Mulher nega ter feito postagens que demandam morte de petistas e de seus filhos

Circula em grupos de whatsApp, matéria publicada pelo Diário do Centro do Mundo (DCM) com um pequeno mosaico de imagens de publicações de Lucinha Ramiro em seu perfil no Facebook. Em uma das imagens, a mulher dizia que filhos de petistas deveriam morrer e ser abortados. Em sua página, ela nega a veracidade das informações e afirma ter acionado a justiça de Guarulhos para apurar o caso.

O site Terça Livre acusa o DCM de ação criminosa para com a ativista conservadora Lucinha Ramiro. A matéria intitulada “Mentira propagada pelo Diário do Centro do Mundo coloca vida de idosa em risco” foi escrita pelo colunista Ricardo Roveran e postada dia 03 de dezembro.

Boletim de ocorrência de Lucinha Ramiro

O jornal afirmou ao Bereia que recebeu os prints de uma fonte confiável e que as postagens foram feitas por Lucinha Ramiro, mas apagadas em seguida. Um levantamento de informações está sendo feito pelo DCM sobre a mulher e seu círculo de amigos.

Bereia visitou a página do Facebook de Lucinha no dia 03 de dezembro e encontrou diversas publicacões (veja abaixo) de ataque aos partidos de esquerda e de deboche a respeito da morte da vereadora Marielle Franco. Além disso, Bereia verificou que algumas postagens haviam sido removidas pelo próprio Facebook, por se tratarem de notícias falsas.

Para o DCM, Lucinha é ligada a deputados estaduais do PSL de Guarulhos e ao jornalista Allan dos Santos, criador do blog conservador Terça Livre. O jornalista foi acusado pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) de comandar uma rede de produção de notícias falsas e ataques virtuais.

Allan dos Santos foi ouvido na CPI das Fake News em 5 de novembro de 2019 e negou as acusações, mas afirmou que já esteve com pessoas do chamado “gabinete do ódio”, como Tércio Arnaud Tomaz.


Allan dos Santos, fundador do blog Terça Livre (reprodução Instagram)

Gabinete do ódio” é como ficou conhecido o grupo formado por três servidores ligados ao vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSC). Os assessores Tércio Arnaud Tomaz, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz produzem relatórios diários com suas interpretações sobre fatos do Brasil e do mundo, e são responsáveis pelas redes sociais da Presidência da República, atacando adversários e criando notícias polêmicas e provocativas.

A partir do depoimento da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) no dia 04 de dezembro para a CPÌ das Fake News, parece haver um grande esquema em cascata desde a criação até a disseminação de notícias falsas contra pessoas e partidos que são oposição ao governo. E a tática de confronto beligerante chega a incomodar, até mesmo, Flávio Bolsonaro (sem partido) que estaria se afastando cada vez mais do irmão, Carlos Bolsonaro, considerado o “pit bull” da família.

Bereia não conseguiu comprovar a veracidade dos prints divulgados pelo DCM, ainda que haja muitas publicações no Facebook de Lucinha Ramiro contra partidos e políticos de esquerda. Quanto às questões legais, elas foram encaminhadas ao advogado do jornal, Francisco Ramos.

A classificação da matéria do DCM é, portanto, inconclusiva, pois não há dados suficientes disponíveis para uma avaliação da veracidade do que afirma o jornal ou do que afirmam Lucinha Ramiro e o blog Terça Livre.

Referências de Checagem:

IMAGEM de bolsonarista pede que “crianças petistas” sejam mortas e mulheres estupradas. Diário do Centro do Mundo.  2 dez de 2019. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/bolsonarista-pede-que-criancas-petistas-sejam-mortas-e-mulheres-estupradas/

IMAGEM da abertura de processo de ameaça e injúria. Página pessoal de Lucinha Ramiro no  Facebook. 1 dez de 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.phpfbid=733569377140278&set=pcb.733569413806941&type=3&theater

ROVERAN, Ricardo. Mentira propagada pelo Diário do Centro do Mundo coloca vida de idosa em risco. Terça Livre, 3 dez 2019. Disponível em: https://www.tercalivre.com.br/mentira-propagada-pelo-diario-do-centro-do-mundo-coloca-vida-de-idosa-em-risco/

CPI das Fake News ouve o blogueiro Allan dos Santos. Congresso em Foco. 5 nov de 2019. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/ao-vivo-cpi-das-fake-news-ouve-o-blogueiro-allan-dos-santos/

ROSCOE, Beatriz. Allan do Terça Livre nega relação com ‘gabinete do ódio’ na CPI das fake News. PODER 360. 6 nov de 2019. Disponível em: https://www.poder360.com.br/congresso/allan-do-terca-livre-nega-relacao-com-gabinete-do-odio-na-cpi-das-fake-news/

