Jornais geram desinformação com declaração de pastor sobre oração e milagres viralizada nas redes

* Matéria atualizada em 02/07/2024 às 08:00 para correção de informações

O portal de notícias Metrópoles publicou, em 19 de junho, matéria sobre a declaração de um pastor evangélico, que teria afirmado fazer uma mulher obesa emagrecer instantaneamente. O jornal também divulgou o trecho do vídeo, em que o líder religioso faz a declaração, no perfil oficial do veículo de comunicação no X, antigo Twitter, em 21 de junho.

O jornal DCM repercutiu o vídeo publicado pelo Metrópoles no X, em matéria em seu portal oficial, ainda em 21 de junho. O Globo também noticiou a viralização do vídeo com a declaração do pastor, em 20 de junho, sob o título: “Ozempic cristão? Pastor viraliza ao dizer que mulher perdeu 23kg após oração: ‘tiveram que segurar a saia dela para não cair’”. Bereia analisou o conteúdo gerado pela imprensa acerca do caso. 

Imagem: reprodução DCM

Declaração do pastor e redes digitais

O vídeo em questão é um extrato de entrevista do pastor Célio Rosa da Silva ao programa POD Acreditar, transmitido pelo canal da baixada cuiabana (MT), TV Capital, e apresentado por Michelly Alencar, em 4 de maio último. Na entrevista, o pastor relatou suas experiências espirituais, incluindo alguns milagres realizados, segundo ele. 

O  recorte da gravação da entrevista com o pastor Célio Rosa viralizou nas redes digitais, em 19 de junho, com as afirmações do pastor sobre situações em que suas orações resultaram no emagrecimento imediato de duas fiéis com quadro de obesidade.

Imagem: reprodução YouTube

Célio Rosa conta dois casos em que ele teria curado a obesidade de forma instantânea. “A filha do pastor tinha um problema de obesidade. Quando eu orei por ela, tiveram que segurar a saia dela, porque senão a saia caía”. Indagado pela entrevistadora, o pastor confirmou que o emagrecimento foi “na hora”.

No segundo caso, Célio Rosa diz: “Em Maringá, eu orei para (sic) uma mulher que emagreceu 23Kg na hora. Eu estou falando para você, eu já vi coisas nesses trinta anos”. A apresentadora chega a rir do “milagre do emagrecimento”, mas não contesta os relatos. 

Depois de viralizado, o recorte também foi publicado na página oficial da igreja Ministério Pescador Sal para Terra no TikTok, e alcançou mais de três mil visualizações.

Imagem: reprodução TikTok

Pastor Célio Rosa e Ministério O Pescador Sal da Terra

De acordo com texto publicado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Célio Rosa da Silva passou a atuar como pastor em 1997, quando fundou o Ministério Sal da Terra, em Rondonópolis (MT). A informação foi divulgada pelo site, em 2010, em meio ao pedido apresentado pelo então deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR), para conceder título de cidadania matogrossense ao pastor.

O texto aponta ainda que o líder religioso se estabeleceu como pescador profissional em Rondonópolis, em 1981, função que exerceu até 1999. Segundo a ALMT, Célio Rosa é natural de Ivolândia (GO).

Imagem: reprodução portal da ALMT

Conforme contou na entrevista ao POD Acreditar, antes de se dedicar às pregações, ele era um pescador de origem humilde, sem eletrodomésticos em casa e analfabeto. Um dos milagres a que faz referência teria acontecido com ele mesmo, aos sete meses de idade, quando a mãe o teria deixado aos cuidados de um irmão ainda mais novo:

 “Eu morri, literalmente. Eu engasguei e quando minha mãe chegou em casa eu estava morto (…) eu não tinha respiração”, relatou.   

Ao longo da entrevista, Célio Rosa conta outros milagres por ele realizados, como a cura do câncer. “Na Suíça (…) eu chegava para a pessoa [com câncer] e falava ‘em nome de Jesus, joga esse câncer aqui dentro’, e a pessoa vomitava o câncer ali dentro”.

Imagem: reprodução YouTube

O pastor também conta sobre um caso de ressurreição. Na ocasião, Célio Rosa teria conhecido uma mulher grávida que perdeu o filho antes do nascimento e passaria pelos procedimentos médicos para retirada do feto, morto havia quatro dias. Antes que a mulher desse entrada no hospital, Rosa teria feito a criança voltar à vida, mesmo após atestados médicos de morte.

