O perfil oficial do Twitter Moments Brasil, que organiza listas e realiza curadoria de conteúdos do momento na mídia social, incluiu o Bereia e outras oito organizações de mídia à lista de Fact-Checking que organiza, no último 23 de março. Com a lista, usuários podem acessar os conteúdos relevantes publicados por todos os veículos de mídia que a integram sem precisar seguir um a um deles.
A Curadoria do Twitter
De acordo com os últimos dados relativos ao último quadrimestre de 2020, o Twitter tem 335 milhões de usuários ativos por mês e mais de 1,3 bilhões de contas. Dos usuários ativos, 46% usam o Twitter diariamente e 74% usam a mídia social para receber notícias. Jornalistas representam cerca de um quarto de todas as contas verificadas do microblog.
Com tamanha chamada da rede para os assuntos do momento e para a interação com as notícias mais fiéis, o Twitter estabeleceu uma curadoria gerenciada por um perfil oficial da mídia social no Brasil. O Twitter Moments Brasil busca destacar “o que está acontecendo de melhor no Twitter entre centenas de milhões de Tweets enviados todos os dias.”
O perfil curador de conteúdo tem mais de 679 mil seguidores e organiza listas de assuntos diversos. Os perfis que participam da lista têm a possibilidade de aparecer na categoria Destaques do Twitter, aba que fica visível a todos os usuários da plataforma no Brasil. Bereia foi adicionado à lista de Fact-Checking junto com outros oito veículos até a data de fechamento desta matéria. A curadoria leva em consideração a imparcialidade, a precisão das informações e o tipo de conteúdo publicado pelo perfil.
Como seguir a lista?
Usuários do Twitter que seguem esta lista poderão ter acesso, no seu feed de tuítes às últimas publicações do Bereia e de outros veículos que participam da iniciativa, sem que precisem seguir o perfil de cada veículo. São verificações de pronunciamentos de autoridades ou lideranças, conteúdos digitais e reportagens publicadas com frequência, muitos assuntos, inclusive verificados por equipes de diferentes organizações de mídia, garantindo assim que o leitores possam ter acesso a informação verdadeira, confiável e de qualidade. A lista pode ser seguida por qualquer usuário do Twitter, bastando clicar aqui.
O Coletivo Bereia
Em atividade desde outubro de 2019, o Bereia é um coletivo de jornalistas, pesquisadores/as e estudantes de comunicação e de outras áreas das ciências humanas e sociais, que atua no enfrentamento da desinformação que circula em ambientes digitais religiosos e/ou propagada por líderes religiosos. A equipe conta, atualmente, com 26 pessoas, envolvidas nas tarefas de verificação, revisão, distribuição de conteúdos e edição do site da iniciativa. Em breve, o Bereia deverá lançar uma campanha de financiamento coletivo para buscar recursos para sua certificação internacional junto à International Fact-checking Network, entidade que certifica as agências de verificação com base em seus princípios e código de conduta.
O Bereia figura na lista do Twitter ao lado de Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão, UOL Confere, Facebook ECO, Fato ou Fake, AFP Checamos e o Projeto Comprova. Em 2020, o coletivo participou do Projeto Comprova + Comunidades que reuniu oito iniciativas jornalísticas e realizou 283 relatórios de verificações específicas sobre a covid-19. Nesta etapa do projeto, foram envolvidos 92 profissionais entre jornalistas e estagiários.