Deputada evangélica aciona ideias conspiratórias ao questionar recuperação pós-cirúrgica do presidente Lula

Uma publicação que circula nas redes digitais questiona, sem fundamentação médica, as imagens que mostravam a  recuperação do presidente Lula após procedimento cirúrgico realizado no Hospital Sírio-Libanês em 10 de dezembro. A alegação foi feita pela deputada federal evangélica Silvia Waiãpi (PL-AP), que teve sua candidatura cassada, em julho passado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), mas permanece na Câmara Federal até que o Tribunal Superior Eleitoral decida.

Imagem: Reprodução/X

A publicação

A parlamentar compartilhou em seu perfil no X um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminhando pelo hospital. Na postagem, afirma ser fisioterapeuta com conhecimento sobre terapia intensiva e questiona: “Lula fez 3 cirurgias na cabeça (craniotomia) em menos de 4 dias e está caminhando desse jeito? Só eu que não acredito?”

Contexto da alegação

O questionamento refere-se à recuperação do presidente após a realização da cirurgia de emergência, realizada em 10 de dezembro passado, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ele sentir fortes dores de cabeça. Uma ressonância magnética indicou hemorragia intracraniana causada por uma queda sofrida no banheiro, no Palácio do Alvorada, em outubro. 

Lula foi submetido a uma craniotomia, procedimento no qual uma parte do crânio é temporariamente removida para permitir o acesso ao cérebro e tratar a hemorragia. O método consiste na remoção de uma seção do crânio, seguida pela abertura da membrana que envolve o cérebro para tratar o problema

Em 11 de dezembro, o presidente passou por novo procedimento, de baixo risco, denominado “embolização de artéria meníngea média”, como complementação da cirurgia anterior. As intervenções foram bem sucedidas e Lula recebeu alta hospitalar em 16 de dezembro. De acordo com a equipe médica, o presidente poderá exercer suas atividades normalmente durante esse período, desde que evite exercícios físicos.

Ao questionar a rapidez da recuperação do presidente, a deputada evangélica contribui para as teorias conspiratórias e informações falsas que circulam sobre a suposta morte do presidente, que teria sido substituído. Um vídeo compartilhado nas redes digitais tem sido utilizado como suposta evidência de que Lula teria falecido e sido substituído por um sósia. No entanto, esta⁸ é uma teoria conspiratória que circula desde o resultado das eleições presidenciais de 2022.

Imagem: UOL Notícias,  29 nov 2022.

Quem é Silvia Waiãpi?

A autora da postagem, deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP), acumula um histórico de disseminação de desinformação, e já foi checada pelo Bereia.

Imagem: Reportagem sobre a PL do aborto. Reprodução: Coletivo Bereia

Em junho de 2024, Waiãpi teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá após comprovação de uso irregular de recursos de campanha.

Eleita em 2022, com a bandeira de defesa dos indígena, apoiadora do ex-presidente da República  Jair Bolsonaro, e integrante da Frente Parlamentar Evangélica, a deputada, que é militar, foi acusada de usar verbas do fundo eleitoral para custear um procedimento estético. A denúncia foi feita por uma ex-funcionária e confirmada pelo profissional responsável pelo procedimento. 

A parlamentar também está citada nas investigações  por apoiar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando publicou vídeos que exaltavam a destruição em Brasília. 

O que foi verificado nesta matéria?

Questionamentos da rápida recuperação do presidente Lula após o procedimento cirúrgico que circulam nas redes digitais são alimentadores de conteúdo falso. A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, confirmou que o presidente teve evolução dentro do esperado e seguiu todos os protocolos médicos recomendados.

De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, em coletiva de imprensa realizada em 15 de dezembro, o presidente tinha quadro “estável, caminhando, se alimentando, falando normalmente”. Ele teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava”.

Lula recebeu alta hospitalar naquele dia 15 e está em sua residência, no bairro Alto Pinheiros, em São Paulo, onde já trabalhou. Ele retornou  Brasília em 19 de dezembro, depois da realização de uma tomografia.

***

Bereia classifica a postagem da deputada Silvia Waiãpi como enganosa. As evidências médicas e os boletins oficiais divulgados pela equipe do Hospital Sírio-Libanês confirmam que a recuperação do presidente seguiu o curso esperado após o procedimento realizado. A deputada, ao alimentar teorias conspiratórias sobre a morte de Lula e sua rápida recuperação, dissemina desinformação com o objetivo de criar suspeitas infundadas sobre o estado de saúde do presidente. Esta postura desconsidera, ainda, as informações oficiais fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

Foto de capa: Câmara dos Deputados

Referências de checagem

Planalto.
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/12/lula-recebe-alta-hospitalar-apos-cirurgia-tenho-muito-trabalho-a-fazer  Acesso em: 17 dez 2024

