Antipsicologia e o fenômeno da Psicologia Cristã no Brasil

As relações entre Psicologia e Religião têm ganhado cada vez mais notoriedade. A presença crescente dessa temática nas redes sociais e em diversos ambientes, como igrejas e consultórios, reflete não apenas a busca por uma compreensão mais profunda da experiência humana, mas também um espaço de disputa.

A Psicologia, por vezes, é invocada como um aliado para justificar práticas religiosas, enquanto em outros contextos é vista como uma rival a ser combatida. Essa relação ambivalente, marcada por aproximações e distanciamentos, tem raízes históricas profundas, mas continua a suscitar discussões, promover desinformação e a apresentar novas abordagens, como é possível perceber nos espaços digitais.

Livro PsicoBaboseira

No último 27 de agosto, a editora Éden Publicações divulgou, em seu perfil no Instagram, uma ação promocional do livro “Psicobaboseira”. Em vídeo, a mensagem é clara: “você não precisa de terapia”. O autor Richard Ganz mostraria, no livro anunciado, um suposto “perigo de incorporar técnicas seculares” de aconselhamento, conforme descrição no site da editora.

No site da editora, o livro é apresentado por figuras do meio religioso, que comentam a obra. “O Dr. Ganz fez um excelente trabalho em mostrar o caminho ilusório das teorias humanistas e nos chamar de volta para o lugar de que nunca deveríamos ter saído: a Bíblia”, diz Larissa Ferraro, apresentada como coordenadora de Aconselhamento Bíblico em Fortaleza (CE).

A descrição feita pela própria editora é ainda mais clara: “À medida que o preconceito anticristão se torna cada vez mais difundido na psicologia secular, a igreja cristã deve olhar para a definitiva e verdadeira fonte de toda a cura: as Escrituras Sagradas”.

Imagem: reprodução/Instagram

Para o psicólogo e professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Denis Barros de Carvalho, o livro não é uma novidade, mas um exemplo concreto do que ele chama de “antipsicologia religiosa”. De acordo com Carvalho, trata-se de “um amontoado de frases feitas, que desonestamente apela para uma suposta visão bíblica sobre aconselhamento como contraponto às Psicologias Seculares”.

O professor relembra que, na década de 1990, autores, como o pastor estadunidense Jay Adams, publicaram livros parecidos (como “Manual do Conselheiro Cristão”, 2006). Não por acaso, Adams é um dos comentam “Psicobaboseira”, no site da editora Éden, ao explicitar a clara a dicotomia entre “psicoterapia secular” e “revelações de Deus na Bíblia”. “Eu leio sandices assim desde meu tempo de graduação”, conta Carvalho.

Antipsicologia x Antipsicologia religiosa

No ramo da Psicologia, há uma vertente teórica – uma “escola”, por assim dizer – chamada de “Antipsicologia”. Nomes como Ian Parker, que é membro da sociedade de Psicologia britânica, e Georges Politzer, autor de “Crítica aos fundamentos da Psicologia”, constituem uma vertente que busca refletir sobre como a Psicologia é feita na prática e como os profissionais da área moldam comportamentos e diferentes modos de pensar.

Na “Antipsicologia religiosa” a que o professor Carvalho se refere, não há a mesma reflexão. Segundo o professor da UFRN, a prática é adotada por alguns religiosos evangélicos e católicos e consiste na adoção de técnicas da Psicologia para negá-la enquanto área do conhecimento e contrapô-la às crenças e práticas religiosas.

Mais do que o próprio livro, o anúncio promocional, em tempos de redes digitais, é bastante didático ao sugerir, sem rodeios, que o possível leitor “não precisa de terapia”, ou convidá-lo a “descobrir a verdade sobre a psicologia”.

Imagem: reprodução/Instagram

Um exemplo recente desta contraposição da Psicologia pela religião e de sua contraposição às práticas religiosas pode ser observado na entrevista do jogador de futebol Endrick – que atualmente joga pelo clube espanhol Real Madrid – à Revista Placar, em fevereiro de 2024. O jogador, hoje com 18 anos, tem se destacado por sua serenidade e nível de maturidade, mas, indagado sobre o papel dos psicólogos em sua carreira profissional, disse aos repórteres: “Meu psicólogo, primeiramente, é Deus. Eu não preciso abrir meu coração para mais ninguém”.

