Do templo ao mercado: a expansão econômico-financeira da cultura evangélica no Brasil

Um mercado especializado, que vai além de produtos religiosos tradicionais tem sido impulsionado, nos últimos anos, pelo crescimento da população evangélica no Brasil. Condomínios residenciais, parques temáticos, bancos digitais e planos de saúde voltados exclusivamente a esse público revelam uma tendência: a consolidação de um setor econômico que une fé, consumo e identidade religiosa.Com propostas similares, as empresas têm propagado a manutenção de um ideal religioso personalizado através da fé comum. 

Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos já representam 26,9% da população brasileira. Essa representatividade tem atraído o interesse de setores empresariais que veem oportunidades de investimento em produtos e serviços voltados para esse grupo.

Entre os exemplos mais recentes está o Residencial Clube Manancial da Fé, primeiro condomínio com foco exclusivo no público evangélico, que ganhou destaque nas mídias de notícias em julho passado. Localizado em Nova Iguaçu (RJ), o projeto promete uma “morada edificada sobre os alicerces da tradição familiar”, diz o slogan estampado no website do empreendimento. O empresário responsável pelo condomínio Alcindo Plácido, declarou que seu objetivo é mostrar aos investidores “a força do setor evangélico” e o retorno financeiro possível ao atender esse segmento. 

Um dos slogans do empreendimento afirma: “Você não vai à Terra Santa, mas a Terra Santa vai até você”, em referência a elementos arquitetônicos e simbólicos inspirados em Israel, além disso, versículos bíblicos alusivos a áreas como quadras esportivas, ou piscinas, são utilizados para retratar as facilidades do local. 

Imagem: Extrato do jornal Folha de S. Paulo on line, publicado em 22 jul 2025

Para a revista Veja, Plácido afirmou que, embora o projeto tenha um apelo religioso evidente, parte das moradias estará aberta ao público em geral. Essa abertura é respaldada pelo artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal, que proíbe qualquer tipo de discriminação ao acesso a bens e serviços por crença religiosa.

Ainda na esfera do lazer, a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia anunciado, em 2024, a criação do parque temático Terra Prometida, voltado ao público cristão. Com 198,5 mil metros quadrados, o parque será construído em Santa Cruz, Zona Oeste carioca, e ocupará a sexta posição entre os parques erguidos na região desde 2021.

“Esse será um parque especial porque, além dos benefícios que trará para o meio ambiente e para a população, também será um espaço dedicado à propagação e ao exercício da fé. Um lugar de congregação, peregrinação e para realização de eventos religiosos, que fará bem ao corpo e à alma”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante o anúncio oficial.

Imagem: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro

Outro setor que aderiu à lógica da segmentação religiosa foi o bancário. O banco digital Clava Forte, fundado pelo pastor e cantor da Igreja Batista Lagoinha André Valadão, apresenta-se como uma solução financeira voltada ao público gospel. Com sede em Belo Horizonte (MG), o banco oferece serviços como crédito, cashback, planos funerários e seguros de vida. A esposa de André, Cassiane Montosa Pitelli Valadão, atua como diretora do banco.

Em seu site, o banco se apresenta com a missão de criar soluções financeiras personalizadas, oferecendo espaço para instituições religiosas e pastores. Entre os serviços estão financiamentos para apoiar igrejas em seus projetos, além de seguro de vida e planos funerários para líderes religiosos e suas famílias.

Imagem: Reprodução


O segmento fitness também ganhou versão religiosa. Em Curitiba (PR), foi inaugurado em junho de 2024 o estabelecimento esportivo Sou Mais Cristo, considerada a primeira academia cristã do Brasil. O espaço traz cruzes na decoração, uma sala de oração disponível aos alunos e treinos embalados por música gospel em vez das tradicionais batidas eletrônicas. Segundo o sócio-proprietário Patrick Baptista, a ideia nasceu após sua conversão à fé evangélica e busca oferecer um ambiente mais “familiar e acolhedor”, que já reúne mais de 400 frequentadores. A proposta viralizou nas redes sociais e deve se expandir em modelo de franquias a partir de 2025.

Imagem: Academia Sou Mais Cristo/Reprodução

Na área de relacionamentos, aplicativos como o Amor em Cristo seguem a mesma lógica de segmentação. Com uma proposta conservadora e tradicional, o app se propõe a unir casais cristãos, com funcionalidades similares a outras plataformas de encontros, como localização por proximidade e filtros personalizados.

Imagem: Reprodução da internet

O setor de saúde também aderiu a esta tendência gospel. A plataforma ACBI Saúde disponibiliza planos de saúde, seguros e serviços odontológicos voltados a fiéis e instituições religiosas, com um discurso de acolhimento e cuidado espiritual aliado ao físico.

