Notícias sobre inauguração de templo dedicado a Lúcifer viralizam mas não informam

Depois de ter viralizado nas mídias sociais, a divulgação do lançamento de uma imagem de cinco metros de altura em culto a Lúcifer virou pauta nos principais veículos de imprensa do Brasil. Em 9 de agosto passado, Bereia teve acesso a matérias de mídias religiosas e seculares que noticiam a inauguração do que seria considerado “o maior santuário dedicado a Lúcifer no Brasil, localizado em Gravataí”, no Rio Grande do Sul. 

Imagem: reprodução/Pleno News

Imagem: reprodução/G1

Imagem: reprodução/UOL

Diversas mídias de notícias, como G1, Folha de São Paulo, CNN e UOL,  também deram destaque ao assunto, além de outros sites religiosos como o Gospel Prime, o Pleno News e perfis em mídias digitais. Especialistas questionam o apelo e a relevância dessa prática no Brasil, enquanto grupos religiosos expressam preocupações sobre o impacto desse movimento no cenário religioso nacional.

O local, que abriga uma estátua, mantido sob sigilo por questões de segurança, segundo as notícias, se propõe a ser espaço de rituais de “demonolatria” que pretendiam desmistificar a figura de Lúcifer. 

Ouvidos pelo UOL, os fundadores da  Nova Ordem de Lúcifer na Terra, a instituição proprietária da imagem, afirmam que o grupo  conta com cerca de 100 membros. 

A Nova Ordem de Lúcifer 

A imagem que gerou a polêmica nas mídias seria inaugurada em 13 de agosto passado pela Nova Ordem de Lúcifer na Terra, um grupo que define ter práticas que envolvem a adoração a Lúcifer. No entanto, os fundadores afirmam não terem conseguido realizar o evento, que seria interno para os participantes dos cultos, por terem sofrido “intolerância religiosa da Prefeitura de Gravataí”.

“É curioso que hoje, essa mesma data, na nossa cidade, está tendo numa área pública um movimento, uma movimentação de cristãos, e lá é permitido um espaço público, agora aqui, um espaço particular, privado, que não tem dinheiro público para nada, nós estamos sendo proibidos pela prefeitura, que entrou com uma ação e olha, espantem-se, multa de 50 mil reais se a gente fizer nossa inauguração hoje. A realidade é que isso se trata de um episódio de intolerância religiosa”,  diz Lukas de Bará da Rua, um dos fundadores da organização, em vídeo no Instagram, publicado em 16 de agosto.

Imagem: reprodução/Instagram

No perfil do Instagram, criado em fevereiro de 2024, a organização se apresenta como uma alternativa às religiões tradicionais, com proposta de uma visão diferente sobre figuras demoníacas, que são vistas por seus seguidores como símbolos de conhecimento e autoconhecimento.

Para a tradição cristã, “Lúcifer” é conhecido por ser o anjo caído. Dado como orgulhoso, Lúcifer decidiu que queria construir seu trono acima de Deus e convenceu cerca de um terço dos anjos de apoiá-lo. O exército dos rebeldes  acabou perdendo e, assim como aqueles que abraçaram a ideia do “anjo orgulhoso”, todos foram enviados para o inferno, para arder pela eternidade.

Ao Uol, os fundadores da ordem afirmam que a imagem representa “a dualidade entre carne e espírito”. Para eles, Lúcifer foi injustamente demonizado pela Igreja Católica, e o santuário pretende divulgar a imagem da entidade como “portadora da luz e do autoconhecimento”. Em publicações feitas nas mídias digitais, eles também explicam que Lúcifer representa “a luz e o equilíbrio das energias universais”. 

Imagem: reprodução/Instagram

“Lúcifer, na nossa visão, representa a luz do autoconhecimento. Não existe a ‘queda de Lúcifer’. Na verdade, temos uma interpretação diferente sobre as energias que equilibram o Universo”, explica Lukas de Bará da Rua.

“Não vemos necessidade de um livro escrito. Valorizamos a tradição e o conhecimento transmitido. No entanto, estamos finalizando a ‘Bíblia do Diabo Segundo a Corrente 72’, que será publicada em breve”, afirma Tatá Hélio de Astaroth, cofundador da Ordem, que no seu site oficial, se apresenta como o “Tatá do Amor”.

