“Terra prometida, terra conquistada” é o título do documentário dos estudantes de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Yago Godoy, Kaio Magalhães e Laura Berg, vencedores do 16º Prêmio Jovem Jornalista 2024, concedido pelo Instituto Vladimir Herzog. Conteúdos disponibilizados pelo Coletivo Bereia forneceram insumos relevantes para pesquisa, roteirização e produção do documentário.
O vídeo aborda uma nova forma de dominação que envolve tráfico, fé, intolerância religiosa e disputa por território, e traz depoimentos de figuras importantes do mundo da religião, como o teólogo Ronilso Pacheco, o babalaô Ivanir dos Santos e a professora Christina Vital, além de pastores e pesquisadores.
Godoy enviou mensagem de agradecimento ao Bereia com destaque para a qualidade das informações obtidas por meio dos conteúdos trabalhados pelo coletivo. “Algumas das análises publicadas [pelo coletivo] serviram como uma base fundamental para questões que discutimos na produção – como o uso do termo ‘narcopentecostalismo’, por exemplo”.
Para a editora-geral do Bereia Magali Cunha, o coletivo também desempenha um papel educacional. As checagens feitas, os conteúdos que dissemina e as pesquisas que realiza para subsidiar o enfrentamento da desinformação constituem um conjunto essencial de saberes.
“É muito gratificante quando tomamos conhecimento de que nossos esforços e nossas investigações resultam em produções relevantes e necessárias como a do documentário ‘Terra prometida, terra conquistada’”, comentou ela.
A íntegra do documentário está disponível no YouTube.