Reportagem aponta articulação conservadora entre Europa e Américas

O presidente do partido de extrema-direita espanhol Vox Santiago Abascal está de malas prontas para um giro pela América Latina. O objetivo é agrupar aliados para deter o que ele alega ser “o avanço do comunismo” nos países do continente, conforme aponta reportagem do jornal El Pais. O perfil desses aliados? Grupos fundamentalistas católicos e evangélicos, neoconservadores e ultraliberais, populistas de direita e nostálgicos das ditaduras militares.

É o que pretende o Foro de Madri: libertar a “Iberoesfera”, termo cunhado pelo grupo, da “opressão totalitária comunista”. Segundo a Carta de Madri, declaração assinada por diversas figuras políticas do cenário europeu e americano, a região está sequestrada por regimes comunistas, apoiados pelo narcotráfico, e outros países. O nome da agremiação faz referência ao Foro de São Paulo, reunião periódica de partidos e movimentos de esquerda na América Latina, ao qual busca se contrapor por meio de alinhamento entre valores conservadores. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou fotos da assinatura da Carta, na qual esteve presente.

Imagem: reprodução do Twitter

Em nova missão rumo às Américas, os espanhóis têm feito seu trabalho na tentativa de aglutinar as forças das direitas europeias às latino americanas. Santiago Abascal, tem concentrado seus esforços no México enquanto Javier Ortega Smith, número dois do Vox, se divide entre Colômbia e Argentina.

Curiosamente, apesar da declaração libertadora, o partido liderado por Abascal, surgiu em 2014 propondo a eliminação das representações regionais e menos espaços às minorias políticas. 

Outro fato na fundação do partido, é a presença da influenciadora digital Cristina Seguí, cofundadora do Vox. Em recente caso de promoção de desinformação apurado pelo Bereia, Seguí, apresentada como jornalista pela TV Record, repercutiu a narrativa da Carta de Madri, fazendo uma série de denúncias sem provas contra o Foro  de São Paulo, Lula, Dilma e o Partido dos Trabalhadores.

Não apenas a classe política é alvo dos ataques da extrema direita. No dia consagrado à santa padroeira do Brasil, segundo tradição católica romana, 12 de outubro, o arcebispo do Santuário de Aparecida (SP) D. Orlando Brandes voltou a sofrer acusações de “comunista”, conforme também foi verificado pelo Bereia. A declaração durante a homilia – “Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma República sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção” – foi um gatilho para suscitar o ódio e a intolerância nas redes sociais.

Abascal, Vox e a desinformação 

Um pouco antes deste episódio, em setembro de 2021, durante peregrinação em território mexicano, em busca de signatários para a Carta, Abascal se reuniu com o blogueiro brasileiro de extrema-direita Oswaldo Eustáquio, que é acusado de disseminar ódio e fake news e já foi preso, ao menos, três vezes pela justiça brasileira

Imagem: reprodução Diário Popular de São Paulo

Há uma relação visceral entre o Vox e a desinformação. Em entrevista ao jornal espanhol Heraldo Nacho Blanco, professor do Mestrado em Verificação Digital, Verificação de Fatos e Jornalismo de Dados da Universidade San Pablo CEU aponta: “Basta ser um pouco atento e seguir as contas do Twitter vinculadas à Vox, os porta-vozes que ele tem, o tipo de pessoa que circula as informações. Suas redes estão cheias de mentiras”.

Abascal, no seu livro La España Viva, afirma que as redes sociais digitais não são apenas mais uma ferramenta, mas “o instrumento” que permite aglutinar pessoas em torno do seu projeto. Esta é uma característica que tem marcado as ações da extrema-direita em todo o mundo.

Referências:

El Pais. 

https://brasil.elpais.com/internacional/2021-10-18/partido-de-extrema-direita-espanhol-tece-alianca-anticomunista-na-america-latina.html Acesso em: 25 out 2021.

https://brasil.elpais.com/internacional/2021-09-13/fanatismo-religioso-e-cruzadas-anticomunistas-conheca-a-extrema-direita-mexicana.html Acesso em: 25 out 2021.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/10/internacional/1552232346_828291.html . Acesso em: 25 out 2021.

Carta de Madri https://fundaciondisenso.org/carta-de-madrid/ Acesso em: 25 out 2021.

Vox. https://www.voxespana.es/espana/que-es-vox. Acesso em: 25 out 2021.

Diário Popular de São Paulo.

https://www.diariopopulardesp.com.br/editorias/politica/oswaldo-eustaquio-se-reune-com-santiago-abascal-principal-lider-de/6726/. Acesso em: 25 out 2021.

Nueva Tribuna. 

https://www.nuevatribuna.es/articulo/actualidad/vox-exporta-guerra-cultural-america-latina/20211020154953192031.html Acesso em: 25 out 2021.

Heraldo. https://www.heraldo.es/noticias/nacional/2020/07/25/politica-la-desinformacion-el-arma-politica-de-vox-1387928.html Acesso em: 25 out 2021.

***

Foto de capa: reprodução do Twitter

Compartilhe!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email