Diante da multiplicação desses empreendimentos, especialistas analisam o que esse fenômeno representa no contexto religioso e sociocultural brasileiro.

Fenômeno não é novo, mas se atualiza

Para a editora-geral do Bereia e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) doutora em Comunicação Social Magali Cunha, a relação entre fé e mercado é antiga e ganha novos contornos com a consolidação da cultura gospel no Brasil. “Sempre houve produtos religiosos voltados para as pessoas de fé. Em relação a evangélicos, as lojas de produtos para este grupo sempre existiram – livros, camisetas, Bíblias, objetos simbólicos”. 

A pesquisadora explica que esse movimento se intensificou a partir dos anos 1990 e 2000, com a expansão do mercado fonográfico gospel e a emergência de um consumo simbólico voltado aos fiéis. “Quando a cultura gospel do show business se ampliou, começaram a surgir também produtos simbólicos diversos, como bares gospel, aparelhos eletrônicos gospel (como o celular da Nokia), cursos pré-vestibular gospel, grifes de roupas e calçados, cosméticos gospel, seguradoras e até sex shops com nomes como ‘Rosa de Sarom’”, ressalta. 

Para Cunha, o que se vê atualmente é uma nova fase desse fenômeno, com mais diversidade e alcance. “Com a cultura evangélica consolidada e expandida no Brasil, e o número de fiéis do segmento ampliado para 26,9% da população, conforme o Censo 2022, vemos uma atualização e uma expansão desta cultura mercadológica de bens e serviços com marca religiosa em nova versão — o que podemos chamar de ‘mercado gospel 2.0’. É a expansão do alcance da lógica mercadológica desta cultura religiosa”.

Lógica de consumo e pertença simbólica

Já a professora titular de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e doutora Karla Patriota, enxerga essa expansão como parte de um processo sociocultural mais amplo, onde fé e consumo caminham lado a lado.

“Vejo a expansão do ‘mercado gospel’ como resultado de um processo histórico de longa duração, sustentado por dinâmicas graduais e contínuas que integram práticas religiosas e lógicas de consumo num mesmo ecossistema simbólico. Nesse ambiente, produtos e serviços funcionam como dispositivos de pertença que atravessam múltiplos segmentos, conectando-se a repertórios de fé e estilos de vida.”

De acordo com a doutora em sociologia, essas iniciativas ajudam a consolidar identidades e criam novas formas de vivência religiosa no cotidiano. Ela também destaca os desafios que ainda persistem. “Persistem lacunas de representação e de alinhamento comunicacional que o próprio público identifica como relevantes. O desafio consiste em compreender as gramáticas de uso e os contratos de leitura que se estruturam nesses contextos, valorizando as mediações cotidianas que geram reconhecimento, legitimidade e sentido para um grupo que busca ver refletidas, no mercado, suas concepções identitárias e seu universo simbólico”, indica Karla Patriota.

É verdade que Fabiana Anastácio negou o risco de ser infectada pela COVID-19

A cantora gospel Fabiana Anastácio publicou “o coronavírus não atingirá a sua casa, porque quem guarda a sua casa é Jesus”

Na última quinta-feira, 04, o novo Coronavírus vitimou de forma fatal a cantora gospel Fabiana Anastácio. Ela era hipertensa e diabética, tendo falecido em São Paulo, após ficar uma semana internada em decorrência da Covid-19, segundo a página da artista no Facebook.

Último clipe lançado durante a internação da cantora

Natural de Santo André (SP), ela era filha de um pastor e de uma maestrina. Fabiana tinha 45 anos e era pastora da igreja evangélica Assembleia de Deus, no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. De acordo com matéria publicada em 08 de junho, no portal G1 , em 2008, uma apresentação de Fabiana na igreja Assembleia de Deus de Santo André viralizou e ela passou a ser conhecida em todo o Brasil pelos evangélicos. Em 2012, gravou seu primeiro CD intitulado: “Adorador 1″. Outros dois CD’s foram lançados posteriormente: “Adorador 2 – Além da Canção”, em 2015, e “Adorador 3 – Além das Circunstâncias”, em 2017.

Segundo matéria publicada no portal Hoje em Dia no dia 04 de junho, a cantora teria esperado por sete dias uma vaga na UTI em uma unidade pública.

Conforme anunciado na mídia social da cantora no dia 01 de junho, amigos, familiares e fãs se mobilizaram para custear as despesas por meio de uma campanha de arrecadação. 

De acordo com o site Correio Braziliense, em matéria publicada no dia 04 de junho, a campanha conseguiu angariar mais R$ 24 mil para ajudar no tratamento de Fabiana.

