O site Pleno.News publicou, em 14 de setembro, matéria sobre a viagem da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva para o estado de São Paulo com o intuito de, segundo a notícia, atuar em campanhas eleitorais de seu partido Rede Solidariedade, em municípios da região. O portal gospel enfatiza no título da matéria a contradição entre a situação de calamidade em que o país se encontra por conta das queimadas em diversos locais no Brasil e a propensa motivação política da viagem de Marina Silva ao estado paulista para apoiar candidatos às eleições municipais.
Imagem: Site Pleno.news
A mesma notícia circulou em outros portais de direita como os sites Agora Notícias Brasil e Aliados do Brasil. Em ambos os textos, o título chama atenção com o destaque para a situação das queimadas, mas em seguida apresenta as ações em campanhas eleitorais realizadas por Marina Silva, insinuando o descaso da ministra com a catástrofe pela qual o país está passando.
Imagem: Site Agora notícias Brasil
Em todos os sites, as informações apresentadas são as mesmas. A notícia relata a agenda da Ministra em cidades paulistas para apoiar candidatos políticos. É citada com exatidão a passagem de Marina Silva por Mauá (SP) para apoiar Marcelo Oliveira (PT) e em eventos em São Carlos e na capital paulista.
Em seguida, os textos destacam dados sobre os incêndios recentes em São Carlos e os problemas causados pela fumaça em diferentes regiões do Brasil. Todas as publicações resgatam, ao final, o posicionamento da chefe da pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima em relação à atuação do governo para conter as queimadas.
Imagem: Site Aliados Brasil
País em Chamas
A matéria publicada pelo Pleno.News usa como gancho a visita de Marina Silva a São Carlos para noticiar os incêndios que atingiram a cidade e se espalharam próximo ao Centro de Manutenção de Aeronaves da Latam (MRO). Também são apresentados dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados no último dia 9 de setembro, que mostraram que quase cinco milhões de km² do Brasil estavam cobertos por fumaça, equivalente a 60% do território nacional.
Bereia acessou texto publicado pela Agência Brasil, no último 14 de setembro, o Brasil registrou 7.322 focos de incêndio, o que representa 71,9% das queimadas na América do Sul. Segundo dados do sistema BDQueimadas do INPE, até 13 de setembro, o país tinha acumulado 180.137 focos, um aumento de 108% em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo o delegado da Polícia Federal (PF) Humberto Freire, em entrevista à GloboNews, , parte das queimadas pode ser resultado de ações coordenadas. “A gente vê que alguns incêndios começaram quase ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas. É um ponto inicial da investigação”, disse ele.
Outro ponto de atenção sobre as queimadas é o uso de fogo para práticas agrícolas, algo que está proibido em todo o território nacional devido à seca severa, de acordo com a ministra. “Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático, usando a temperatura alta e a baixa umidade e ateando o fogo do nosso país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade, destruindo as florestas”, disse Marina Silva, em São Carlos. Bereia já fez várias checagens sobre o tema.
Devido ao grande número de queimadas, a fumaça encobriu cidades inteiras no Brasil, o que levou cidades como São Paulo a liderarem o ranking de piores índices de poluição. O aumento das queimadas afeta a vida das pessoas , o que impacta diretamente o sistema de saúde brasileiro.
A viagem da ministra a São Paulo
Marina Silva esteve no estado de São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro. Em cumprimento à agenda oficial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em 13 de setembro, sexta-feira, ela participou de uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (PL), em que também esteve a colega ministra da Saúde Nísia Trindade, para tratar exatamente de um plano de contenção a incêndios em São Paulo.
O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e faz parte de uma orientação do governo federal para estados e municípios sobre como lidar com os efeitos das mudanças climáticas. Segundo Marina Silva, foram colocados à disposição do estado, helicópteros e mais de 500 pessoas do Exército para ajudarem no combate às queimadas.
Como é prática de todos os políticos que atuam em Brasília, depois de cumprir a agenda do Ministério no Estado de São Paulo, no final de semana, no sábado, 14 de setembro, Marina Silva, de fato, teve reuniões com candidatos às eleições nos municípios pelos quais passou.
De volta a Brasília, na segunda-feira, 16 de setembro, a ministra participou de reunião com o presidente Lula, convocada em caráter emergencial, para tratar da crise climática e das queimadas que assolam o país, com outros ministros mas o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, além de lideranças do governo no Congresso Nacional, e representantes do Ibama e ICMBio. O mesmo tema motivou a reunião que aconteceu no dia seguinte com diferentes participantes.
Na terça-feira, 17 de setembro, reuniu as mesmas lideranças do governo e convocou os líderes dos outros dois Poderes da República, como Bereia já informou, para fazerem “façam um diagnóstico da situação dos incêndios no país e compartilhem responsabilidades”. Durante esta reunião Marina Silva afirmou que o governo pretende criar um Conselho Nacional para tratar de questões climáticas, para reunir representantes dos ministérios, do Legislativo, do Judiciário e também de diversos setores da sociedade, como o empresarial.
