Conteúdo sobre drogas em avião da Igreja do Evangelho Quadrangular segue circulando nas mídias sociais

No último 27 de maio, um avião de propriedade da Igreja do Evangelho Quadrangular foi apreendido no Aeroporto Internacional de Belém (PA), com uma carga de 290 quilos de skunk (uma forma concentrada de maconha). A operação realizada pela Polícia Federal (PF) resultou na prisão em flagrante de um indivíduo, por tráfico interestadual de drogas. A PF informou que a droga seria levada para a cidade de Petrolina, em Pernambuco. Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto mas foi alcançado e foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas.

Ainda de acordo com o relato da PF, a  droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto.  O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do preso.

A repercussão da notícia foi grande,  porque a imprensa apurou que o avião, com o prefixo PR-WYN, pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular, liderada, no Pará,  liderada pelo ex-deputado federal (PTB-PA) e pastor, secretário-executivo da Igreja, Josué Bengtson, tio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Segundo a Polícia Federal o pastor Bengtson e  seu filho, o também ex-deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA), atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará · coordenavam as movimentações da aeronave no Aeroporto Internacional de Belém.

Pai e filho declararam à PF não terem conhecimento de que a droga seria carregada no avião da igreja.   Ao G1 Pará, Paulo Bengtson afirmou que o avião é da igreja há três anos para transporte de pastores pelo estado. “Durante a pandemia, foi utilizado de forma intensa para o traslado de enfermos (coisa que ocorre até os dias de hoje)”, disse.

O secretário do governo do Estado do Pará afirmou que a aeronave já foi usada para “pequenos transportes de terceiros” por meio de “permutas de voos” mas é “a primeira vez que algo semelhante a esse caso acontece”. Paulo Bengtson também disse que a igreja aguarda a conclusão dessa investigação, na certeza da punição de todos os envolvidos.

PF já investigava o uso ilícito do avião

A Igreja do Evangelho Quadrangular distribuiu à imprensa uma nota, em29 de maio, na qual se posiciona sobre o caso:

A Igreja do Evangelho Quadrangular recebeu com surpresa a notícia do envolvimento do monomotor Bonanza, de sua propriedade, com carga não autorizada.

Ao tomar conhecimento, imediatamente, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado do Pará acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão de uma pessoa e apreendeu a carga.

É interesse da Igreja que tudo seja esclarecido e, portanto, reafirma o seu compromisso de colaborar com as investigações.

Atenciosamente,

Igreja do Evangelho Quadrangular

Por meio de sua conta no Instagram,  a senadora Damares Alves reforçou a nota da igreja, dizendo que a denúncia sobre a carga de drogas no avião foi feita pela própria Igreja Quadrangular. O site de notícias Metrópoles publicou a nota da assessoria da parlamentar em 29 de maio: “A senadora Damares Alves confirma que o ex-deputado federal Josué Bengston é seu tio. Sobre a operação realizada pela Polícia Federal em Belém, nesse final de semana, a senadora tomou conhecimento hoje pela manhã, através da imprensa. Damares Alves entrou em contato com a família e foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis”.

Damares ALves no plenário do Senado.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Entretanto, a jornalista Andréia Sadi afirmou ter procurado a PF para esclarecimento do assunto em 30 de maio: “Em nota, a corporação disse que a ‘ação foi realizada a partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF’”.

Andréia Sadi afirmou que a Polícia Federal não fez qualquer menção ao que afirmaram a Igreja Quadrangular e Damares Alves de que a direção da igreja é que teria acionado a instituição para denunciar o ocorrido. Ainda conforme apuração da jornalista, “já havia um acompanhamento da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da PF, pela movimentação suspeita com a aeronave, o que levou ao flagrante”.

Tio e padrinho político de Damares Alves

O pastor e ex-deputado federal Josué Bengtson, além de tio, é também padrinho político de Damares Alves.

A senadora foi consagrada pastora da Igreja Quadrangular pelo tio, nos anos 1980. Em 1999, ela entrou no mundo da política, quando passou a trabalhar como auxiliar parlamentar no gabinete de Bengtson, então eleito deputado federal pelo PTB-PA.

A família Bengtson tem histórico de envolvimento em situações ilícitas. O pastor Josué Bengtson perdeu o mandato na Câmara Federal e os direitos políticos por oito anos, em 2018, quando foi condenado pela Justiça Federal por enriquecimento ilícito em um esquema de desvios de recursos da saúde no Pará, caso conhecido como “Máfia das Ambulâncias”. O pastor ainda foi condenado a multa de R$ 150 mil.

