Áudios falsos sobre vacinas e surto de doenças voltam a circular em grupos de igrejas

Áudios enganosos publicados em grupos de WhatsApp de igrejas voltaram a circular, neste fevereiro, para espalhar pânico e desinformação sobre saúde pública. Bereia recebeu alerta de checagem de dois áudios, por leitores que desconfiaram do material que chegou aos grupos dos quais participam. 

O primeiro áudio fala sobre uma suposta vacina bivalente que misturaria as imunizações contra gripe e Covid-19, enquanto o segundo alerta para um falso surto de covid-19, dengue, chikungunya e zika que estaria sendo “escondido” pela mídia até o término do Carnaval. Ambas as mensagens são falsas e foram amplamente verificadas pelo Boatos.org e demais agências de checagens. 

O que dizem os áudios?

No primeiro, uma voz de mulher que não se identifica, gravado em local e data não registrados, afirma a alguém que a vacina bivalente contra covid-19 estaria sendo aplicada para “exterminar 50% da população mundial”. A mensagem também sugere que o laboratório Pfizer estaria envolvido nesse suposto plano e que a vacina da covid-19 estaria sendo “escondida” na vacina da gripe que deve ser aplicada em breve no Brasil. O áudio também menciona que um médico teria relatado um aumento de pacientes com sequelas causadas pelas vacinas, em contraste com a eficácia do chamado “tratamento precoce”. A gravação traz uma chamada específica para que não se permita que nenhum idoso seja vacinado contra a gripe e não informa a fonte de tais informações oferecidas.

Já no segundo áudio, uma mulher, também não identificada, que alega trabalhar em um hospital não determinado,diz que os casos de covid-19, dengue, chikungunya e zika estão em alta no Brasil, mas que essas informações estariam sendo ocultadas pela mídia até o fim do Carnaval. A gravação, igualmente, não tem local e data registrados e não indica de onde são originadas as informações em questão. Esta gravação também traz apelo específico para que pessoas voltem a usar máscaras.

Sobre as vacinas

A verdade é que não existe vacina bivalente que combine o vírus influenza (gripe) e  Sars-CoV-2 (covid-19). As vacinas bivalentes contra covid-19 (como as da Pfizer e da Moderna) protegem contra duas variantes do coronavírus (a cepa original e a Ômicron), e não contra o vírus da gripe. 

Vale lembrar que embora as vacinas sejam aplicadas separadamente, elas podem ser administradas no mesmo momento. De acordo com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) do Ministério da Saúde, “não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. A possibilidade de ofertar estes imunizantes na mesma oportunidade é benéfica para a população, por promover uma proteção mais eficiente”.

Sobre o surto de doenças

Embora os áudios tentem causar pânico, os dados do Ministério da Saúde indicam uma estabilidade nos casos de covid-19, dengue, chikungunya e zika desde o início de 2024. Não há evidências de um aumento alarmante em 2025 e que seja ocultado pela mídia devido ao Carnaval. Além disso, o mesmo áudio já foi compartilhado em outros anos próximo a data da festa popular, o que revela se tratar da disseminação recorrente destas mentiras.

De fato, a positividade para o vírus da covid-19 subiu de 17,1% para 24,1% entre 25 de janeiro e 15 de fevereiro, o maior índice do ano até o momento, de acordo com um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Porém, dentro de índices normais, o que não justifica o alarde dos áudios. O aumento está relacionado à circulação de uma nova variante, a JN.1, considerada pela OMS como “digna de monitoramento”, mas com risco global baixo.

Além da covid-19, houve aumento na positividade de testes para influenza A (gripe) e vírus sincicial respiratório (VSR), que afeta principalmente crianças. Esse crescimento é atribuído a uma mudança na sazonalidade desses vírus, causada pelo isolamento social durante a pandemia. É importante, ainda, lembrar que o período do verão é, historicamente, um tempo de propagação de doenças, seja relacionado a períodos de seca como os de muitas chuvas (caso também da dengue).

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o infectologista Igor Thiago Queiroz, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), reforça a importância da vacinação e dos cuidados durante o Carnaval.

“Caso a pessoa tenha sintomas, ela não deve ir para aglomerações. É necessário utilizar máscara e lavar as mãos. Também não deve compartilhar objetos que possam ser colocados nas mãos, no nariz, nos olhos ou na boca. São medidas preventivas”, alerta.

***

Bereia classifica como falsas as informações divulgadas nos áudios que circulam em grupos de WhatsApp de igrejas. Não há vacina bivalente que mistura gripe e covid-19, e não há evidências de um surto de doenças ocultado pela mídia. Embora haja um aumento na positividade de casos de covid-19 e outras doenças respiratórias, as informações estão sendo divulgadas amplamente, e as vacinas continuam sendo a melhor forma de proteção.

As vacinas contra covid-19 e gripe são seguras e eficazes, e a aplicação simultânea é recomendada pelo Ministério da Saúde para garantir proteção ampla e oportuna, especialmente para idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.

Bereia alerta para conteúdos que chegam em grupos de WhatsApp por áudios que não têm identificação de quem fala, do local e da data de origem e da fonte das informações oferecidas , pedem compartilhamento indiscriminado, propagam ideias sem fundamento científico ou até mesmo bizarras. Esses elementos são comuns em materiais desinformativos (forjados com falsidades e mentiras), criados deliberadamente para enganar e causar medo.

Pessoas que receberem mensagens como essas, não devem compartilhá-las, e, sim, buscar verificação em veículos de checagem e outras fontes de informação credenciadas. 

Vale lembrar que mentiras sobre temas de saúde e vacinas são um dos conteúdos mais checados pelo Bereia desde sua fundação e observados, inclusive, em períodos eleitorais.

Referências:

Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2023/outubro/posso-tomar-bivalente-e-influenza-no-mesmo-dia 

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/determinadas-doencas-sao-mais-comuns-durante-o-verao-saiba-quais-sao-e-como-prevenir

Acesso 26-02-25

Boatos.Org

https://www.boatos.org/saude/estao-dando-vacina-bivalente-gripe-e-covid-para-matar-as-pessoas-em-2025.html Acesso 26-02-25

https://www.boatos.org/saude/vacina-bivalente-pfizer-aplicada-junto-vacina-da-gripe-matar-populacao-conta-medica-belo-horizonte.html Acesso 26-02-25

https://www.boatos.org/saude/brasil-esta-com-covid-19-em-alta-que-esta-sendo-escondida-por-causa-do-carnaval.html Acesso 26-02-25

Instituto Todos pela Saúde

https://www.itps.org.br/comunicacao/positividade-para-covid-19-cresce-sete-pontos-percentuais-em-um-mes-e-chega-a-24-a-poucos-dias-do-carnaval Acesso 26-02-25

Estado de S. Paulo

https://www.estadao.com.br/saude/positividade-para-covid-19-aumenta-a-poucos-dias-do-carnaval-indica-levantamento-nprm/ Acesso 26-02-25

Foto de capa: Camilo Jimenez/Unplash