A lista de milagres operados por intermédio do pastor Célio Rosa, segundo ele,  é longa. Além da cura da obesidade, da cura do câncer e da ressurreição, o pastor relata casos como o de um cego que teria voltado a enxergar, um paralítico que teria voltado a andar e a cura de uma lesão óssea em uma idosa.

No Instagram, o pastor publica conteúdos de pregações e milagres que teria realizado. A origem pobre contrasta com os discursos de prosperidade, frequentes em seus discursos atuais. Em 27 de abril, o pastor publicou um vídeo em que promove sua imagem em um telão na Times Square, um dos principais centros comerciais de Nova York, nos Estados Unidos.

Imagem: reprodução Instagram

Repercussão da declaração pela imprensa

A matéria publicada pelo Metrópole, com o título “Pastor diz que fez mulher obesa emagrecer “na hora” com oração. Vídeo”, noticia a viralização do discurso do pastor, identifica o líder religioso, reproduz as falas de Célio Rosa e ressalta que o pastor não apresentou provas de suas afirmações. 

Com uma chamada apelativa, o jornal O Globo fez associação do feito declarado pelo pastor com o remédio Ozempic. O medicamento injetável foi desenvolvido para diabetes, mas também é utilizado por algumas pessoas que desejam perder peso para inibição de apetite, apesar de não haver indicação médica oficial para tal uso. Nos últimos meses o remédio foi razão de alguns debates públicos no Brasil. O texto segue o mesmo caminho do Metrópole, mas aproveitou o assunto para tratar do tema da obesidade, com a apresentação de alguns dados. 

Imagem: reprodução O Globo

Já  a publicação do jornal DCM (Diário do Centro do Mundo), traz um título que não atribui a oração milagrosa diretamente ao pastor. Apesar de explicar a origem da informação e identificar o líder religioso, apresenta os casos citados pelo pastor como um único caso, e direciona o leitor para a publicação do trecho de vídeo feita pelo Metrópoles no antigo Twitter. 

Críticas à cobertura enviesada 

Bereia ouviu profissionais de saúde para compreender os efeitos deste tipo de informação sobre o público.  A psicóloga Márcia Guinâncio explica que ao apresentar apenas o trecho com a fala do pastor sobre milagres, os veículos de imprensa ignoraram o valor da oração para o cristão. Segundo ela, a oração possibilita a conexão com o sagrado e a espiritualidade. “A matéria gera desinformação para o próprio cristão, ao sustentar a cura milagrosa da obesidade e, ao mesmo tempo, alimenta uma visão distorcida sobre evangélicos, sua fé e o valor da oração como forma de aproximação com Deus”, afirma Guinâncio. 

Em sua interpretação, a enfermeira, mestre em educação e doutora em Ciências da Saúde Janize Maia, as matérias foram produzidas de “forma sarcástica, sem uma preocupação com a qualidade da informação passada e o que estava sendo propagado, justamente por não acreditarem no que estavam divulgando, ou seja, foram parciais demonstrando a sua incredulidade no conteúdo”. 

Maia destacou ainda que da forma como as notícias foram veiculadas, o impacto tem sido significativamente negativo sobre as pessoas com problemas de saúde, e expõe, inclusive, as pessoas que se denominam evangélicas e que vivem uma espiritualidade sadia.

Imagem: reprodução Metrópoles

Já o pastor batista Irenio Chaves, identificou “uma certa dose de ironia” na abordagem dos textos noticiosos. “É difícil vencer a obesidade. A busca de soluções fáceis tem sido procurada por várias pessoas, com dietas mágicas, emagrecimento sem esforço e até procedimentos estéticos. O lado da ironia é que o milagre religioso seria mais uma dessas fórmulas mágicas e fantasiosas”, explica Chaves.

No entanto, o pastor alerta que é preciso ter um olhar crítico sobre a atuação de religiosos que vendem a imagem de poder, de unção e de capacidade espiritual por conta dos milagres anunciados. “Num país em que a população padece com a dificuldade de acesso aos recursos de saúde pública, ainda mais num tempo em que há um crescente movimento para se negar a ciência, essa atitude transforma a religião num verdadeiro mercado de milagres”, reforça.

Márcia Guinâncio aponta também para o fato que não contextualizar ou problematizar questões ligadas à obesidade nestes tipos de conteúdo, reforça diversos preconceitos. “Conceitos como obesidade e excesso de peso nos remete à preocupação com aquilo que entendemos como ‘ter saúde’, que pode se modificar em virtude de constantes pesquisas, e com o que em cada tempo histórico se estabelece como o corpo desejado. Não corresponder ao estabelecido, ao padrão, impulsiona preconceitos, que afetam a autoestima das pessoas, que não se enquadram no modelo ‘ideal’ de corpo”.

