Destaques Bereia na Mídia em 2023
O Coletivo Bereia esteve presente em diversos espaços da mídia ao longo de 2023. Confira alguns destaques:
Abril – Jornal O Globo (Blog Sonar – a escuta das redes)
O Coletivo Bereia, por meio da editora-geral Magali Cunha, subsidiou o levantamento do jornal “O Globo” sobre fake news contra o governo Lula e o papel de evangélicos nessa estratégia. De acordo com Cunha, ao longo dos primeiros três meses do mandato, o modelo de desinformação se mantém nos mesmos moldes do que ocorreu em 2022 durante a campanha eleitoral: “O discurso ainda permanece o mesmo e com alguma repetição na formação de memes que são criados com alertas de pânico e em torno de alguns vídeos”. Confira o levantamento no site do jornal.
Julho – Programa Almoço no MyNews
A editora-geral Magali Cunha tratou de casos recentes envolvendo cristãos no cenário político. Em entrevista, ela explicou como o termo “cristofobia” é utilizado para ganho político e citou exemplos da época, como o caso do pastor André Valadão, enquadrado dentro das leis brasileiras por discurso de ódio. Veja no Instagram.
Julho – Rede TVT (Podcast do Conde)
A editora-geral Magali Cunha tratou de diversos temas durante a entrevista, entre eles o da interseção entre religião e política. Segundo ela, isso não é algo novo, mas a partir dos anos de 2010 o que se vê “é uma articulação ultraconservadora, especialmente no cristianismo, com uma estratégia de convencimento de determinada população que tem afeto pela religião e que abraça uma perspectiva que não é nada religiosa, mas puramente política, com ocupação de espaços de poder e de negação de direitos, especialmente dos das minorias”. Confira a entrevista completa no canal da TVT no YouTube.
Agosto – Agência Lupa
O pastor presbiteriano, integrante da equipe do Bereia André Mello destacou em entrevista à Agência Lupa o trabalho de combate à desinformação no meio evangélico que realiza ao longo de seu ministério. Mello, que também é jornalista e tradutor, ressaltou a importância de iniciativas como a do Bereia no esforço de checar fake news que vem crescendo nos dias de hoje e que alcançam os evangélicos, tanto na posição de alvos quanto na de disseminadores de fatos enganosos. De acordo com ele, “as mesmas figuras que hoje disseminam desinformação e tentam promover uma campanha de pânico moral, especialmente entre a comunidade evangélica, já faziam isso há no mínimo duas décadas”. Veja no site da Lupa.
***
Foto de capa: Florian Pircher/Pixabay