Eleitores querem punições severas para candidatos que espalham notícias falsas

O 16º levantamento Observatório Febraban, realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), apontou que 88% dos brasileiros apoiam punições severas para candidatos que utilizam notícias falsas durante as eleições. 

A impugnação da candidatura é a punição mais defendida, com 52% dos entrevistados favoráveis a essa medida.Outros tipos de punição incluem multas (14%), suspensão da campanha (12%) e suspensão total da propaganda eleitoral (10%) .

A religião se destaca como um dos fatores de influência nas eleições de outubro, de acordo com a pesquisa. Perguntados sobre a importância da religião do candidato ou candidata a prefeito, 36% das pessoas consideram a identidade religiosa como fator importante na escolha. No segmento evangélico, 43% consideraram importante, enquanto que para os católicos o percentual é 31%.

A pesquisa também identificou que a televisão e as redes sociais são os principais meios de informação sobre as eleições, com 37% e 30% de utilização, respectivamente.

O levantamento realizado entre os dias 4 e 10 de julho de 2024, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, abordou o interesse do brasileiro nas eleições municipais, suas preferências e expectativas sobre os perfis dos próximos prefeitos.

A íntegra do 16º levantamento Observatório Febraban, pesquisa Febraban-IPESPE pode ser acessada aqui.

Capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email