Com o pai inelegível, um dos filhos, Paulo Bengtson, se candidatou em 2018 e foi eleito deputado federal também pelo PTB-PA. Durante o mandato, foi secretário da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), grupo que reúne, no Congresso, deputados e senadores da bancada ruralista. Ele não conseguiu se reeleger em 2022 e se tornou secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará.

Josué Bengston quando deputado federal. Foto: Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

Marcos Bengtson, outro filho do pastor Josué Bengtson, foi preso em 2010, acusado de ser o mandante do assassinato do sem-terra José Valmeristo Soares, o Caribé, em Santa Luzia (PA). Na época do assassinato, Marcos Bengtson era administrador da Fazenda Cambará, atualmente Acampamento Quintino Lira, terra pública possivelmente grilada pela família Bengtson, segundo o Observatório do Agronegócio no Brasil. A área já está georreferenciada para criação do assentamento.

Em 2014, após ação de reintegração de posse pedida pela família e negada pela Justiça, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou vistoria e demarcou a área. Dias depois, a demarcação foi destruída a mando do fazendeiro. As agressões aos sem-terra continuaram.  Há um requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em curso na Câmara Federal, para que Marcos Bengtson seja ouvido como testemunha.

Saiba mais sobre a Igreja [Pentecostal] do Evangelho Quadrangular, fundada no Brasil, em São João da Boa Vista, São Paulo, em 1951, por missionários dos EUA, aqui.

****

De acordo com a checagem, Bereia considera inconclusiva a notícia sobre o possível envolvimento da Igreja do Evangelho Quadrangular em Belém (PA) em transporte de drogas, uma vez que há uma investigação em cursopela Polícia Federal. As notícias sobre o avião apreendido com 290 kg de skunk, que pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular, bem como do envolvimento de seus líderes em ilícitos anteriores, oferecem conteúdos de substância informativa, mas não apresentam todos os elementos necessários para uma afirmação de que a igreja e/ou suas lideranças tenham um envolvimento neste caso.  Bereia conclama leitores e leitoras a pesquisarem sobre os desdobramentos desta situação e de quaisquer outra sob investigação antes de divulgarem qualquer afirmação acusatória a pessoas ou instituições.

Referências de checagem:

G1. https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2023/05/30/pf-ja-acompanhava-movimentacao-de-aviao-de-igreja-flagrado-com-290-kg-de-droga-no-para.ghtml. Acesso em 2 jun 2023

CNN. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-detem-uma-pessoa-e-apreende-290-kg-de-maconha-em-aviao-da-igreja-quadrangular/. Acesso em 5 jun 2023

O ESTADO DE SÃO PAULO. https://www.estadao.com.br/brasil/aviao-de-igreja-flagrado-com-290-quilos-de-maconha-no-para-policia-federal-investiga-o-crime-nprm/. Acesso em 2 jun 2023

GGN. https://jornalggn.com.br/noticia/familia-da-ministra-de-direitos-humanos-tem-historico-de-corrupcao-e-violencia/?fbclid=IwAR1_0YYBpoHuWzMIoz9Yqju4LqIKT6tSBz_YZkLsR6NY9sHVY6hYcpSQfOE. Acesso em 5 jun 2023

METRÓPOLES. https://www.metropoles.com/brasil/aviao-apreendido-com-290-kg-de-skunk-era-usado-pelo-tio-de-damares-alves. Acesso em 2 jun 2023

O GLOBO. https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/05/damares-se-manifesta-apos-pf-apreender-290-kg-de-maconha-em-aviao-da-igreja-de-seutio.ghtml?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=OGlobo. Acesso em 6 jun 2023

REVISTA FORUM. https://revistaforum.com.br/politica/2023/5/30/avio-de-tio-de-damares-com-290kg-de-skunk-no-teria-sido-denunciado-pela-igreja-136819.html . Acesso em 2 jun 2023

Instagram  https://www.instagram.com/p/Cs1hmtPO_pH/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D&fbclid=IwAR2v1rO4lfXO5RL1Pw-vlvlVH8qkMiVNYUsh-z7hGLC7-Oa_8g3tLR9wEc4. Acesso em 2 jun 2023

SBT News. https://www.sbtnews.com.br/noticia/policia/248600-pf-apreende-290kg-de-droga-em-aviao-de-igreja-no-para . Acesso em 5 jun 2023


Polícia Federal. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/05/policia-federal-apreende-carga-de-290kg-de-skunk Acesso em 12 jun 2023

*** Foto de capa: site da Polícia Federal