Editora do Bereia participa de evento que discute papel das religiões na esfera política brasileira

Quando se trata sobre o impacto do conservadorismo e do progressismo religioso na sociedade brasileira, é preciso demolir as noções equivocadas de que religião e política não se discutem nem não se misturam. A opinião é da editora-geral do Coletivo Bereia Magali Cunha. Juntamente com Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto), ela participou da série “Sábados resistentes”, realizada pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e transmitida pela Tutaméia TV. 

Essa edição do evento, realizada em 17 de agosto, discutiu o papel desempenhado pelas diferentes religiões na esfera política brasileira, especialmente no período da Ditadura Militar (1964-1985), e na interação entre religião e política nos anos seguintes.

De acordo com a pesquisadora, religião e política sempre se misturaram e estiveram na pauta de discussão. “A religião constitui um elemento que estrutura a vida e que dá sentido à vida de pessoas e culturas, e a política organiza a coexistência”.

Magali Cunha também chamou a atenção para o fato de que numa democracia a pluralidade de vozes é importante, e nesse sentido os grupos religiosos podem ter seu espaço na cena pública, com base nos valores que defendem.

Segundo ela, essa postura não é nociva, “mas o que é nocivo é que não haja debate e que um grupo se diga supremo ao outro, desqualificando as outras experiências religiosas”. “Os autoritarismos que impedem que a pluralidade ocorra devem ser denunciados”, acrescentou.

Em sua fala, a editora-geral do Bereia destacou quatro posturas relacionadas à relação entre religião e política no contexto da ordem vigente: submissão, como estratégia para preservação e sobrevivência do grupo religioso; alinhamento, por meio de apoio, suporte e promoção de ações; engajamento e participação, até mesmo para influenciar a cena pública; e oposição, quando os valores propostos são contrários aos do grupo religioso.

A íntegra das apresentações e debates está disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=TAMbzBtwUgM HYPERLINK

https://www.youtube.com/watch?v=TAMbzBtwUgM&t=717s”& HYPERLINK

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email