Eleições 2024: Candidatos cristãos impulsionam publicações digitais com desinformação sobre a vacina contra covid-19

Candidatos a cargos municipais têm impulsionado publicações com desinformação sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19 e disseminam informações falsas de que a imunização seria prejudicial à saúde. Este é o tema de matéria da agência de checagem Lupa, publicada, em 20 de outubro. O conteúdo falso foi publicado em mídias sociais da Meta por candidatos de diferentes regiões do Brasil (Instagram e Facebook), com o alcance de milhares de pessoas.. 

Imagem: Site A Lupa

Os conteúdos foram impulsionados (publicados com pagamento à Meta para alcançar mais pessoas) ilegalmente,pois violam a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe a veiculação de informações falsas durante campanhas eleitorais. Apesar de a vacinação ser segura e fundamental para o controle da pandemia, conforme inúmeras checagens já efetuadas pelo Bereia e demais agências, como a própria Lupa, candidatos como Douglas França e Alberto Barreto espalham mentiras sobre supostos riscos. Estas alegações  ignoram dados científicos que comprovam os benefícios da imunização e das medidas sanitárias, como o uso de máscaras.

A matéria publicada pela plataforma de checagem destaca que estudos, como os publicados pelo The New England Journal of Medicine e o Centers of Disease Control and Prévention (CDC), reforçam que a vacinação infantil e as medidas de distanciamento social foram cruciais para reduzir o risco de hospitalizações e salvar milhões de vidas durante a pandemia. 

Segundo o TSE, candidatos que violam as normas eleitorais podem ser multados ou até perderem seus mandatos.

Bereia checou se os candidatos citados na matéria da Lupa têm identidade religiosa.

Douglas do Tiro

O primeiro nome citado na matéria é de Douglas França da Silva, o Douglas do Tiro, da cidade de Gaspar, interior de Santa Catarina, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD). De acordo com a matéria da Lupa, o candidato impulsionou um anúncio com alcance estimado em 100 mil usuários, para um vídeo em que se posiciona contra a obrigatoriedade da vacina para covid-19 em crianças.  Bereia já checou mentiras em torno da vacinação de crianças com este imunizante.

O vídeo ainda está no ar e não foi bloqueado pela Meta, empresa que administra as redes, nem há um aviso de “Informação falsa. Checada por verificadores de fatos independentes”. Esta inscrição é aplicada pela Meta em material deste tipo, em cumprimento às normas que ela própria declara assumir.  

Como o próprio nome de urna do candidato já diz, o político é ligado a clubes do tiro e a questões de segurança pública como armar a guarda municipal. O feed de suas redes digitais é repleto de armamentos, instruções sobre como atirar, Douglas é instrutor de tiro e violência. O slogan da campanha dele é “Deus, Pátria, Família, Segurança, Educação e Liberdade”. 

Apesar do acionamento da religião cristã com o uso da palavra “Deus” no bordão e no jingle da campanha, não há referência à Bíblia ou temas religiosos em seus perfis, mesmo  em publicações mais antigas, não há referência à filiação confessional. Há sim, uma ou duas publicações que criticam igrejas pentecostais e a forma delas arrecadarem ofertas.. 

Imagem: Instagram

Alberto Barreto

O candidato a vereador de Taubaté (SP), pelo Partido Renovação Democrática (PRD),  Alberto Barreto, segundo a Lupa, impulsionou um vídeo com alcance estimado de até 500 mil usuários. Barreto criticou as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia, como o isolamento social e o uso de máscaras neste material.. 

O vereador é candidato à reeleição e já divulga inverdades sobre vacinas há algum tempo. Ele têm em seu perfil no instagram um destaque com stories sobre a pandemia de covid-19 com muita desinformação, falsidades já checadas e desmentidas por inúmeras agências.

Imagens: Instagram

Em seu perfil nas redes sociais, o político se declara cristão e possui diversos conteúdos em que está realizando ações junto a organizações da igreja católica, ou imagens que remetem ao Catolicismo. Além disso, o candidato se declara conservador de direita, defensor de “Deus, Pátria Família e Liberdade”. Em seus destaques no Instagram, é possível ver conteúdos sobre a pandemia e saúde, além de vídeos que propagam o uso e porte de armas.

Imagem: Instagram

Thiago Xavier Kozak

O candidato a vereador, pelo Novo,  Thiago Xavier Kozak, da cidade de Cascavel (PR), por sua vez, impulsionou um conteúdo, com alcance estimado em 5 mil usuários, que defende o cumprimento da Lei Estadual nº 21.015/2022, que proíbe a exigência da vacinação da covid-19 no Paraná, de acordo com a Lupa. 

Nas mídias sociais, o candidato também se declara conservador de direita e cristão. Têm duas publicações no feed do Instagram com presença na Nova Igreja Batista de Cascavel, quando não estava em campanha. Não há publicações em outras igrejas evangélicas, o que supõe que pertence a essa denominação, mas a ausência de conteúdo sobre isto torna o dado impreciso.

No perfil do Instagram de Kozak, assim como nos dos demais candidatos relatados na matéria da Lupa, é possível encontrar outros conteúdos com desinformação sobre a pandemia de covid-19 e as vacinas, além de outroe relacionados a proibição do aborto e liberação do uso de armas.

Imagem: Instagram

***

Bereia identificou, portanto, que dois dos citados na matéria da Lupa se autoidentificam cristãos, Thiago Xavier Kozak e Alberto Barreto, enquanto um terceiro, Douglas do Tiro, aciona religião em campanha, por meio do mote cristão da direita extremista “Deus, Pátria, Família”.

Bereia alerta leitores e leitoras a atentarem a candidaturas que mobilizam identidade religiosa e são propagadoras de desinformação não apenas para chamar a atenção mas com temas que podem causar mal, como a contestação de políticas públicas de saúde e propagação de violência. 

Referências: 

Lupa
https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2024/09/20/candidatos-propagam-ataques-e-desinformacao-antivacina-em-anuncios-ilegais-na-meta 

https://lupa.uol.com.br/busca/vacina%C3%A7%C3%A3o%20infantil

Leis estaduais
https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-21015-2022-parana-assegura-a-plena-liberdade-e-o-direito-de-ir-e-vir-em-todo-territorio-do-estado-do-parana-e-veda-qualquer-exigencia-de-documento-certidao-atestado-declaracao-ou-passaporte-sanitario#:~:text=de%20uso%20coletivo.-,Art.,vacinar%20contra%20a%20Covid%2D19 

Bereia
https://coletivobereia.com.br/a-descredibilizacao-da-vacinacao-por-governantes-extremistas-no-brasil-os-processos-judiciais-que-denunciam-as-ameacas-a-saude-publica/ 

https://coletivobereia.com.br/?s=Vacina

NEJM
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2202826 

TSE
https://www.tse.jus.br/legislacao/compilada/res/2024/resolucao-no-23-732-de-27-de-fevereiro-de-2024#:~:text=ou%20difunda%20dados%20falsos%2C%20not%C3%ADcias%20fraudulentas%20ou%20fatos%20notoriamente%20inver%C3%ADdicos%20ou%20gravemente%20descontextualizados%2C%20ainda%20que%20ben%C3%A9ficas%20%C3%A0%20usu%C3%A1ria%20ou%20a%20usu%C3%A1rio%20respons%C3%A1vel%20pelo%20impulsionamento 

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email