shtml. Acesso em 18 set 2024

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/02/18/interna_politica,1459294/policia-civil-indicia-vereador-de-passos-por-racismo-e-xenofobia.shtml. Acesso em 18 set 2024

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/03/02/interna_politica,1463688/vereador-mineiro-e-indiciado-por-produzir-fake-news-contra-lula.shtml. Acesso em 18 set 2024

Instagram

https://www.instagram.com/dentinhovereador/. Acesso em 18 set 2024

https://www.instagram.com/reel/C6UzOCzJvUM/. Acesso em 18 set 2024

https://www.instagram.com/reel/C-_IxWfpIii/. Acesso em 18 set 2024

https://www.instagram.com/p/DAQo7LqOviA/?igsh=dWs5NmUzcHo4NDMy. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C_9SWAuPa81/?igsh=MWZzaGtuYzVxa2F3OQ==. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C_6dIaTSEJk/?igsh=ZmFrajVxNW9qYmRk. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_rSXY7PVu5/?igsh=MTUyNHVuNjc4dGJsNg==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/reel/C_qmARnvhKS/?igsh=MWpoeWc4bGt4cTk2aQ==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_iMdtDuV5L/?igsh=eHl6YnFteHBva3Rq. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_WeVKtv9jB/?igsh=MWl2ODQ2anc4MmRxOA==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_RojylNTPl/?igsh=NWhhbjQ0aGhucnMw. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_MbPkStvil/?igsh=MTN1OW1uaTVkb2FlZg==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_HRUMdNfIY/?igsh=MTE3dWt5ODYwMDV5ag==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_Eu6SiN-Am/?igsh=MXcyZW1uODM0d2xyYg==. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C_CN5GitrzT/?igsh=NGJ1MWNlNnV2aGoy. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C-2fIYJugDK/?igsh=MXNmYm5pZjBzZm5sdQ==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-z5zVEuMh_/?igsh=OHZjcjh5dm5laHZu. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-ylO9jP0en/?igsh=aDh0eXc0cHB3ODFq. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-wLii5NkhJ/?igsh=MXFqOHU4OTN4NzN5ZQ==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-nNXDpOd3P/?igsh=MXd4YW1zNnpqZThndA==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-fw10luDdh/?igsh=bjU2eW0zMzE4c25w. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-eJk0ntyT0/?igsh=MW9kc3Y1bWwxZWFwdw==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-Q4d4ivEZJ/?igsh=MXdzdmNua3dqMTZubw==. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C-P5rBiuHjv/?igsh=MWk1a3lqZGJlaTlzOQ==. Acesso em 23 set 2024 

https://www.instagram.com/p/C-NNG-YO-yW/?igsh=MWtvbGVqcXpxb2Joeg==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-LzS5DPp1L/?igsh=MWNseXRmeDJ4aDkzNA==. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C-JT_sHv3IA/?igsh=dzc1czIwaHp3eG5k. Acesso em 23 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_qDOSPRe8A/ . Acesso em 25 set 2024

https://www.instagram.com/p/C_irGqWxhhl/ . Acesso em 25 set 2024

TSE

https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/codigo-eleitoral-1/codigo-eleitoral-lei-nb0-4.737-de-15-de-julho-de-1965. Acesso em 18 set 2024

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=gPrpqkJMTyM. Acesso em 11 de set 2024

UOL

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/apuracao/1turno/votos-por-estado/rio-de-janeiro/deputado-estadual/. Acesso em 12 de set 2024

Bereia

https://coletivobereia.com.br/ideologia-de-genero-e-um-dos-temas-explorados-por-quem-produz-desinformacao-em-espacos-religiosos-nestas-eleicoes/ . Acesso em 12 set 2024

https://coletivobereia.com.br/cristofobia-e-intolerancia-religiosa-as-fake-news-como-estrategia-politica-para-enganar-cristaos-na-campanha-eleitoral-2022/ . Acesso em 24 set 2024

https://coletivobereia.com.br/eleicoes-2024-religiosos-e-politicos-usam-falsa-perseguicao-a-igrejas-no-brasil-como-tema-de-campanha-durante-marcha-para-jesus-de-sp/ . Acesso em 24 set 2024

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email