Terra. https://www.terra.com.br/noticias/checamos/e-falso-que-imagem-de-lula-caminhando-no-hospital-apos-cirurgia-na-cabeca-tenha-sido-feita-em-2023  Acesso em: 17 dez 2024

G1. https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/12/entenda-procedimento-feito-em-lula-apos-hematoma-cerebral.ghtml  Acesso em: 17 dez 2024

Planalto. https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/12/lula-recebe-alta-medica-apos-cirurgia-201ctenho-muito-trabalho-a-fazer201d. Acesso em: 17 dez 2024

Planalto. https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/12/boletim-medico-presidente-lula. Acesso em: 17 dez 2024

O Globo.
https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/12/10/lula-passa-por-cirurgia-entenda-o-que-e-craniotomia-e-como-e-a-recuperacao.ghtml. Acesso em: 17 dez 2024

O Globo.
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/06/20/quem-e-a-deputada-cassada-por-pagar-harmonizacao-facial-com-dinheiro-de-campanha.ghtml. Acesso em: 17 dez 2024

CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/politica/entenda-o-que-e-craniotomia-procedimento-ao-qual-lula-foi-submetido-em-sp/. Acesso em: 17 dez 2024

Agência Brasil.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-12/lula-recebe-alta-apos-duas-cirurgias-para-drenar-hematoma-na-cabeca Acesso em: 18 dez 2024

Agência Brasil.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2024-12/lula-fara-novo-procedimento-de-baixo-risco-complementar-cirurgia Acesso em: 18 dez 2024

Agência Brasil.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2024-12/com-alta-hospitalar-presidente-lula-trabalha-de-casa-em-sao-paulo. Acesso em: 19 de dezembro de 2024.

Carta Capital.
https://www.cartacapital.com.br/politica/quem-sao-os-deputados-que-disputam-o-comando-da-bancada-evangelica/ Acesso em: 18 dez 2024

CNN Brasil.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pf-ve-crime-de-deputada-que-postou-video-sobre-atos-do-8-de-janeiro/ Acesso em: 18 dez 2024

Aos fatos. https://www.aosfatos.org/noticias/video-nao-prova-lula-morreu-substituido-sosia/. Acesso em: 19 de dezembro de 2024.

Coletivo Bereia. https://coletivobereia.com.br/deputados-e-midias-gospel-espalham-falsidades-sobre-projeto-de-lei-que-retira-direitos-sobre-aborto-no-brasil/. Acesso em: 19 de dezembro de 2024.

Perfis religiosos repercutem conteúdo falso sobre morte de Lula

*Matéria atualizada no dia 13/12/2022 para correção de informações. Na primeira versão do texto, que repercute matéria de Aos Fatos, constava que os conteúdos relativos a contatos com alienígenas havia sido também compartilhados por perfis religiosos, o que não ocorreu.

Circula em mídias sociais religiosas conteúdo falso alegando a morte do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os conteúdos produzidos vão da morte do futuro presidente, até trocas de corpos, e pedidos de intervenção alienígena.

A desinformação a respeito da morte de Lula tem ganhado popularidade após a vitória do líder do Partido dos Trabalhadores (PT). Em pouco mais de 30 dias a falsa morte de Lula tornou-se um dos principais assuntos pesquisados na ferramenta de busca Google, atingindo o top cinco nacional. Com esta “notícia”  vieram também dúvidas sobre seu estado de saúde e teorias da conspiração envolvendo um sósia dele. 

Imagem: Google Trends

De acordo com pesquisa realizada pela a Agência Aos Fatos, a produção de conteúdo falso sobre a morte de Lula começou a ganhar força após o presidente eleito ter tirado cinco dias de férias em Porto Seguro (BA). Na ocasião, perfis de influenciadores digitais bolsonaristas alegaram que Lula teria sofrido um infarto durante o voo e morrido no avião, ou, ainda, que ele havia sofrido um AVC e morrido poucos dias antes de sua viagem. Surgiram ainda outras informações sobre a sua morte baseando-se em um agravamento do quadro clínico do presidente eleito, uma vez que o mesmo se encontraria com um caso avançado de câncer na laringe. 

As falsidades sobre a morte de Lula dividiram opiniões entre influenciadores evangélicos. De um lado ficaram os produtores de conteúdo que defendiam que, de fato, o presidente havia morrido – como é o caso dos que compartilharam publicações do advogado Marcelo Suave. Em live, Suave afirmou que lula havia morrido graças a complicações do câncer na laringe. 

Já outros influenciadores e canais conservadores que afirmaram que essa era uma estratégia de marketing envolvendo Lula, o PT e comunistas, para confundir a população e desorganizar o movimento bolsonarista denominado “patriótico”. Vídeos do canal Mundo Polarizado News e  do jornal Gazeta do Povo reforçam esta noção.