O que é o “gabinete do ódio”, que virou alvo da CPMI das Fake News. Gazeta do Povo. 6 dez de 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/gabinete-do-odio-alvo-cpmi-fake-news/

DEPOIMENTO da deputada federal Joice Hasselmann. CPMI Fake News. TV Senado. 4 dez de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YzUyXGRZ9Xc

DEPUTADA Joice Hasselmann (PSL-SP) depõe na CPI das Fake News. Jornal Nacional. 4 dez de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/12/04/deputada-joice-hasselmann-psl-sp-depoe-na-cpi-das-fake-news.ghtml

GABINETE do ódio” influencia presidente e acirra divisão do clã Bolsonaro. Exame por Estadão Conteúdo. 20 set de 2019. Disponível em : https://exame.abril.com.br/brasil/gabinete-do-odio-acirra-divisao-da-familia-bolsonaro-no-planalto/

Suspeitas por vazamento de óleo no Nordeste permanecem inconclusivas

De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 23% da população brasileira considera a Venezuela culpada pelo derramamento das manchas de óleo que atingiram o Nordeste do país, seguida do Governo Federal (13%), empresas estrangeiras (8%) e Petrobras (7%). Os dados foram publicados na coluna da Mônica Bergamo, na Folha de SP. Os dados refletem a desinformação sobre o assunto, que já apresenta suspeitas, mas permanece inconclusivo.

O Bereia localizou matérias que atribuem a culpa à Venezuela, em sites e perfis religiosos. Por isso, seguimos acompanhado o desdobramento do caso e a repercussão no noticiário cristão.

Segundo informações da Polícia Federal, divulgadas na última sexta-feira (01), para averiguar as causas a PF montou a Operação Mácula que envolve instituições como a Marinha do Brasil, Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional do Petróleo e as universidades da Bahia, Ceará e de Brasília. Quanto às causas do derramamento do óleo, as investigações seguem em andamento para descobrir se o vazamento é de origem criminosa ou acidental.

Já a Marinha divulgou em nota que a suspeita é de um navio tanque de bandeira grega que transitava no local onde surgiu a mancha através de estudos. As imagens foram identificadas nas imagens via satélite, obtidas por meio de estudos de geointeligência. A embarcação transportava óleo cru proveniente do Terminal José, na Venezuela e seguiu com destino à África do Sul.

No entanto, a empresa Delta Tankers, responsável pelo navio, informou em nota (no último dia 02 de novembro) que o navio partiu, em 19 de julho deste ano, rumo à Malásia, local onde desembarcou todas as cargas e durante o trajeto não houve alteração nas rotas, paradas ou algum tipo de vazamento de óleo. A companhia disse ainda que disponibilizará material para investigação e reitera que não foi procurada pelas autoridades brasileiras.

De acordo com todas as análises feitas até o fechamento desta matéria, o resultado segue inconclusivo. Enquanto isso, circula nas redes sociais comentários como este ao lado (twitter @patriotasbr_), curtido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ainda não checamos essas informações, mas esse esquema explicativo guarda semelhanças com as explicações dadas pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a audiência sobre o óleo no Nordeste, realizada no dia 6 de novembro e publicada pela Folha de São Paulo.

“Grande parte dos problemas enfrentados sobre materiais ou dificuldades orçamentárias decorre de uma coisa: nós recebemos um estado quebrado. Quebrado graças às políticas cujos alguns partidos estão representados aqui [na Câmara], que resultaram inclusive na prisão do presidente Lula e de tantos outros líderes políticos dessa corrente doutrinária. Foi esse histórico, não só na parte do óleo, mas também na de Brumadinho, e certamente em tantas outras estruturas governamentais destruídas por essa visão equivocada de mundo. E por esse comportamento comprovadamente corrupto —tanto que o presidente [Lula] está preso— que nós tivemos a situação toda que nos levou a essa situação atual. Isso claro, sem querer politizar.”

Ricardo Salles

Das três checagens realizadas até o momento, além das possibilidades de identificar o culpado serem inconclusivas, é recorrente sugerir a aproximação do crime ambiental com a Venezuela, Greenpeace e o Governo do PT.   Seguimos acompanhando essa pauta.

Referências de checagem:

https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/nota_a_imprensa_-_inquerito_oleo_1-1.pdf
http://www.deltatankers.gr/ http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2019/11/policia-federal-deflagra-operacao-que-visa-esclarecer-derramamento-de-oleo-no-litoral-brasileiro
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-audiencia-sobre-oleo-no-nordeste-salles-coloca-a-culpa-no-pt-por-fragilizacao-dos-orgaos-ambientais/
twitter: @patriota