Evangélicos no Brasil: Um mosaico de expressões  

Os evangélicos no Brasil são frequente e popularmente tratados como se fossem um único  grupo, mas, na realidade, são compostos por uma diversidade impressionante de tradições, crenças e práticas. Um verdadeiro mosaico de fé cristã! De igrejas históricas a movimentos pentecostais distintos, passando por minorias progressistas engajadas em justiça social, o segmento é muito mais complexo do que parece.

Contudo, nos espaços digitais, na imprensa e no imaginário popular, a pluralidade do grupo muitas vezes é ignorada, e apenas aquelas lideranças que têm mais visibilidade  pelas mídias e pelos espaços de poder, predominantemente mais conservadoras, acabam evidenciadas. Essa generalização invisibiliza outras expressões evangélicas importantes que têm um papel ativo na luta por direitos humanos e justiça social. Exemplos históricos incluem figuras como os presbiterianos Rubem Alves e Paulo Wright, que se destacaram por sua luta por equidade e dignidade humana.

💡 Você sabia?
Neopentecostalismo é uma categoria sociológica, criada nos anos 1990 pelo sociólogo Ricardo Mariano, para classificar um segmento do movimento pentecostal que, naquele momento histórico, se diferenciava dos demais – aqueles denominados clássicos ou históricos por alguns pesquisadores. Passados quase 50 anos da classificação de Mariano, o cenário evangélico mudou muito. Muitas das características inicialmente vinculadas às chamadas igrejas neopentecostais se disseminaram, foram incorporadas ou reelaboradas por outras igrejas (até a Católica) e grupos religiosos. Ninguém se autodenomina neopentecostal.

Outro desafio que temos ao falar de evangélicos é o preconceito, em parte alimentado pela exposição midiática de lideranças controversas. Esse preconceito desconsidera as contribuições sociais de comunidades evangélicas que atuam como redes de apoio e agências de transformação social.

Por isso, desconstruir estereótipos sobre esse segmento religioso é fundamental para entender sua diversidade interna e suas contribuições para o Brasil contemporâneo. É sobre isso que falamos neste carrossel.

Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email