Templos abertos, consciências fechadas

Igrejas de fé consciente fazem contraponto com espiritualização do cenário de pandemia

O Coletivo Bereia checou informações de diversas igrejas sobre suas programações e verificou que algumas continuam desobedecendo o pedido do Ministério da Saúde de que sejam evitadas aglomerações e contatos próximos. 

CONFIRA:

  • IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Não cancelou as programações, mas restringiu o número de pessoas nos cultos.

Veja aqui o comunicado oficial lançado dia 17 de março.

O Bispo Edir Macedo afirmou dias atrás que “cenário da pandemia fazia parte de uma tática de Satanás“. Veja o vídeo aqui.

Na noite do dia 19, quinta, o bispo Renato Cardoso fez uma live no Facebook e afirmou:

“O governo precisa ver as igrejas como aliadas nesse desafio contra o coronavírus. Aliadas no sentido de disseminar a informação correta, conscientização dos seus membros, os pastores e líderes religiosos falam a língua do povo, falam de forma que o povo entende, respeita e ouve. Então somos aliados de vocês. Vocês colocarem as igrejas de portas fechadas e os membros longe de seus líderes religiosos, desculpa, isso não é inteligente.”

  • IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO

Pastor Silas Malafaia afirmou que não fechará igreja, a Vitória em Cristo, por causa da pandemia.

Hoje, 19, um culto foi realizado no Rio de Janeiro.

Não vou fechar igreja coisíssima nenhuma. Se amanhã os governos disserem que vão impedir transporte público, fechar mercados, fechar todas as lojas… Como pastor, acredito que a igreja tem que ser o último reduto de esperança para o povo. Se fechar tudo, numa medida drástica, a igreja precisa estar de porta aberta.”

Silas Malafaia

O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação na Justiça contra o empresário e pastor Silas Malafaia pedindo a suspensão dos cultos ministrados por ele, no entanto, a Justiça do Rio de Janeiro negou pedido feito pelo Ministério Público estadual (MPRJ) e manteve a realização de cultos ministrados pelo empresário e pastor Silas Malafaia. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19) pelo juiz Marcello de Sá Baptista, do Plantão Judicial.

  • IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS

A igreja informou que os cultos serão mantidos normalmente em todas as congregações.

  • IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS

O pastor RR Soares lançou comunicado oficial dia 12.03 sobre cancelamento da maioria das reuniões. Veja o vídeo do pronunciamento aqui.

No final do vídeo ele afirma:

“Com Jesus nós vencemos coronavírus, vencemos tudo.
Mas vamos ter prudência por conta das pessoas
que não tem uma fé grande, madura, que ainda não
estão fortes suficientementes na fé para resistir ao mal.
Vamos orar por elas!”

  • IGREJA UNITED BRASIL

Postou vídeo, dia 13, no instagram com o texto:

” […] queríamos que você soubesse que, de fato, planejamos fortemente e ousadamente continuar realizando nossos cultos regulares na Igreja UNITED e queremos garantir à você que estamos dedicados a oferecer um ambiente limpo e seguro. Nossa equipe de voluntários limpa regularmente e completamente nosso prédio – dando atenção especial às superfícies comumente usadas e tocadas. Além disso, sabonetes estão sempre disponível nos banheiros e temos um suprimento de desinfetantes para as mãos à base de álcool gel disponíveis para uso em todos os cultos.”

Hoje, 19, decidiram fazer o encontro online, mas não há nenhuma nota oficial sobre o cancelamento das programações presenciais.

CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL

Apesar da suspensão de alguns eventos e reuniões, os templos vão continuar abertos durante alguns dias da semana.

  • IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MISSÃO

A igreja continua com suas programações. Veja o vídeo do culto realizado na noite do dia 18, quarta.

Nos primeiros segundos o pastor fala que depois de tudo isso que está acontecendo vai surgir uma onda de desigrejados:

“eu não sei que Jesus você serve, mas eu sigo um Jesus que diz que diz que eu preciso estar ligado ao corpo sendo ele o cabeça. Como eu digo que sirvo a Deus se eu não congrego?”

Em entrevista à BBC, o pastor batista Levi Araújo afirmou:

“É importante que, nesse momento, denominações religiosas se posicionem com o objetivo de proteger seus fiéis e o restante da população. “Seja qual for a religião, essa situação do coronavírus vai apontar quem são os fanáticos e os oportunistas, muitos dos quais só pensam em dinheiro. Esses vão continuar a promover a aglomeração de pessoas dentro das igrejas.”

