Religiosos e perfis de extrema direta divulgam manchete falsa sobre sucessão do papa Francisco


Páginas ligadas à extrema direita e perfis religiosos nas redes sociais seguem propagando desinformação sobre a sucessão do papa Francisco, mesmo após o conteúdo ter sido desmentido por agências de checagem. O conteúdo foi compartilhado pelo perfil no Instagram “Evangelização para Todos”, autodenominado católico, e por um dos apresentadores da produtora de conteúdo Brasil Paralelo.

Imagem: reprodução/Instagram

Após o anúncio da morte do papa Francisco, em 21 de abril de 2025, começou a circular nas redes sociais uma imagem falsamente atribuída à Folha de S. Paulo, sugerindo que entre os favoritos para suceder o pontífice haveria “apenas dois negros e nenhum LGBTQIA+”. A montagem, que imitava a identidade visual do jornal, foi espalhada em plataformas como X, Threads, Instagram e Facebook. O Bereia também identificou centenas de conteúdos enganosos semelhantes sendo compartilhados em grupos religiosos digitais, ampliando a desinformação no ambiente de fé.

Conforme checagem realizada pela AFP, o título original da reportagem da Folha de S. Paulo foi manipulado digitalmente. A manchete real dizia: “Saiba quem são cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco; não há brasileiros na lista”. Além da alteração no conteúdo, foram observadas inconsistências gráficas na imagem falsa: a palavra “Papa” aparece com inicial maiúscula (o que contraria o padrão editorial da Folha, que escreve “papa” com minúscula) e há um ponto final no título, algo que o jornal não utiliza em suas manchetes.

A adulteração foi feita por meio de alteração no código HTML da página — técnica que modifica apenas a visualização local do texto, permitindo ao usuário capturar a imagem adulterada. À AFP, a Folha de S. Paulo confirmou que não publicou a manchete falsificada.

Apesar dos desmentidos, Bereia identificou que até o fechamento desta matéria, os perfis e influenciadores seguem mantendo o conteúdo falso no ar.

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email