
Circula nas mídias sociais o vídeo de uma artista que, supostamente durante a realização de um culto evangélico nos Estados Unidos, pinta um retrato do presidente Donald Trump para os fiéis presentes. Usuários evangélicos e não cristãos repudiaram o vídeo, criticando a “idolatria em um nível extremo” e o suposto culto. Bereia identificou a publicação original e verificou que a gravação foi feita em janeiro de 2025, em um evento comemorativo da posse de Donald Trump – o Liberty Ball -, e não em um contexto religioso.
A artista plástica Vanessa Horabuena, que é membro de uma igreja no estado de Arizona, nos Estados Unidos, pinta telas de temas bíblicos e símbolos cristãos. Em abril de 2025, ela tem 740 mil seguidores no Instagram. Durante a campanha presidencial de 2024, que resultou na eleição de Donald Trump para o segundo mandato, Horabuena manteve uma coleção temática dedicada ao atual chefe de Estado. Os quadros foram vendidos na loja online da artista, junto às demais pinturas.
Embora seja apoiadora do atual presidente e participe ativamente em eventos do partido Republicano, tendo sido convidada para promover o então candidato em 2024, não há nenhum registro de que a artista tenha pintado Donald Trump no ambiente religioso. Na igreja em que é membro, ela já pintou telas de temas nacionalistas, porém sem explicitamente associá-las a imagens de figuras políticas. Nas mídias sociais, Vanessa Horabuena já compartilhou o processo da pintura de retratos de Abraham Lincoln e de Donald Trump em seu estúdio particular.




Imagens: reprodução/redes sociais
Bereia alerta: diante da recorrente disseminação de conteúdos descontextualizados, é fundamental adotar uma postura crítica ao visualizar publicações nas mídias sociais, mesmo que se tratem de conteúdos humorísticos. É recomendável verificar a procedência das informações antes de compartilhá-las ou criticá-las. Algumas dicas essenciais são:
Não acredite automaticamente em recortes de vídeos desvinculados do contexto original: Informações sem indicação de fonte ou muito recortadas têm maior chance de serem falsas ou enganosas.
Verifique se as fontes são confiáveis: Publicações em páginas humorísticas e comentários críticos tendem a não identificar quem publicou o conteúdo original. Por isso, procure sempre identificar a fonte original da informação.
Pesquise antes de compartilhar: Uma busca rápida pode evitar a propagação de desinformação.
Referências:
https://x.com/v_horabuena/status/1884659909629010104?s=46 . Acesso em 10 abr 2025.
https://www.instagram.com/vanessahorabuena. Acesso em 10 abr 2025
https://www.thepoke.com/2025/04/10/christian-trump-fans-worship-painting-of-the-president-has-gone-viral/ Acesso em 10 abr 2025