Com dados do Bereia, reportagem de ‘O Globo’ destaca perfil religioso de candidatos a prefeito nas capitais brasileiras

Levantamento feito pelo Bereia sobre os candidatos a prefeito das 26 capitais brasileiras nas eleições de 2024 revelou que 43% se dizem cristãos. Dos 192 postulantes, 83 estão vinculados à fé. Esses e outros números fazem parte de reportagem publicada no jornal carioca “O Globo” em 27 de agosto.

A matéria destacou ainda, com base nas informações de Bereia, que 55% dos candidatos desse grupo são católicos, 19% evangélicos e 25% não especificam a qual igreja estão vinculados. Sob o ponto de vista ideológico, 41 (49%) pertencem a partidos de direita e 21 (25%) estão ao centro do espectro político.

A editora-geral do coletivo Magali Cunha destacou a importância do trabalho de fact-checking focado no universo religioso realizado por Bereia. “Somos hoje a única iniciativa no Brasil que se volta para analisar a desinformação no ambiente religioso digital, e nos juntamos a diversos outros projetos que, em diferentes áreas, combatem também conteúdos falsos, enganosos e imprecisos disseminados nas mídias sociais”.

Vínculo nas igrejas

As checagens feitas pelo coletivo ao longo do tempo – Bereia foi fundado em 2019 – vêm mostrando que o apelo à vinculação religiosa é estratégico na busca por votos. No segmento do Cristianismo, há o movimento de candidatos se dizerem cristãos, ainda que não de forma determinada.

“Identificamos pessoas com vínculo nas igrejas, seja católica ou evangélica, mas que se autodeclaram cristãs para ter um trânsito na comunidade”, destacou Magali Cunha.

O jornal carioca destacou a postura, identificada pelo Bereia, do candidato à prefeito de Fortaleza Eduardo Girão (Novo). Apesar de conhecido por sua vinculação ao Kardecismo, passou a se apresentar como cristão nas eleições.

De acordo com a pesquisadora, o tema dos valores cristãos ganhou força especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro, por isso é abraçado pelos postulantes.

A íntegra da reportagem está disponível no site do jornal.

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email