Em reportagem especial lançada pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL) Notícias, sob o título “Império Malafaia”, o repórter investigativo Igor Mello levantou a vida financeira do pastor da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo Silas Malafaia e de familiares do líder religioso. Nos últimos anos, Malafaia tem atuado como ativista político e representante da extrema direita brasileira.
A investigação de Mello foi construída ao longo de 2024 e gerou uma grande matéria no portal, além de um podcast e documentário. De acordo com os documentos obtidos pela reportagem, Malafaia declarou à Receita Federal ter recebido um total de R$ 962 mil só no ano de 2018. “O dinheiro consta na declaração de Imposto de Renda que Malafaia fez em 2019. Nela, ele atribuiu os recursos à Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) –igreja fundada por ele em 2010”, diz o texto.
Tanto a declaração de IRPF de Malafaia quanto os demais documentos utilizados para a produção desta matéria fazem parte de um lote de mais de 30 mil páginas que a reportagem teve acesso para construir os quatro episódios de “Império Malafaia”, primeira temporada do Podcast “No Alvo” produto do portal ICL.
Leia, ouça e assista no Portal ICL Notícias.
Bereia já checou inúmeras declarações enganosas e equivocadas do pastor Silas Malafaia. O líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo tem usado a desinformação como arma de comunicação e manipulação de seus seguidores para levá-los à direção que lhe convém. Em novembro de 2024, inclusive, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a publicar uma retratação pública após ser acusado de propagar desinformação contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Em outubro do mesmo ano, Malafaia e o cantor evangélico Waguinho (PL) propagaram conteúdo falso em campanha para vereador no Rio de Janeiro, checado pelo Bereia.
Acesse a lista completa de checagens que envolvem o nome do Pr. Silas Malafaia.