BANCADA EVANGÉLICA E CORONAVÍRUS

Segundo o site da Uol, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), divulgou nota para pedir a reabertura de templos, Os parlamentares argumentam que precisam de orações para enfrentar a “pandemia maligna”…

IGREJAS QUE JÁ SUSPENDERAM SUAS PROGRAMAÇÕES PRESENCIAIS:

  • IGREJA BATISTA DE ÁGUA BRANCA

No Brasil, um dos templos que suspenderam todos os cultos foi a Igreja Batista de Água Branca, na zona oeste de São Paulo. Em comunicado nas redes sociais na quinta-feira, 12, o pastor Ed René Kivitz afirmou que todas as atividades presenciais estão “suspensas até segunda ordem”.

  • CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

Lançou comunicado dia 18, quarta, recomendando a suspensão de todas as programações presenciais dos 13,713 templos ao redor do Brasil.

  • ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL (atualizado dia 20, 21h)

Lançou nota pública dia 20, sexta. Uma de suas declarações foi a favor da solidariedade. Confira:

“Nosso chamado, portanto, vai além do atendimento individual – ou ainda pior, individualista – de normas profiláticas. Que este seja um tempo de exercício de solidariedades! Assim, não basta fechar as portas nos dias de culto: é preciso pensar estratégias de cuidado para com as pessoas de nossa comunidade não alcançadas pelas políticas públicas. Não basta pedir isolamento: é preciso seguir denunciando a omissão do Poder Público em nível federal, estadual e municipal, e exigindo medidas urgentes, como a concessão imediata de todos os pedidos paralisados que atendam aos requisitos do Bolsa Família, sobretudo os da região Norte e Nordeste; ou a proibição de quaisquer demissões por um prazo mínimo de 90 dias, sem redução de salário, mas com redução de jornada, e, na medida do possível, em férias coletivas; ou ainda exigir a contratação imediata de profissionais de saúde que estejam aguardando a chamada em concursos por Prefeituras, Estados e Governo Federal.”

A nota também repudia postura de líderes religiosos que permanecem com suas programações:

“Por fim, repudiamos como anticristãs todas as falas de lideranças religiosas que buscam constranger seus fiéis a participarem de cultos e reuniões, alegando falar em nome de Deus ou da Bíblia, colocando a vida destes em risco apenas para manter, em muitos casos, as rendas indecentes de seus “ofertórios” conseguidas através de manipulação e coerção psicológica” (Mt. 7:15; Rm. 16:18; II Pe. 2:3).

  • IGREJA METODISTA

Na manhã do dia 19, quinta, a igreja decidiu “suspender os cultos locais, realizando-os virtualmente conforme os recursos disponíveis. Lembrarmos que em hipótese alguma os pastores e pastoras podem suspender os cultos sem oferecer às pessoas uma forma concreta de estar espiritualmente ligadas como corpo de Cristo; para isto, as plataformas digitais serão de grande importância.”

  • IGREJA LUTERANA

Pubicou no site, dia 17, a seguinte orientação:

Diante do agravamento do quadro, Presidência, Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais da IECLB orientam a suspensão imediata, e por tempo indeterminado, de todas as atividades comunitárias que envolvem encontro presencial de pessoas, sejam elas de qualquer idade. A orientação se aplica inclusive aos lugares que não possuem casos ou relatos de casos do Novo Coronavírus. Dependendo da evolução da pandemia, a suspensão será revista e novas orientações serão emitidas.

  • IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL

A igreja elaborou um documento com várias orientações pastorais, entre elas:

“Neste tempo de Pandemia e na defesa da saúde e da vida, conclamamos a todas as pessoas (membros de nossas comunidades ou não) a seguirem rigorosamente as orientações e os protocolos de prevenção prescritos pelo Ministério e Secretarias da Saúde […] Que, pelo menos, nos dois próximos domingos de março as Igrejas estejam fechadas, suspendendo as celebrações semanais e outros atos litúrgicos até dia 04 de abril, em resposta ao Protocolo de prevenção da OMS e dos decretos dos governos estaduais. Este prazo pode ser alterado caso haja novas orientações das autoridades sanitárias.”

  • IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

As Igrejas Presbiterianas do Brasil foram orientadas pelo presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Roberto Brasileiro , a cancelarem as reuniões e permanecerem com os cultos online, bem como reforçar as reuniões nos lares.

  • IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DO BRASIL

No dia 19, quinta, compartilhou algumas orientações no site:

“O Conselho Coordenador da IPU, em sua reunião de 18 de março de 2020, tendo em vista a situação de pandemia que atingiu o país de forma crescente nos últimos dias e em atendimento às decisões governamentais e dos órgãos de saúde, vem pela presente orientar as igrejas e presbitérios que suspendam seus cultos e atividades públicas, no sentido de resguardar nossos eclesianos e visitantes, em especial aqueles que pertencem aos grupos de risco definidos pelos órgãos especializados, do contágio pelo vírus COVID 19 da epidemia do Coronavírus.”

  • IGREJA CRISTÃ NOVA VIDA (atualizado dia 20, 21h17)

O bispo Walter Mcalister recomendou que todas as igrejas seguissem as recomendações oficiais. Sendo assim, pediu suspensão de todas as programações da igreja.

Veja o vídeo:

  • IGREJA RENASCER EM CRISTO

Lançou nota no Facebook:

“Seguindo as recomendações gerais de prevenção à Covid-19, informamos que todos os nossos eventos marcados estão adiados e que em breve divulgaremos as novas datas. ⁣⁣Informamos também que os nossos cultos presenciais estão suspensos temporariamente, porém, a igreja permanecerá aberta com plantões de oração com nossos bispos e pastores. Esses plantões acontecerão nos seguintes horários (e também serão transmitidos pela internet):⁣⁣ 10h, 18h e 20h.”

  • IGREJA BATISTA DA LAGOINHA

Lançou nota no site. Veja aqui.

A pastora e cantora Ana Paula Valadão publicou vídeo no dia 18, quarta, sobre o cenário do coronavírus.

Ela afirmou:

“DENÚNCIA! Não sou profeta do caos, mas sou uma voz pela sensatez. CUIDADO com a RELIGIOSIDADE que está ameaçando o bom senso!”

  • IGREJA SARA NOSSA TERRA

Afirmou hoje, 19, em seu site:

“Em decorrência desse surto, muitas medidas e adaptações precisaram ser tomadas. Na Sara Nossa Terra você agora também tem a opção de assistir aos cultos por meio da Sara Online, dessa forma é possível estar conectado à Palavra de Deus de qualquer lugar e cuidar da saúde física. Os cultos de Quebra de Maldições, Arena Jovem e Cultos de domingo podem ser assistidos por meio do canal do Youtube da SNT , no portal oficial da Sara e no Sara Play ao vivo. Neste final de semana, o Congresso de Cura Interior também contará com transmissão on-line.”

  • IGREJA CRISTÃ MARANATA

A igreja suspendeu todas as atividades realizadas nos templos. A orientação abrange os eventos internos e externos. Os cultos serão transmitidos, diariamente, às 19h30, no canal oficial no Youtube.

  • IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

O Conselho Nacional de Diretores decidiu, dia 16 de março, cancelar todas as apresentações artísticas para os dias 18 e 19.

“A Igreja do Evangelho Quadrangular, bastante compreensiva com o momento, e consciente das prevenções contra o Corona Vírus, apesar de todas as cautelas necessárias e medidas de segurança que já havia adotado, vem contribuir para com o bem-estar de todos e a preservação da SAÚDE PÚBLICA.”

O site apublica publicou matéria hoje, 19, sobre as “Megaigrejas que continuam abertas e dizem que fé cura coronavírus.”

O presidente do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), pastor Inácio Lemke, pede calma e prudência.

“O momento pede calma e prudência. Precisamos ter responsabilidade com aquilo que falamos. Incentivar que um fiel vá à igreja, sabendo que isso expõe não apenas ele, mas toda a sua família, é extremamente irresponsável, além de representar um risco real para a saúde pública.”

2 Replies to “Templos abertos, consciências fechadas”

  1. Avatar

    Só faltou informar sobre a IELB Igreja Evangélica Luterana do Brasil!!!
    Uma pena!!

    1. Alynne Sipaúba
      Alynne Sipaúba 1 de abril de 2020 at 15:14

      Nos envie informações.

Comments are closed.