Destaques Bereia na Educação – primeiro semestre de 2024

Confira alguns destaques da participação do Bereia no primeiro semestre de 2024.

Livro “Influenciadores digitais católicos” – fevereiro

O Coletivo Bereia declarou apoio ao livro “Influenciadores digitais católicos: efeitos e perspectivas”, lançado em fevereiro pelas editoras Ideias & Letras e Paulus. O foco é analisar o fenômeno desses influenciadores no país, destacando a importância e os desafios enfrentados por essas figuras religiosas no contexto digital.

“O tema é de tamanha relevância na esfera pública que Bereia não poderia deixar de apoiar essa iniciativa”, declarou Magali Cunha.

Outras instituições e grupos também assinaram o documento, como Associação Signis Brasil, Cáritas Brasileira, Comissão Brasileira de Justiça e Paz e Grupo de Pesquisa Comunicação e Religiões (Intercom). Confira aqui mais informações.

Bereia participa de Programa da TV Unesp que discute desinformação e religião – março

A circulação de conteúdo falso e desinformativo encontra especial guarida entre pessoas religiosas porque muito do que circula tem a ver com crenças, fé e percepções delas construídas ao longo da vida. E mais do que acolher as fake news, essas pessoas as passam adiante. A análise foi feita pela pesquisadora e editora-geral do Bereia, Magali Cunha, durante o programa Desinfodemia, da TV Unesp, que discutiu desinformação e religião.

A pesquisadora destacou que quem produz conteúdo desinformativo para grupos religiosos sabe que essas pessoas “têm afeição pela transmissão”, portanto aposta que as fake news terão um alcance significativo. Segundo ela, essa postura de grupos religiosos traz transtornos em termos de intolerância e divisionismo no interior deles, resultando até mesmo em perseguições àqueles que pensam diferente.

O teólogo e jornalista Luís Henrique Vieira, coordenador de Mídias Sociais do Bereia, que também participou da entrevista, destacou o papel de padres, pastores e outras lideranças nesse comportamento inadequado.

“É muito triste observar que muitos têm se aproveitado dessa posição e do respeito e confiança neles depositados para mentir, para propagar notícias falsas, para promover intolerância religiosa e política também”, comentou.

A TV Unesp integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e o programa Desinfodemia é uma parceria com esta articulação, da qual o Bereia é membro fundador. Veja a entrevista completa no YouTube.

***

Foto de capa: reprodução do YouTube