Para defender projeto contra o aborto, deputado evangélico mente e espalha o terror

* Matéria atualizada 19/06 para correção de informação.

O deputado federal evangélico Sóstenes Cavalcante (PL/RJ) publicou uma série de mentiras usadas por teorias de conspiração ao redor do mundo, em reação à reportagem do Fantástico que tratava sobre o Projeto de Lei 1904.  O PL qualifica como homicídio qualquer forma de aborto após 22 semanas de gestação, incluída a permitida por lei, como nos casos de vítimas de estupro.

Cavalcante é um dos 32 parlamentares autores do texto que causou controvérsias por conta da criminalização de mulheres e de profissionais de saúde, e acabou apelidado do “PL do Estupro”. A aprovação da urgência do projeto, conseguida com o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), para que fosse direto para votação ao plenário sem passar pelas comissões temáticas da casa, também gerou indignação popular.

Mulheres realizaram atos em várias cidades do país contra o PL 1904, entre 13 e 16 de junho, indignadas com a criminalização e a retirada de direitos já concedidos em relação aos seus corpos, em especial de crianças e adolescentes, as maiores vítimas de estupros no Brasil. Milhares delas foram às ruas empunhando placas com dizeres como “Criança não é mãe”, “Não ao PL do estupro” e “Não ao PL da gravidez infantil”. Entre elas estavam mulheres de diferentes igrejas cristãs, católicas e evangélicas.

O vídeo, publicado em suas mídias sociais, em 17 de junho passado, viralizou em diversos grupos de pastores, conforme monitoramento do Bereia. Sóstenes Cavalcante publicou o vídeo no contexto dos protestos públicos contra o PL, cuja apresentação ocorreu sob sua liderança. 

Atos na Cinelândia, no Rio, Avenida Paulista, em São Paulo, e Jaraguá, em Maceió. Imagens: Reprodução das mídias sociais

No vídeo gravado, o parlamentar declara que “há uma indústria mundial, liderada por um senhor chamado George Soros, um milionário americano que patrocina mundo afora o aborto, o assassinato de bebês indefesos”. Para o autor da PL, a campanha contra a votação do projeto seria uma “cortina de fumaça de movimentos ‘abortistas e esquerdistas’”. 

Contudo, por se tratar de mentiras já amplamente checadas, diversos veículos de comunicação e agências de checagem publicaram o desmentido. Por isso, Bereia traz aqui um compilado de apurações para leitores e leitoras.

Comprova, Folha e Aos Fatos desmentem conteúdo do vídeo

A Folha de São Paulo repercutiu a checagem do Projeto Comprova, parceiro do Bereia em 2020. O Comprova explica que o bilionário húngaro, de origem judaica, que atua em causas filantrópicas, George Soros é frequentemente envolvido em teorias conspiratórias, principalmente produzidas pela extrema-direita, com conotações antissemitas. Para se ter ideia, o filantropo já foi acusado incorretamente de promover a “crise” migratória na Europa e nos Estados Unidos, de ser um ex-combatente nazista e de participar de grupos como os Maçons e os Illuminati. No Brasil, circularam boatos de que Soros financiaria o PSOL e o movimento #EleNão contra Jair Bolsonaro, ambos desmentidos.

Quanto à mentira sobre fetos humanos serem utilizados em cosméticos, a Folha explica que o deputado fez uma montagem para enganar o público. Ele utilizou de uma imagem do livro “Babies for Burning”, de 1974, cujo autor propagava o boato. Porém, o deputado omitiu que a informação foi desmentida poucos anos depois. Ainda, para engrossar a mentira, o integrante da Bancada Evangélica utilizou vídeos manipulados e já desmentidos, sobre a venda de órgãos de fetos abortados que nunca existiu.

A plataforma jornalística Aos Fatos também publicou um desmentido. Ela afirma que o deputado se baseia em reportagens antigas e denúncias falsas sobre organizações de direitos reprodutivos no Reino Unido e nos Estados Unidos para sugerir que existe uma indústria mundial que utiliza fetos abortados na produção de cosméticos. 

Estas ações nasceram de um site ligado a grupos que utilizavam a desinformação para obter vantagens políticas. Antes mesmo do parlamentar soltar o vídeo mentiroso, Ao Fatos apurou que o texto do “PL do aborto” foi copiado, na íntegra, do site Alfarrabios que divulga conteúdos negacionistas e que teve como um dos sócios dois ex-alunos de Olavo de Carvalho.

Sóstenes Cavalcante “inaugura” o site do Bereia

Não é de hoje que o deputado e pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, liderada pelo pastor Silas Malafaia, utiliza falsidades em sua atuação política. Cavalcante foi objeto de checagem no dia do lançamento do site do Bereia, em 31 de outubro de 2019. Ele “estreou” quando passou adiante um vídeo enganoso que atacava a ONG Greenpeace na ocasião de um vazamento de óleo no litoral nordestino. Desde então, ele é figura em 15 checagens feitas pelo Bereia.

Em 2023, o parlamentar se notabilizou pela atuação contra o Projeto de Lei 2630/2020, que tratava da regulação das plataformas sociais e com isso impedir a farta disseminação de notícias falsas. Para Sóstenes Cavalcante, responsabilizar as empresas de tecnologia pela circulação de conteúdo falso e de ódio seria uma espécie de censura. Na ocasião, como líder da bancada evangélica na Câmara, Cavalcante celebrou o adiamento da votação e arrancou aplausos da base evangélica e da extrema-direita.  No início deste ano, o político publicou uma montagem enganosa sobre desfile da escola de samba paulistana Vai-Vai com críticas enganosas sobre a Lei Rouanet, uma das mais utilizadas como desinformação pela extrema-direita.

Referências

Bereia https://coletivobereia.com.br/sostenes-cavalvante-retuita-postagem-com-declaracao-falsa-atribuida-a-ong-greenpeace/ Acesso em 18 junho de 2024

Fantástico https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/06/16/pl-sobre-aborto-em-tramitacao-acelerada-na-camara-provoca-debate-intenso-e-divide-opinioes.ghtml Acesso em 18 junho de 2024

O Globo https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/06/14/pl-do-aborto-mobiliza-a-sociedade-e-leva-protestos-as-ruas-em-meio-a-silencio-do-governo-lira-sinaliza-recuo.ghtml Acesso em 18 junho de 2024

Folha 

https://www1.folha.uol.com.br/webstories/cultura/2020/07/quem-e-george-soros Acesso em 18 junho de 2024


Lupa

https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2023/05/02/oposicao-trata-adiamento-de-votacao-do-pl-2-630-como-vitoria-contra-governo Acesso em 18 junho de 2024

Projeto Comprova

https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/entenda-por-que-o-nome-de-george-soros-aparece-em-diversas-teorias-da-conspiracao Acesso em 18 junho de 2024

Aos Fatos

https://www.aosfatos.org/noticias/pl-do-aborto-sostenes-recicla-mentira-fetos-industria-cosmeticos Acesso em 18 junho de 2024

Foto de capa: Pedro Valadares/Câmara dos Deputados

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email