“Como igreja sabemos que quando uma parte do corpo perece, todo corpo sente a dor ou, pelo menos, deveria sentir. A dor não escolhe cor, nem raça, nem status ou condição… ela simplesmente surge e traz suas consequências. Nesse momento nossa amiga/pastora/cantora Fabiana Anastácio precisa da nossa ajuda para combater o COVID-19, ela está internada no hospital com todos os cuidados necessários, mas com um custo alto para a família, ainda mais nesse momento de recesso de agendas e claro, com algo que ninguém esperava. Estamos todos juntos nessa causa, #SomosTodosFabiana!”, dizia a campanha

Na já citada reportagem do Hoje em Dia, o esposo e pastor, Ruben Nascimento também foi testado positivo para Covid-19, mas se recuperou. Fabiana e Ruben estavam juntos há 21 anos e casados há 20, tendo gerado três filhos: Ruben Junior, 17 anos, Guilherme, 16 e Lucas, de 13.

De acordo com o marido, a doença evoluiu rápido para Fabiana. Segundo ele, no início, ela tinha sintomas de gripe e foi isolada em casa. Quando piorou, foi para um hospital, testou positivo e ficou internada. Ruben chegou a convocar uma campanha de oração e jejum na segunda-feira, 01.

Dois dias depois, uma nota oficial nas mídias sociais da cantora mostrava que havia a expectativa dela se recuperar.

“Ela continua na UTI do hospital aqui em São Paulo. Seu quadro geral ainda é estável, mas com um pouco de dificuldade pra respirar. Lembrando que essa dificuldade tem a ver com seu peso, ou seja, a recuperação toda tem a tendência de ser mais lenta por causa disso”, dizia o texto.

Contudo, a cantora gospel Fabiana Anastácio morreu na manhã desta quinta-feira, 04. A notícia foi confirmada na página oficial da artista, nas mídias sociais.

Na nota dizia: “Deus decidiu levar, nossa (Fabiana Anastacio Nascimento) para os seus braços. Obrigado a todos pelas orações, ao longo do dia será postado mais informações.

Te Adorarei, te adorarei, quando chegar aí no Céu te adorarei”.

A publicação contou com 191 mil interações, 41 mil comentários e 24 mil compartilhamentos. “Deus decidiu levar, nossa (Fabiana Anastácio Nascimento) para os seus braços. Obrigado a todos pelas orações, ao longo do dia será postado mais informações. Te Adorarei, te adorarei, quando chegar aí no Céu te adorarei”, dizia a legenda.

Ao G1, o Pastor Ruben Souza Nascimento, marido da cantora, afirmou que Fabiana deixa como lembrança para familiares e fãs o sorriso largo e contagiante que carregava e afirma que a cantora “cumpriu sua missão de levar fé e alegria para pessoas de todo o Brasil“.

Ela era muito bonita, muito alegre. Todo ambiente em que ela estava, era contaminado por alegria e simpatia. Ela cantava e palestrava em igrejas no Brasil inteiro e quem a conheceu sabia que era uma pessoa extraordinária”, disse  o p Pastor Ruben em entrevista ao G1 nesta segunda-feira, 08 de junho.

Na entrevista, Ruben ainda afirmou que a missão dele e da família agora é caminhar e, apesar da dor do luto, encontrar forças na fé para superar a perda. O pastor diz que a esposa cumpriu em vida uma importante missão.

Cantora publicou frase sobre o Coronavírus? 

Circula nas redes sociais uma frase que teria sido publicada pela cantora Fabiana Anastácio. A postagem, realizada em um perfil do Facebook no dia 05 de junho, salienta na legenda: “O negacionismo é que está matando a população”.

Reprodução/ Facebook

O Coletivo Bereia checou as mídias sociais da cantora, de onde a publicação teria surgido e constatou que a existência da frase é verdadeira e foi postada no Instagram de Fabiana Anastácio no dia 21 de março, período em que os governos se mobilizavam para implantar o sistema de isolamento social como forma de conter o avanço da doença no país. 

Cantora gravou áudio alertando sobre Covid-19 enquanto esteve internada?

Circula na internet um áudio atribuído à Fabiana Anastácio, no qual essa afirmaria que a doença não vê religião. Além disso, o áudio alerta os cristãos a ficarem em casa para não se exporem ao vírus.

Segundo a matéria do Boatos.org, diversas histórias falsas de pessoas gravando áudio antes de morrerem já circularam na internet. Outrossim, é perceptível o caráter vago e alarmista da mensagem, sem contar os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Todos esses pontos são indicativos de uma fake news.

Confira o áudio :

Mesmo que a mensagem tenha algo de verdadeiro, quando afirma que “a doença não vê religião”, além da sugestão positiva para “que fiquem casa”, o áudio não é da cantora Fabiana Anastácio. De acordo com a assessoria da cantora, Fabiana não teve acesso a nenhum tipo de dispositivo móvel enquanto permaneceu no hospital.