À época, a fala do jogador evangélico repercutiu nas redes digitais, e o blog Trivela, especializado em futebol, entrevistou psicólogos do esporte que comentaram as afirmações dele. Para o professor da pós-graduação de Medicina do Esporte na Faculdade Uniguaçu Rodrigo bravim, “a fala de Endrick pode incentivar que muitos jovens deixem de buscar ajuda profissional acreditando que são autossuficientes para resolver os próprios problemas ou buscando apenas um suporte religioso/espiritual que é, de inúmeras formas, diferente de um trabalho terapêutico profissional direcionado a cada transtorno ou doença de forma específica”.

Porém, o fenômeno que mescla o campo da psicologia e o campo religioso – mesmo que para afastá-los – não é produto do mundo massivamente conectado como se observa hoje. A doutora em Ciências da Religião Blanches de Paula explica que, até a Idade Média, as perguntas e inquietações humanas eram tratadas pela religião, e o surgimento das áreas que se pretendiam científicas originou relações diversas, com maior ou menor nível de diálogo e aceitação.

Embora não seja a regra em todos os casos, “o campo religioso cristão tem percebido o quanto isso tem contribuído com os processos de cuidado no mundo religioso”, explica a pesquisadora.

Para a psicóloga e doutora em Psicologia Social Rebecca Maciel há, pelo menos, dois polos na igreja evangélica, um de oposição e outro de aliança com a Psicologia. “Um lado coloca a Psicologia como um conhecimento maléfico, trazendo como referência o fato de Freud ser ateu e a Psicologia ser um campo sem moral. Outro lado quer que a Psicologia seja aliada da igreja, então vai manipular o conhecimento para entrar no que a igreja prega”.

Psicologia como aliada do Cristianismo

Rebecca Maciel destaca que o fenômeno da Psicologia Cristã é algo antigo, que já existia no Catolicismo. “O pesquisador e psicólogo da Religião Jakob A. van Belzen diz que é a tentativa da Psicologia se tornar serva da religião”.

O professor Denis Carvalho lembra que alguns psicólogos evangélicos e católicos estão envolvidos nessa empreitada. Segundo ele, no Brasil, essa perspectiva é representada pelo Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos, uma instituição antiga, que defendeu, na década de 1990, a terapia de reversão, conhecida como cura gay. “Isso forçou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) a publicar a Resolução 01/99, que interditava o tratamento da homossexualidade aos psicólogos”, explica Carvalho.

Blanches de Paula pontua que a proposta de diálogo com uma ciência como a Psicologia leva pessoas a buscarem serviços oferecidos por “psicólogos cristãos”. “Muitas pessoas dentro de igrejas cristãs, mais especificamente evangélicas, procuram o que eles chamam de psicólogo cristão, por acreditar que por ser cristão, este profissional não tocará em alguns temas que talvez sejam mais tabus no Cristianismo, ou que terá uma compreensão mais ampla desses temas, a partir de um valor”. 

Caso Marisa Lobo e “cura gay”

De 2014 a 2017, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), o CFP e a psicóloga, teóloga e política evangélica Marisa Lobo protagonizaram um embate, em torno de um processo disciplinar ético e judicial. Ele emergiu por conta das declarações da psicóloga durante audiências públicas no Congresso Nacional acerca de tratamento para a homossexualidade de pacientes e da exposição do caso que a psicóloga promoveu  

O CRP-PR chegou a cassar o registro profissional de Marisa Lobo, em 2014, mas a psicóloga recorreu à Justiça com a alegação de desrespeito a dispositivos constitucionais, antes que o CFP julgasse a cassação, e com acusação ao organismo de perseguição à fé cristã. Em 2015, o Supremo Tribunal Federal indeferiu o pedido dela e afirmou a legalidade dos procedimentos adotados pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). O CFP, ao julgar o caso,  reformou a penalidade do órgão regional de cassação do exercício profissional para a penalidade de Censura Pública.

Imagem: Agência Câmara

Fenômeno da Psicologia Cristã

Para o professor Denis Carvalho a ‘Psicologia Cristã’ é uma tentativa de aproximação entre a fé cristã e a Psicologia enquanto ciência e prática, defendida por alguns psicólogos evangélicos e católicos. “É um intento fadado ao fracasso, mas representa uma tentativa de construir um saber e uma prática psicoterápicas, a partir de uma episteme e de uma ética supostamente cristãs”.  

Apesar de institucionalmente consolidada no Brasil, na visão do pesquisador da UFRN, ele reforça que a ‘Psicologia Cristã’ não é aceita por todos os psicólogos evangélicos. “Ninguém fala em uma Física Cristã, em uma Cardiologia Cristã. Da mesma forma, Psicologia Cristã não é ciência, é ideologia”.