Imagem: reprodução/Instagram Tatá Hélio de Astaroth

Lukas de Bará da Rua mantém um site onde se apresenta como “Rei da Amarração Amorosa” e “Táta (sacerdote) de Quimbanda Independente”. Ele afirma trabalhar com Exús, Pomba Giras e Demônios e realizar diversos tipos de trabalhos espirituais. Com mais de 18 anos de experiência religiosa, especializou-se em rituais voltados para questões amorosas, incluindo “Adoçamento Amoroso”, “Afastamento de Rival” e “Brochamento”.

A Quimbanda é  uma prática religiosa afro-brasileira que lida com entidades conhecidas como Exús e Pomba Giras, frequentemente associadas a rituais de magia e espiritualidade que não seguem as normas do Candomblé ou da Umbanda. Praticada no no Rio Grande do Sul, adquiriu uma posição singular em comparação com outras regiões do Brasil.

A Nova Ordem de Lúcifer se conecta à “Quimbanda Independente”, prática declarada por  Lukas de Bará da Rua, um dos fundadores da Ordem, que se autodenomina “Táta de Quimbanda Independente”. Ao se denominar desta forma, os fundadores da Nova Ordem de Lúcifer sugerem se apropriar das bases da Quimbanda mas se distanciar das tradições desta expressão religiosa, que têm raízes afro-brasileiras. 

De acordo com estudos acadêmicos, como os publicados na Revista de Antropologia da USP, a Quimbanda é uma prática religiosa com uma base histórica sólida, profundamente enraizada em tradições religiosas afro-brasileiras. A versão praticada pela Nova Ordem de Lúcifer, no entanto, parece ser uma interpretação ou ressignificação dessa tradição, o que levanta questionamentos sobre sua autenticidade e conexão com a Quimbanda original.

Santuário interditado pela Justiça

 O grupo anunciou a inauguração do Santuário a Lúcifer, no perfil do Instagram, para o dia 13 de agosto, em Gravataí (RS). Por conta da repercussão, a Prefeitura local publicou uma nota com desmentido sobre boatos quanto ao uso de recursos públicos na construção do templo. Em nota oficial, publicada em 8 de agosto, a Prefeitura afirmou desconhecer qualquer iniciativa de criação do santuário.

Porém, a Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu a inauguração do espaço. A decisão da 4ª Vara Cível, em 13 de agosto,  atendeu a um pedido da Prefeitura local e determinou uma multa diária de R$50 mil caso a determinação seja descumprida. A suspensão foi motivada pela falta de regularização administrativa do templo, que não possui as licenças obrigatórias nem CNPJ. Embora a decisão reconheça o direito à liberdade religiosa, ressaltou a necessidade de cumprimento das exigências legais para o funcionamento de qualquer templo religioso.

Além disso, a Justiça acatou o argumento da Prefeitura sobre o risco à segurança pública, devido à grande repercussão do novo local e à localização isolada do templo, o que poderia dificultar a prestação de assistência pelo Poder Público em caso de incidentes.

Esse contexto jurídico expõe as tensões entre a liberdade de crença e o cumprimento das normas de segurança e regularização, elementos centrais para se entender a controvérsia em torno da inauguração desse santuário.

Apelo e relevância no Brasil

Apesar da ampla cobertura midiática, Bereia destaca o questionamento quanto à relevância de se noticiar a inauguração deste santuário. A Nova Ordem de Lúcifer se mostra uma organização de alcance limitado, com cerca de 100 participantes, cujas práticas e doutrinas foram desenvolvidas recentemente por seus próprios fundadores. Tais nuances não foram destacadas nas matérias checadas pelo Bereia. Além disso, o Satanismo tem pouca relevância no Brasil em termos de influência cultural e religiosa.

Estudos indicam que a maioria dos satanistas modernos são não teístas, e veem Satanás mais como um símbolo de rebelião e autoconhecimento do que como uma entidade sobrenatural. No Brasil, o Satanismo é, frequentemente, alvo de desinformação relacionada a destruição de reputações políticas, como  o Bereia já apontou, além da pouca expressão ou impacto significativo. 

