Sebastião Coelho: quem é o pastor batista, desembargador aposentado, que aderiu ao extremismo de direita

Uma figura se destacou em manifestações recentes de extremistas de direita em Brasília. Trata-se do pastor evangélico e desembargador aposentado Sebastião Coelho da Silva, autor de discursos inflamados contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Esta performance doi observada em manifestações e protestos pró-anistia ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado em 2022-2023 em processo no STF.

Filiado ao partido Novo, Coelho prepara-se para disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal em 2026, levando para a campanha a promessa de apoiar pedidos de impeachment de ministros do STF e de manter a mobilização nas ruas.

Imagem: perfil do deputado federal Luiz Lima no Instagram 

O pastor desembargador é investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suspeita de incitar protestos golpistas enquanto ainda estava na magistratura. Após a aposentadoria em setembro de 2022, passou a atuar como advogado  de réus ligados aos ataques de 8 de janeiro, entre eles Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro  colocando-se no centro da intersecção entre política, religião e contestação às instituições democráticas.

Perfil 

Sebastião Coelho nasceu em 15 de maio de 1955, em Santana de Ipanema (AL). Formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, no início da década de 1980. Foi nomeado juiz substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em outubro de 1991. Em 2013, foi promovido a desembargador, onde permaneceu até a aposentadoria voluntária, em setembro de 2022.

Um mês antes da aposentadoria como desembargador do TJDFT, Coelho renunciou ao cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Na sessão, criticou o então presidente recém-empossado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, dizendo que seu discurso representava “uma declaração de guerra ao país” e que não estava “feliz com o STF”.

Sebastião Coelho é pastor na Igreja Batista Vale da Benção, no Distrito Federal, e já atuou como diácono, presbítero e evangelista na Assembleia de Deus, sob a coordenação do pastor Josimar Francisco, conforme registro oficial do TJDFT. Em eventos e manifestações públicas, combina discursos de teor religioso com posições políticas alinhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro em pautas como “defesa da família” e críticas ao “comunismo”.

Em março de 2024, durante o “Evento Guerra Cultural”  no Espírito Santo, Coelho proferiu uma fala contundente em tom “anticomunista”. O evento foi organizado pelo vereador e pastor Dinho (PL-ES), que se declara “inimigo da esquerda com orgulho”.

Imagem: perfil de Sebastião Coelho no Instagram

Durante sua apresentação naquele evento, Sebastião Coelho repetiu as teorias conspiratórias  que criticam regimes comunistas por supostamente suprimirem liberdades fundamentais, especialmente a religiosa, e questionou como um país cristão poderia achar o comunismo atraente.

 A Folha Política registrou um trecho da fala do pastor batista:

“Nos países comunistas, existe uma elite dominante. Os membros dessa elite têm todos os privilégios. … Não pode ter a menor liberdade de expressão. Liberdade religiosa, pior ainda. Quantos exemplos ouvimos de pessoas que se escondem para ler a Bíblia? Essa é a realidade do comunismo. … Então, como que um país como o nosso, um país cristão, pode achar que comunismo é uma coisa bonitinha? Eu posso conviver com o filho de Deus comunista aqui na terra. Mas não posso caminhar com ele, porque nossos valores são absolutamente divergentes.”

Em seus perfis em redes sociais, Coelho passou a convocar atos, buzinaços e carreatas pró-anistia aos presos acusados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, criticando decisões do STF e estimulando a mobilização popular pela pauta.

Eventos e discursos públicos radicalizados com participação do pastor e desembargador aposentado

1.Atos presenciais em Brasília — agosto de 2023

Participou de manifestações contra Moraes e a favor de Bolsonaro, defendendo pautas conservadoras e criticando o STF.