“Nosso país tem imensas vantagens comparativas e nós não vamos mais transformá-las em vantagens competitivas, nós vamos transformá-las em vantagens colaborativas, distributivas. Nós podemos ser grandes produtores de alimento, grandes produtores de energia. O Brasil, como o senhor disse [presidente Lula], no G7, no Japão, vai ser um grande exportador de sustentabilidade”, declarou a ministra.
***
Bereia classifica a matéria publicada pelo Pleno News como enganosa. O veículo religioso manipulou a informação sobre a agenda da ministra Marina Silva, em São Paulo, para levar leitores a acreditarem que ela não está atuando frente às emergências ambientais no país, mas dedica tempo e viagens para fazer política eleitoral.
Como Bereia verificou, a ministra cumpriu compromisso, na sexta-feira, 13 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, com o governador do Estado Tarcísio de Freitas e a ministra da Saúde Nísia Trindade, como consta na agenda oficial do Ministério. A viagem teve por objetivo, justamente, a crise das queimadas no estado e as providências com o apoio do governo federal. Marina Silva permaneceu mais um dia em São Paulo e, de fato, realizou reuniões com políticos em campanha eleitoral, porém, fora da agenda do ministério, prática comum a políticos que atuam em Brasília em finais de semana.
Ao retornar a Brasília, na segunda-feira, 16 de setembro, Marina Silva seguiu cumprindo tarefas referentes ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança no Clima, todas relativas ao enfrentamento da crise ambiental que assola o Brasil.
Bereia alerta leitores e leitoras quanto a matérias desinformativas de veículos religiosos elaboradas, deliberadamente, para comprometer a reputação de governos, partidos e personagens do mundo político a quem se opõem. Antes de compartilharem matérias críticas a estas figuras, é preciso que leitores e leitoras verifiquem o conteúdo para não se tornarem propagadores de desinformação.
Referências
G1
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/09/14/marina-silva-diz-que-brasil-vive-terrorismo-climatico-e-defende-punicao-mais-severa-para-quem-provocar-incendio.ghtml . Acesso em 21 set 2024.
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/09/12/equipes-ainda-controlam-focos-de-incendio-em-area-perto-de-centro-de-manutencao-da-latam.ghtml – Acesso em 19 set 2024
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/09/14/marina-silva-diz-que-brasil-vive-terrorismo-climatico-e-defende-punicao-mais-severa-para-quem-provocar-incendio.ghtml Acesso em 19 set 2024
Folha
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/09/ministras-nisia-e-marina-se-reunem-com-tarcisio-para-discutir-contencao-a-incendios-em-sp.shtml Acesso em 19 set 2024
Governo
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/ministra-da-saude-se-reune-com-o-governador-de-sao-paulo-para-discutir-acoes-na-area-da-saude-em-decorrencia-das-queimadas – Acesso em 19 set 2024
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/09/lula-reune-poderes-para-discutir-emergencia-climatica-e-anuncia-r-514-milhoes-para-combate-as-queimadas – Acesso em 22 set 2024
CGU – Agenda
https://eagendas.cgu.gov.br/info-compromisso/agenda/14450/compromisso/431620 Acesso em 22 set 2024
Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2024-09/reuniao-entre-membros-dos-tres-poderes-discute-o-combate-queimadas Acesso em 22 set 2024
Bereia
https://coletivobereia.com.br/?s=queimada
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/pais-em-chamas-marina-silva-viaja-para-fazer-campanha-em-sp – Acesso em 19 set 2024
Agora
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2024/09/pais-em-chamas-marina-silva-viaja-para-fazer-campanha-em-sp/ Acesso em 19 set 2024
O Globo
https://oglobo.globo.com/brasil/meio-ambiente/noticia/2024/09/12/entrevista-a-autoridade-climatica-tera-a-missao-de-fazer-a-gestao-de-risco-das-tragedias-explica-marina-silva.ghtml Acesso em 19 set 2024
https://oglobo.globo.com/brasil/meio-ambiente/noticia/2024/09/12/entrevista-a-autoridade-climatica-tera-a-missao-de-fazer-a-gestao-de-risco-das-tragedias-explica-marina-silva.ghtml – Acesso em 19 set 2024
Jornal PP
https://jornalpp.com.br/noticias/eleicoes-2024/marina-silva-reforca-apoio-a-newton-lima/ – Acesso em 19 set 2024
Repórter Diário
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3503703/marina-silva-participa-de-plenaria-com-marcelo-oliveira-em-maua/ – Acesso em 19 set 2024
VaticanNews
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-09/repam-10-anos-queimadas-brasil-setembro-2024.html#:~:text=Os Acesso em 19 set 2024
Instagram
https://www.instagram.com/p/C_5v_4XuzdB/?igsh=MWM3N28xMXFsOHA5Nw== Acesso em 19 set 2024
https://www.instagram.com/p/C_4AURTuF3R/?igsh=MXA1dzcyZ2tnaWVvYg== Acesso em 19 set 2024
https://www.instagram.com/p/C_59neeuIvc/?igsh=MXM5NXd3MTNraDVuNg== Acesso em 19 set 2024
Agenda do Poder
https://agendadopoder.com.br/ministra-do-meio-ambiente-explica-que-autoridade-climatica-tera-a-missao-de-fazer-a-gestao-de-risco-das-tragedias/ – Acesso em 19 set 2024
***
Imagem de capa: Walterson Rosa/MS