Quando comunicar é servir

* Publicado originalmente no jornal argentino Página 12. Traduzido por Magali Cunha.

Embora pudéssemos dizer que tudo é um ato comunicacional no ser humano – mesmo quando o silêncio de seus ditos e ações é a única coisa que aparentemente se nota – é o fato básico de poder fazer que nos define em toda a nossa própria história.

Isso junto com tudo que deriva do ato de se comunicar e que pode ser rapidamente inferido; perguntas como: quem comunica? Para quem você comunica o quê? Andam de mãos dadas com outras nem sempre tão óbvias: quem pode ou não comunicar? Quando podemos ou não podemos comunicar quais elementos de nossa cultura? E assim… sempre complicando o arco de análise cotidiana das questões, bem como a desconfiança metodológica necessária para poder distinguir que há além da superfície que se torna visível, audível, tangível.

Da WACC na América Latina (Associação Mundial para a Comunicação Cristã, World Association for Christian Communication, na sigla em Inglês), mais uma vez observamos com expectativa e esperança como um plano de governo em nossa região, em face do novo cenário de crise derivado de covid-19, levanta medidas que fazem da comunicação um paradigma de participação, para além das grandes multimídias que nos envolvem todos os dias.

O fato de o governo do atual presidente na Argentina Alberto Fernández, promover a partir de 2 de janeiro de 2021, o chamado Benefício Básico Universal Obrigatório para serviços móveis, fixos, Internet e televisão a cabo, tornando-os mais acessíveis às pessoas mais vulneráveis ​​em sociedade – beneficiárias do Bolsa-Família, Bolsa-Gravidez, bem como das suas filhas e filhos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos e membros do seu grupo familiar, beneficiários e beneficiários de Pensões Não-Contributivas que recebam rendimentos mensais brutos não superiores a dois salários mínimos vitais e móveis, bem como seus filhos e filhas; clubes de bairros e cidades registrados na lei 27.098, associações de bombeiros voluntários definidas na lei 25.054 entre outras e outras – coincide com uma importante linha de ação e pensamento que a WACC Global (com mais de 50 anos de trajetória pelo mundo), defende e apoia nas diferentes regiões do mundo e em particular a América Latina, um dos continentes mais violentos segundo a ONU em seus estudos de 2018, bem como entre os social e economicamente desiguais.

Continuamos a apoiar a partir da WACC na América Latina, os princípios que movem a comunicação de um espírito cristão, aberto e plural onde entendemos que:

  • A comunicação é um exercício espiritual na medida em que é um exercício transcendente de todo ser humano que cria significados “sagrados” entre os seres humanos em suas múltiplas formas de compreender e viver sua espiritualidade.
  • A comunicação aumenta a participação. O incentivo à comunicação é um ato com vontade política própria. Aqueles de nós que pretendem sociedades participantes e atuantes nas dinâmicas de mudança que têm de viver diariamente, devem possibilitar a comunicação em todos os seus espaços possíveis.
  • A comunicação promove liberdade e exige responsabilidade. Em tempos de tecnologia digital onde o “Cancelamento” de outras pessoas é utilizado como meio de controle e também de censura, é fundamental promover a liberdade de nos comunicarmos com base na premissa de não explorar essa liberdade para coibir a extensão de direitos aos setores mais vulneráveis.
  • A comunicação afirma a justiça e desafia a injustiça. Por fim, comunicar é deixar claro que para ser eficaz, deve-se considerar chegar onde a grande multimídia não chega (por opção política, por interesses próprios ou apenas por preguiça) e ser uma voz audível que gera incidência e define uma agenda comprometida com a vida dos outros.

Por tudo o que foi dito, afirmamos no início deste texto que comunicar é servir. Apesar do atípico 2021 que temos que atravessar, temos expectativas e esperanças de que este gesto feito lei aproxime a comunicação (em todo o seu sentido amplo) dos nossos povos latino-americanos.

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Foto de capa: Pixabay/Reprodução

Nossas vidas e comunidades como mecanismo de busca para o sentido da vida

Vamos começar nossa reflexão lendo duas passagens do evangelho de João – 1.35-39 e 1.40-43.

“No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.
Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “
Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.
Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem? ” Eles disseram: “Rabi”, ( que significa Mestre ), “onde estás hospedado? “
Respondeu ele: “Venham e verão”. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia.”

João 1:35 – 39 / NVI

João Batista, o profeta, indica e antecipa, nesta passagem, o que ver e procurar: o Cordeiro de Deus. A partir de sua formulação o compartilhamento de quem era Jesus começa a ser feito. João revela o que deve ser buscado.

Vamos fazer analogias digitais

O que são navegadores? Motores de busca? Mozilla, Chrome? O que os diferencia uns dos outros?

Se nossas igrejas fossem navegadores, motores de busca como o Mozilla e Chrome, que coisas poderiam ser pesquisadas por meio delas?

Suas músicas, mensagens, reuniões, encontros de oração, seus membros, etc. Mas isso não é suficiente. A pesquisa inicial deve fornecer ao interessado esclarecimentos que permitam que ele/ela continue interessado/a e atraído/a pelas informações encontradas.

Se imaginarmos que João foi o primeiro mecanismo de busca para entender o Reino, que referências poderiam ser encontradas através dele?

E se você fosse o mecanismo de busca por meio do qual as pessoas olhassem e analisassem Jesus, o que encontrariam?

E se sua igreja fosse analisada por alguém que tivesse buscando um lugar para se congregar ou entender mais sobre espiritualidade, que referências essa pessoa teria?

Agora vamos ler a segunda passagem: João 1: 40:43:

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.
O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” ( isto é, o Cristo ).
E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” ( que significa Pedro ).
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

João 1:40-43 / NVI

O que os discípulos descobrem assume um novo significado. Ele não é mais o Cordeiro de Deus, mas o Messias (Cristo). Ao compartilhar a novidade da inquietação procurada, eles descobrem outros significados que estão além do que podem entender e compartilhar naquele momento.

Por que isso? Porque essa operação básica de surpresa, de encontrar um novo significado depende de Deus e não de nós mesmos ou do potencial de nossas igrejas.

É importante que eu e você, bem como nossas comunidades, sejamos luz que clareia o caminho quando alguém faz a busca por meio de nós, mas, mais importante do que isso, é confiar que o Senhor abre portas e oferta um novo olhar quando as pessoas procuram algum sentido para a vida.

Vamos oferecer nosso amor e paixão por Jesus, na confiança de que Deus acrescenta novos elementos para aqueles/as que buscam Boas Novas.

PARA REFLETIRMOS

  1. Quando eu e você fazemos uma busca pelo evangelho e sua encarnação por meio das nossas próprias vidas e igrejas, o que, de fato, encontramos?
  2. Escolha uma situação no ambiente mais próximo, por exemplo, pessoas em situação de rua, e analise como os meios de comunicação as apresenta e qual a leitura que você mesmo/a faz delas.
  3. Como nos preparamos para ouvir e entender de maneira crítica e amorosa o que está acontecendo ao nosso redor?