Após aparições do presidente eleito em matérias jornalísticas, entrevistas, e eventos públicos (dentre eles COP27 – Conferência do Clima das Nações Unidas -, no Egito), passou-se a divulgar que um sósia havia assumido o lugar de Lula e imagens foram manipuladas para encobrir algumas falhas na prótese usada pelo sósia. 

Entre influenciadores que ganharam mais seguidores com o tema, está o pastor da Igreja Porto de Cristo (em São João Batista/SC) Sandro Rocha, que incluiu o caso em suas lives no YouTube, com trechos em vídeos curtos nas redes do TikTok, Kwai e Helo. Em 15 de novembro, o pastor apoiador da campanha de Jair Bolsonaro à  reeleição, exibiu fotos antigas de Lula  para comparar e insinuar que não se trata da mesma pessoa. “Você pensa o que você quiser, eu só vou te mostrar as fotos”, diz ele na live que, segundo Aos Fatos, chegou a 344 mil visualizações no YouTube e mais de dois milhões em trecho no TikTok. .⁸

Imagem: reprodução do YouTube

Ao publicarem capturas de tela, vídeos de análise de imagens e especialistas em edição e manipulação de fotografia, os influenciadores passaram a,  não apenas a produzir conteúdo sobre a falsa morte de Lula, como também alegar que seu corpo estaria escondido e ele foi substituído por um sósia que usava uma máscara de silicone com o rosto do presidente morto. Uma das “provas” era que a pessoa que aparecia nas imagens possuía dez dedos (já  que é de conhecimento notório que Lula tem nove dedos, uma vez que ele perdeu um  em um acidente de trabalho décadas atrás).

Bereia lembra que a produção de conteúdo falso sobre Lula e apoiadores é campo fértil e em constante transformação, não se restringindo apenas ao período de disputa eleitoral.  A desinformação produzida por perfis alinhados a uma campanha bolsonarista têm sido verificadas pelo Bereia, e suas abordagens se estendem desde embates religiosos e suposta ameaça comunista, até acusações de satanismo, entre outras variações alinhadas a disputas que envolvem grupos extremistas da direita política. Os que mais fazem uso destes recursos para convencer e captar apoiadores. 

Bereia lembra também que suas mídias sociais encontram-se disponíveis para sugestão de checagens de conteúdos que gerem suspeita ou desinformação.

Referências de checagem:

Aos Fatos. https://www.aosfatos.org/noticias/bolsonarismo-teoria-conspiratoria-lula-morto/ Acesso em 09 de dez 2022

Uol. https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2022/11/29/teoria-conspiratoria-diz-que-lula-morreu-e-foi-substituido.htm Acesso em 09 de dez 2022

Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/11/exame-de-lula-aponta-manchas-na-laringe-que-requerem-acompanhamento-medico.shtml Acesso em 09 de dez 2022

Estado de Minas.

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/11/28/interna_politica,1426823/bolsonaristas-espalham-fake-news-que-lula-morreu-e-foi-trocado-por-um-sosia.shtml Acesso em 09 de dez 2022

Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=JWTcFlbVLas Acesso em 09 de dez 2022

https://youtube.com/shorts/FvbapSd-lOY?feature=share Acesso em 09 de dez 2022

Revista Forum. https://revistaforum.com.br/politica/2022/11/8/cad-lula-presidente-eleito-tem-agenda-intensa-em-meio-fake-news-bolsonarista-de-que-morreu-127133.html Acesso em 09 de dez 2022

Poder 360. https://www.poder360.com.br/brasil/humorista-brinca-sobre-troca-de-corpo-entre-lula-e-bolsonaro/ Acesso em 09 de dez 2022

Google Trends. https://trends.google.com.br/trends/explore/RELATED_TOPICS/1670527800?hl=pt-BR&tz=180&date=today+1-m&geo=BR&q=lula&sni=3 Acesso em 09 de dez 20222

Jornal do Commercio. https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2022/11/15124972-lula-esta-de-alta-apos-passar-por-cirurgia-para-retirar-lesao-na-laringe.html Acesso em 09 de dez 2022

Bereia.

https://coletivobereia.com.br/site-gospel-usa-video-de-participante-de-reuniao-do-pt-para-alimentar-desinformacao-sobre-perseguicao-a-igrejas-pelo-novo-governo/ Acesso em 09 de dez 2022

https://coletivobereia.com.br/?s=lula Acesso em 09 de dez 2022

https://coletivobereia.com.br/video-manipulado-que-liga-o-ex-presidente-lula-ao-satanismo-viraliza-entre-evangelicos/ Acesso em 09 de dez 2022

https://coletivobereia.com.br/comunismo-e-ameaca-comunista-vs-patriotismo-e-argumento-que-embasa-temas-com-mais-desinformacao-em-espacos-religiosos-nas-eleicoes/Acesso em 09 de dez 2022