2. Manifestação na Avenida Paulista — julho de 2024

Em São Paulo, defendeu diretamente a anistia aos que chamou “presos políticos” do 8 de janeiro, incluindo Jair Bolsonaro. Pediu o impeachment de Alexandre de Moraes e a adoção do voto impresso, como registradoem vídeos:

 “Retornando aqui para Brasília, depois da manifestação em São Paulo, na Avenida Paulista. Faremos outras. É a favor da anistia aos presos políticos, inclusive a Bolsonaro. Fora Alexandre de Moraes, e contagem pública de votos.”

3. Convocação para manifestação em 16 de março de 2025

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Sebastião Coelho convocou apoiadores para uma manifestação em Brasília,  em 16 de março de 2025. Na gravação, ele defendeu que a mobilização serviria para protestar contra a prisão dos oficiais da Polícia Militar do DF investigados por omissão nos atos de 8 de janeiro, classificando as detenções como “arbitrárias” e “tortura” contra militares. Coelho voltou a levantar suspeitas, judicialmente contestadas,  sobre o processo eleitoral de 2022 e afirmou que o país vive sob “perseguição política”. Ele  conclamou seus seguidores a se unirem na Esplanada dos Ministérios “em defesa da liberdade e da democracia”.

4. Carreata em Brasília contra a prisão domiciliar de Bolsonaro — 4 de agosto de 2025

Coelho liderou o ato na Torre de TV da cidade, com ênfase no discurso de “tirania”. 

“Essa prisão de Bolsonaro é a prisão de todos nós, então é hora da reação do povo brasileiro. Chega dessa tirania, chega de Alexandre de Moraes. O Senado Federal precisa tomar providências — nós, o povo, vamos tomar essa providência.”

5. Mobilização via redes sociais

Em vídeos, incentivou a população a reagir contra medidas judiciais contra Bolsonaro:

“Brasília parada neste momento. Não vamos tolerar que essa injustiça contra o nosso presidente prospere. Chega de tirania! Brasília nas ruas!”

Investigações pela  atuação radicalizada do pastor e agora advogado

A postura de Sebastião Coelho motivou o CNJ a abrir, em junho de 2024, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O processo (0004428-15.2024.2.00.0000) sob relatoria da conselheira Daniela Madeira, investiga se ele incitou atos antidemocráticos e se financiou ou participou da organização desses eventos. 

A Polícia Federal concluiu, em março de 2025, que não havia indícios de financiamento de atos golpistas, identificando apenas gastos pessoais. O PAD segue em tramitação e pode, em caso de condenação, converter a aposentadoria voluntária em compulsória e gerar inelegibilidade.

Coelho passou a advogar para figuras ligadas aos ataques de 8 de janeiro. Entre seus clientes está Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu condenado pelo STF pelos atos golpistas (17 anos de prisão). Na defesa deste último, afirmou que o julgamento era “político” e declarou aos ministros do STF:    

 “Vocês são as pessoas mais odiadas deste país”, e criticou ainda como “arbitrária” a prisão dos oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal.

Essa afirmação, no entanto, não está de acordo com as conclusões da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, com farto conjunto de provas, que apontam que parte da alta cúpula da PMDF se omitiu dolosamente e agiu de forma a facilitar a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O pastor também advogou para Filipe Martins, ex-assessor especial de Jair Bolsonaro acusado pela PGR de participação na redação da minuta do documento que garantiria o golpe nas eleições de 2022, entre outras ações. Coelho alegou problemas de saúde e deixou a defesa de Filipe Martins em abril deste ano.  Além disso, afirmou que buscava mais liberdade para se engajar na campanha pela “anistia”, pois, segundo ele, o país vivia “uma guerra com o STF e o governo federal de um lado, e do outro, os oprimidos”. Ao justificar a decisão, declarou: “Resolvi que vou me alistar no exército dos oprimidos”.

Detenção no STF

Em 25 de março de 2025, ao tentar acompanhar a sessão do STF que tornou Jair Bolsonaro réu, Sebastião Coelho foi detido por desacato. Ele tentou entrar na sala sem credencial, gritou contra ministros e interrompeu a sessão. Foi liberado em seguida por determinação do presidente do STF.