O CFP não reconhece a “Psicologia Cristã” como uma das 12 especialidades validadas técnica e cientificamente, conforme a Resolução CFP 13/2007. Em 2023, o órgão publicou a Resolução CFP 7/2023, que estabelece normas sobre o caráter laico do exercício da Psicologia e reforça diretrizes já instituídas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP).  

Em relação ao que se convencionou chamar de Psicologia Cristã, Blanches de Paula é enfática: “Não existe uma Psicologia Cristã. Existe Psicologia que pode estudar os fenômenos religiosos. A Psicologia estuda o fenômeno humano como ser humano, esse ser humano religioso ou não”, conclui. 

Marisa lobo e narrativa de perseguição religiosa

Marisa Lobo publicou, em 28 de agosto deste ano, um vídeo em seu perfil no Instagram para comunicar sua participação em uma audiência com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que seria realizada em 30 de agosto passado. 

Imagem: reprodução/Instagram

Lobo, que também é, mais uma vez, candidata a vereadora em Curitiba, desta vez pelo PL (foi derrotada para diferentes cargos nos cinco pleitos anteriores, por partidos diferentes), publicou outros três vídeos sobre o caso. 

Imagem: reprodução/TSE

Segundo a psicóloga, a nova audiência julgará a cassação de seu registro profissional, e a medida seria resultado de uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG).

O CFP não divulgou informações sobre o processo ou a audiência citada por Lobo, pois, seguindo as disposições legais, tais casos devem ser tratados em sigilo. Nas palavras da psicóloga, ela tem sofrido perseguição religiosa por se declarar cristã e a autarquia busca cassar seu registro porque outras pessoas se referem a ela como psicóloga cristã. Lobo afirmou ainda que seu trabalho abriu caminho para diálogos sobre saúde mental dentro das igrejas.

O uso da falsa noção de perseguição sistemática a cristãos no Brasil é temática recorrente em abordagens públicas de Marisa Lobo, também sobre outras situações, como Bereia já checou

Referências da checagem:

UOL

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/04/23/burnout-e-suicidio-assombram-igrejas-a-dor-silenciosa-de-padres-e-pastores.htm Acesso em: 10 set 2024

Editora Realize

https://editorarealize.com.br/editora/anais/desfazendo-genero/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_06122021123810.pdf Acesso em: 9 set 2024

Beer-laai-roi – “eu vi aquele que me vê”: relação entre mulheres evangélicas e seus processos psicoterápicos

https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/20845/2/Tese%20-%20Rebecca%20Ferreira%20Lobo%20Andrade%20Maciel%20-%202023%20-%20Completa.pdf Acesso em: 10 set 2024

Editora Éden

https://www.editoraeden.com.br/autores/richard-ganz/psicobaboseira?srsltid=AfmBOopRhuTJKqqfWeocP68qICI7OHZyuNO3-QqdzXdB0faTxG15wZmC Acesso em 30 ago 2024

YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=E3Fxm8E5TKM Acesso em 2 set 2024

https://www.youtube.com/watch?v=_uJGnXQFmz4 Acesso em 2 set 2024

https://www.youtube.com/watch?v=7VwAXrTEnJA Acesso em 30 ago 2024

https://www.youtube.com/watch?v=xdV-DYheaV0 Acesso em 2 set 2024

Pleno News

https://pleno.news/brasil/cidades/marisa-lobo-pode-ter-registro-cassado-pelo-cfp-novamente.html Acesso em: 2 set 2024

https://pleno.news/brasil/marisa-lobo-relata-audiencia-sobre-a-cassacao-de-seu-registro.html Acesso em: 2 set 2024

GuiaMe

https://guiame.com.br/gospel/noticias/marisa-lobo-enfrenta-nova-ameaca-de-cassacao-do-registro-de-psicologa-perseguicao-religiosa Acesso em: 2 set 2024

O Globo

https://oglobo.globo.com/saude/especialistas-discutem-influencia-de-ciencia-religiao-na-psicologia-crista-20946077 Acesso em 2 set 2024

Conselho Regional de Psicologia do Paraná

https://crppr.org.br/stf-indefere-pedido-da-psicologa-marisa-lobo-e-confirma-a-legalidade-das-acoes-do-crp-pr/ Acesso em 2 set 2024

Instagram

https://www.instagram.com/reel/C_MJb_UuJ8T/?igsh=MXY1bHpxdzc2bXJrcw%3D%3D Acesso em 28 ago 2024

Instituto Melodia

https://institutomelodia.com.br/vendas/psicanalise/ Acesso em 30 ago 2024 

Conselho Federal de Psicologia

https://site.cfp.org.br/servicos/orientacao-e-etica/processos-eticos/ Acesso em 17 set 2024

***

Foto de capa: reprodução do Instagram

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email