Por fim, Bereia checou que o áudio foi gravado pela missionária Maiara Machado, da Assembleia de Deus, da Bahia.

A própria missionária comentou o assunto em sua página no Facebook :

Agora sim!!! A postagem está correta!!

ÁUDIO QUE VAZOU DIZENDO SER A CANTORA FABIANA ANASTÁCIO ANTES DE MORRER!!

Obs: Não foi da cantora!! Entrem nesse canal e vejam!”

Pandemia e o racha entre os evangélicos no Brasil

Em entrevista para a BBC Brasil, o teólogo Kenner Terra afirma que “só de você estar considerando as recomendações da OMS já é quase como um ‘ato de resistência”.

Terra é pastor de uma igreja Batista, coordenador do Fórum Evangelho e Justiça no Espírito Santo e está entre os que defendem as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação da covid-19. Por isso, foi alvo de muitas críticas e comentários agressivos de outros evangélicos contrários ao isolamento.

As igrejas estão divididas. De um lado líderes que defendem o fim do isolamento, a manutenção dos templos abertos e os cultos presenciais — destes, alguns até entraram em disputa com o Ministério Público do Rio de Janeiro pelo direito de manter as igrejas abertas. Do outro lado, líderes que fecharam os templos, fazem cultos online e pedem que os fiéis orem em casa”, diz a matéria da BBC Brasil. 

Para Terra, essa divergência expõe uma divisão nesse grupo religioso que se acentuou durante os últimos anos, à medida que o presidente Jair Bolsonaro assumia uma “aura de autoridade religiosa”. Esses que minimizam a pandemia, continua Terra, “em geral, são grupos que se alinham com o projeto bolsonarista e o acompanham na forma de lidar com a pandemia”.

Já em matéria publicada em 14 de abril de 2020, a socióloga Rosana Pinheiro-Machado afirma que:

Nos últimos dias, pastores como Edir Macedo e Silas Malafaia têm feito um grande desserviço ao combate da epidemia, colocando-se contra o isolamento social e temendo o esvaziamento das igrejas, que é fonte de arrecadação de dízimo e também de formação de coesão social. Mais do que isso, multiplicam-se memes e vídeos no WhatsApp de pastores charlatões, dizendo que quem tem fé está imune, que a epidemia é coisa de satã, uma vingança divina. Também há aqueles que oferecem receitas de cura”.

A relação entre parte do público evangélico e Bolsonaro é de mão dupla. Como exemplo, há a fala de Bolsonaro, no Programa do Ratinho, onde esse se conecta com esses religiosos quando diz que a igreja às vezes é a única coisa que as pessoas têm. Além disso, ele também pediu jejum nacional para combater o vírus com a fé.

Em uma entrevista dada para a jornalista Patrícia Fachin, do Instituto Humanitas Unisinos, a socióloga Rosana Pinheiro-Machado afirma que “o que está em jogo é uma disputa por novos discursos, regimes de verdade e fontes de autoridade”. “São sistemas de pensamentos distintos. Um é baseado em evidência; outro, na autoridade da fé” [].

Conclusão

Bereia conclui ser verdadeira a informação de que a cantora gospel Fabiana Anastácio disse que o Coronavirus não atingirá a sua casa, porque quem guarda a sua casa é Jesus. A publicação está em sua própria página no Instagram. Por outro lado, o áudio atribuído à cantora é falso

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Referências de Checagem

Metropoles– Frase sobre Coronavirus – Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/pipocando/o-coronavirus-nao-atingira-sua-casa-disse-cantora-gospel-antes-de-morrer

Instagram de Fabiana Anastáciohttps://www.instagram.com/p/B9_v_KDA51b/ acessado em 09.06.20

BBC – Como a crise do coronavírus expõe racha entre evangélicos no Brasil – Disponível em : https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52313890

Intercept – Coronavírus: como as igrejas evangélicas estão se aproveitando da crise para ocupar o vácuo do estado  – https://theintercept.com/2020/04/14/coronavirus-igrejas-evangelicas/

Ihu – Esquerda e direita disputam regimes de verdade. Entrevista especial com Rosana Pinheiro-Machado Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/573311-esquerda-e-direita-disputam-a-verdade-entrevista-especial-com-rosana-pinheiro-machado

Boatos– Cantora gospel Fabiana Anastácio gravou áudio alertando sobre Covid-19 no hospital Disponível em: https://www.boatos.org/religiao/cantora-gospel-fabiana-anastacio-audio-covid-19-hospital.html

Áudio da missionária Maiara Machado alertando os cristãos contra o coronavírus –

Página do Facebook da missionária Maiara Machado

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