Antigo vídeo falso sobre suposta conta de Lula no Banco do Vaticano volta a circular
* Matéria atualizada em 14/02/2023 às 12:50 para acréscimo de informações
Voltou a circular nas mídias sociais um vídeo em tom de denúncia que afirma que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 250 milhões de euros depositados no Banco do Vaticano, cujo nome oficial é Istituto per le Opere di Religione (IOR) [Instituto para as Obras de Religião]. Leitores do Bereia enviaram solicitação de checagem a respeito.
A “denúncia” foi feita em 2019, por um suposto diácono da Igreja, Jorge Sonnante, e foi desmentida à época pela instituição financeira e pela Santa Sé. Além disso, não são apresentadas evidências que confirmem que homem que faz as supostas denúncias é, de fato, um diácono.
Em entrevista ao programa de TV boliviano “Ahora con Roxana”, ancorado pela jornalista Roxana Lizárraga, Sonnante teria citado Lula e outros presidentes e ex-presidentes da América Latina, afirmando que teriam contas milionárias no Banco do Vaticano. Também o site colombiano El Expediente publicou reportagem sobre os documentos que comprovariam essas contas, em 9 de janeiro de 2019.
No Brasil, o apresentador da TV Nossa Senhora de Fátima Emílio Carlos, diretor no Apostolado de Evangelização Nossa Senhora de Fátima, em Taubaté, no interior paulista, foi o responsável pelo vídeo que circulou nas mídias sociais com a falsa notícia. Ele usou um trecho da entrevista de Jorge Sonnante ao “Ahora con Roxana” para criar a desinformação que circulou no Facebook com mais de 140 mil compartilhamentos e, no Kwai, onde já tem mais de 35 mil visualizações.
Não há contas de presidentes latino-americanos no Banco do Vaticano
Já em 2019, a Agência Lupa fez uma análise das notícias que provou serem falsas: o então “diretor interino de imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti afirmou em entrevista coletiva para jornalistas que nenhum presidente ou ex-presidente latino-americano teve ou tem conta bancária no Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido popularmente como Banco do Vaticano. Além disso, os documentos apresentados como “provas” são forjados, como mostrou a plataforma de checagem ColombiaCheck”.
Em um comunicado oficial divulgado em 11 de janeiro de 2019, após a falsa denúncia ser divulgada pelo El Expediente, o diretor interino de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti disse ao site Vatican News: “Depois de verificar com as autoridades competentes, posso afirmar que
nenhuma das pessoas mencionadas no artigo de ‘El Expediente’ jamais teve uma conta bancária no IOR, nem a possui atualmente, nem possui assinaturas de delegados em nomes de terceiros, nem teria – devido às normas adotadas pelo Instituto – algum título para realizar alguma operação.
Os documentos apresentados como evidências são falsos. O IOR se reserva no direito de tomar medidas legais.”
O Vatican News mostra ainda na mesma matéria publicada em outubro de 2019, quem tem conta no IOR: “O Instituto para as Obras de Religião (IOR) possui 14.953 clientes, divididos da seguinte forma: Ordens religiosas (53%), dicastérios da Cúria Romana, escritórios da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano e nunciaturas apostólicas (12%), conferências episcopais, dioceses e paróquias (9%); entidades de direito canônico (8%), cardeais, bispos e clero (8%), funcionários e aposentados do Vaticano (8%); outros sujeitos, incluindo as fundações de direito canônico (2%)”.
A Agência Lupa informou ainda que a ColombiaCheck apontou uma série de inconsistências nas “provas” exibidas pelo El Expediente, como uma assinatura incluída digitalmente em um dos ‘documentos’ e trechos escritos em espanhol quando deveriam estar em italiano, entre outras incoerências. O banco não tem contas de pessoas físicas, mas apenas de instituições ligadas à Igreja Católica.
Com base em todas as checagens já feitas a respeito do tema, Bereia classifica como FALSA a notícia veiculada pelo vídeo que voltou a circular e faz acusações sem fundamento contra o atual presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que também já foi desmentido pelo próprio Vaticano.
Referências de checagem:
Aos Fatos. https://www.aosfatos.org/noticias/lula-nao-tem-conta-com-250-milhoes-de-euros-no-banco-do-vaticano/. Acesso em 10 fev 2023
Projeto Comprova. https://projetocomprova.com.br/publica%C3%A7%C3%B5es/lula-nao-tem-conta-no-banco-do-vaticano-falsa-denuncia-ja-foi-contestada-pela-instituicao/. Acesso em 10 fev 2023
Estadão verifica. https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/lula-250-milhoes-banco-vaticano/. Acesso em 10 fev 2023
Lupa. https://lupa.uol.com.br/jornalismo/2019/10/21/verificamos-lula-vaticano. Acesso em 10 fev 2023
Terra. https://www.terra.com.br/noticias/lula-nao-tem-conta-com-250-milhoes-de-euros-no-banco-do-vaticano,ea4ee62e85bc91c5a04a6e2e1b2795da5xdiv9uc.html. Acesso em 10 fev 2023
E-farsas. https://www.e-farsas.com/lula-possui-243-milhoes-de-euros-depositados-no-vaticano.html Acesso em 10 fev 2023.
Yahoo!Notícias. https://br.noticias.yahoo.com/e-falso-que-lula-tenha-uma-conta-no-banco-do-vaticano-184326403.html . Acesso em 10 fev 2023
LinkedIn. https://br.linkedin.com/in/em%C3%ADlio-carlos-8a75b1b4 Acesso em 10 fev 2023
Vatican News. https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-10/fake-news-presidentes-latino-americanos-conta-banco-ior.html Acesso em 14 fev 2023