O Satanismo tem pouca adesão e impacto social no país, conforme apontam estudos e especialistas. A maioria dos praticantes segue correntes que derivam de tradições internacionais, como o Satanismo Moderno e o Satanismo Tradicional, mas essas práticas são bastante marginalizadas e pouco expressivas.

Segundo a moderadora do Grupo de Estudos Satanismo Brasileiro Andreia Cardoso, a maioria dos grupos satanistas no Brasil adere a bases filosóficas importadas de outros países, e a prática é mais associada a uma forma de rebelião simbólica contra normas sociais dominantes do que a uma religião organizada com grande número de seguidores. 

A pesquisadora também destaca que o Satanismo é frequentemente mal compreendido, sendo muitas vezes associado erroneamente a práticas violentas ou depravadas, o que contribui para a sua marginalização.

Além disso,  os estudos ressaltam que o Satanismo no país é mitificado da mesma forma que as religiões de matriz africana são, “julgados como cultuadores de demônios, e acusados de realizarem trabalhos de magia negra, a ‘razão’ para a desgraça da vida de muitos”, diz Andreia Cardoso. 

****

Bereia avalia que as matérias publicadas sobre a inauguração do templo satanista em Gravataí (RS), com temáticas ligadas ao grupo, suas crenças e práticas, são imprecisas. O conteúdo não apresenta dados suficientes para justificar relevância na cobertura deste tema, deixando para os leitores a busca de informações sobre tais práticas no País. Além disso, como Bereia levantou, o Satanismo é um movimento que não tem relevância no Brasil. 

Esta combinação de fatores sugere que a importância atribuída a essa notícia por tantas mídias é desproporcional ao impacto do grupo Nova Ordem de Lúcifer no cenário religioso nacional, o que aponta para um sensacionalismo em relação a um tema de apelo sensível.

Bereia já checou várias matérias que mostram o uso do tema e como ele afeta pessoas, o que se torna fonte para intolerância religiosa – principalmente relacionada a religiões de matriz africana –  e política.

Referências de checagem:

Instagram.

https://www.instagram.com/novaordemdelucifernaterra/ Acesso em: 13 Ago 2024

https://www.instagram.com/tatahelio.com_/ Acesso em: 13 Ago 2024

https://www.instagram.com/reel/C-tUVXaOQZm/ Acesso em: 13 Ago 2024

https://www.instagram.com/reel/C-tmEg6Myyh/ Acesso em: 13 Ago 2024

Mestre Lukas. https://oreidaamarracaoamorosa.com/ Acesso em: 13 Ago 2024

UOL.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/08/12/santuario-dedicado-a-lucifer-com-estatua-de-5-metros-gera-polemica-no-rs.htm Acesso em: 13 Ago 2024

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/08/13/justica-suspende-inauguracao-de-santuario-no-rs-dedicado-a-lucifer.htm Acesso em: 13 Ago 2024

Artigo. O Enigma da quimbanda: formas de existência e de exposição de uma modalidade religiosa afro-brasileira no Rio Grande do Sul https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/186652/174790 Acesso em: 13 Ago 2024

Artigo. https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1193 Acesso em: 13 Ago 2024

Editora Fontenele. https://www.editorafontenele.com.br/loja-comprar-livro/ELES-ESTAO-AQUI!—Baseado-na-corrente-72-Religiao-e-Espiritualidade/62713440/livraria Acesso em: 13 Ago 2024

Prefeitura de Gravataí.

https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/nota-de-esclarecimento-templo-religioso Acesso em: 13 Ago 2024

https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/nota-templo-religioso Acesso em: 13 Ago 2024

TJ-RS. https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/justica-suspende-inauguracao-de-templo-religioso-por-falta-de-alvara-de-funcionamento/ Acesso em: 13 Ago 2024

 Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/05/padre-diz-em-missa-que-rio-grande-do-sul-abracou-a-bruxaria-e-o-satanismo.shtml Acesso em: 13 Ago 2024

BBC. https://www.bbc.com/portuguese/geral/2016/05/160508_diabo_vermelho_chifres_rb  Acesso em: 13 Ago 2024

***

Foto de capa: reprodução/Instagram