Filiação ao Partido Novo

Sebastião Coelho oficializou sua filiação ao Partido Novo em um evento realizado em 10 de junho de 2025, em Brasília. A cerimônia foi realizada no gabinete do senador Eduardo Girão (Novo‑CE) e marcou o anúncio de sua pré-candidatura ao Senado Federal, pelo Distrito Federal, nas eleições de 2025. Também se comprometeu, caso eleito, a assinar pedidos de impeachment de ministros do STF.

Referências:

https://www.tjdft.jus.br/institucional/gestao-do-conhecimento/gestao-da-memoria/biografias/112-sebastiao-coelho-da-silva? TJ-DF | Agosto de 2025

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/artigos-discursos-e-entrevistas/discursos/2013/discurso-proferido-pelo-desembargador-dacio-vieira-na-posse-do-desembargador-sebastiao-coelho?utm_source=chatgpt.com TJ-DF | Agosto de 2025

https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-inicia-julgamento-da-primeira-acao-penal-sobre-atos-antidemocraticos-de-8-1/ STF | Agosto de 2025

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-03/advogado-provoca-tumulto-e-e-detido-no-julgamento-do-STF STF | Agosto de 2025

https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-condena-primeiro-reu-pelos-atos-antidemocraticos-de-8-1/ STF | Agosto de 2025

https://www.cnj.jus.br/cnj-vai-investigar-conduta-de-desembargador-acusado-de-incitacao-a-atos-golpistas/  CNJ | Agosto de 2025

https://www.cnj.jus.br/pauta-de-julgamentos-9a-sessao-do-plenario-virtual-de-2025-08-08-2025-a-15-08-2025/  CNJ | Agosto de 2025

https://atos.cnj.jus.br/files/original21373420240625667b389e61f59.pdf  CNJ | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/@desembargadorsebastiaocoelho26/featured | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=aDF1LbpK1JA

https://www.youtube.com/watch?v=vICpwP7TigI  | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=VQX-bbE6Bag  | Agosto de 2025

 https://youtube.com/shorts/agV_CkZ4HaA?si=959NZ6RSNdxnEW75 | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=e-6nM2S7XOE | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=FTCZu14joGA&t=14s   | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/shorts/jtgMgK-qzrA   | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=2bgeoFijVpc  | Agosto de 2025

https://www.youtube.com/watch?v=9yKfsyu_uWY  | Agosto de 2025

https://www.instagram.com/p/DIz4Sowssxj/  | Agosto de 2025

https://www.instagram.com/prdinhosouza/?g=5  | Agosto de 2025

https://valor.globo.com/politica/noticia/2025/04/24/advogado-deixa-defesa-de-filipe-martins-e-diz-estar-em-guerra-contra-o-stf.ghtml  | Agosto de 2025

https://www.metropoles.com/brasil/pf-nao-encontra-vinculo-financeiro-entre-ex-desembargador-e-8-1?utm_source=chatgpt.com  | Agosto de 2025

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pgr-pede-condenacao-de-ex-integrantes-da-cupula-da-pmdf-por-omissao-no-8-1/?utm_source=chatgpt.com | Agosto de 2025

 https://novo.org.br/noticias/sebastiao-coelho-filia-novo-sera-candidato-senado-df/ | Agosto de 2025

https://www.revistaoeste.com/politica/sebastiao-coelho-se-junta-a-defesa-de-filipe-martins/ | Agosto de 2025

https://coletivobereia.com.br/comunismo-e-ameaca-comunista-vs-patriotismo-e-argumento-que-embasa-temas-com-mais-desinformacao-em-espacos-religiosos-nas-eleicoes/ | Agosto de 2025

https://coletivobereia.com.br/panico-moral-sobre-ideologia-de-genero-aborto-erotizacao-de-criancas-e-defesa-da-familia-e-usado-para-disputa-eleitoral-com-base-em-desinformacao/ | Agosto de 2025

**
Foto de capa: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email