Bereia alerta para que leitores e leitoras invistam no consumo de conteúdos que apresentem apuração suficiente para contextualizar sobre as circunstâncias em que os fatos ocorreram. Nenhuma das matérias publicadas ofereceu detalhes sobre as declarações, versões ou mesmo crença do pastor e das fiéis. Possíveis testemunhas,demais pessoas envolvidas nos casos e especialistas sobre religião e saúde não foram ouvidas para o propósito de informar. As publicações foram feitas em momento na qual lideranças evangélicas estiveram em evidência no noticiário político, conjuntura que se faz propícia para compartilhamentos em redes digitais sobre o segmento religioso, e gerar visibilidade para os portais de notícias. 

Referências de checagem:

O Globo

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/06/20/ozempic-cristao-pastor-viraliza-ao-dizer-que-mulher-perdeu-23kg-apos-oracao-tiveram-que-segurar-a-saia-dela-para-nao-cair.ghtml Acesso em: 23 jun 2024

X – Metrópoles

https://x.com/Metropoles/status/1804027719610515504 Acesso em: 23 jun 2024

Instagram

https://www.instagram.com/celiorosaopescador/ Acesso em: 23 jun 2024

https://www.instagram.com/opescadorsaldaterra/ Acesso em: 23 jun 2024

Diário do Centro do Mundo

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-mulher-orou-e-por-isso-perdeu-23kg-garante-pastor/ Acesso em: 23 jun 2024

YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=RqzRqu-__yY&ab_channel=PODAcreditar Acesso em: 23 jun 2024

TikTok

https://www.tiktok.com/@opescadorsaldaterra/video/7377845037905759494?lang=pt-BR Acesso em: 24 jun 2024

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

https://www.al.mt.gov.br/midia/texto/pastor-da-igreja-sal-da-terra-sera-homenageado-na-al/visualizar Acesso em: 26 jun 2024

Montagem em vídeo sustenta pânico sobre perseguição a igrejas com base em entrevista de ex-presidente do PT

Na primeira semana do período pós-eleitoral passou a circular, especialmente pelo Twitter e pelo WhatsApp, um vídeo de dois minutos em que o ex-deputado federal e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino, em entrevista, explicaria como partido irá “combater” e “confrontar” as igrejas.

Imagem: reprodução do canal “Católicos de Verdade” no YouTube

Imagem: reprodução do canal “Melodia News” no YouTube

O conteúdo foi transformado em matéria de sites de notícias ligados à extrema-direita política como o evangélico Pleno News e a revista Oeste, sob os títulos: “José Genoino promete retaliação contra igrejas no governo do PT” e “Genoino revela plano do PT para ‘confrontar’ igrejas evangélicas”. 

A origem do vídeo

O vídeo com a entrevista de José Genoino é um extrato da participação do político no  programa Sabadão, do Diário do Centro do Mundo (DCM), transmitido pelo Youtube. O programa teve a duração de três horas e Genoino foi entrevistado pelo jornalista Kiko Nogueira e pela advogada Sara Vivacqua  por uma hora e 55 minutos de duração. A entrevista versou sobre uma avaliação do político do processo eleitoral concluído em 30 de outubro. 

Por volta dos 50 minutos de entrevista, Nogueira e Vivacqua questionaram José Genoino sobre o sentimento de ódio disseminado durante e depois das eleições contra o candidato Lula (PT), seu partido e as esquerdas. Para isso, fizeram uso de um vídeo que mostra um pastor batista falando do púlpito contra membros da igreja que votaram no PT e contra pessoas do Nordeste que ajudaram a derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL). A partir desse caso os entrevistadores perguntaram qual deve ser a política do novo governo em relação às igrejas orientadas pela extrema-direita e se haverá alguma postura diferenciada sobre impostos. A contextualização dos entrevistados tem a duração de três minutos e a resposta do ex-presidente do PT dura dois minutos.

Na resposta, Genoino não fala em nome do PT sobre qualquer plano do partido para retaliar ou confrontar igrejas no Brasil. O ex-parlamentar inicia com a afirmação de que é preciso tratar “institucionalmente, com muita habilidade” para não haver acusações de que se está perseguindo as igrejas. 

Para Genoino é preciso abordar o tema de maneira equilibrada e começar com a mudança do sistema tributário pois “não só as igrejas que não pagam imposto no Brasil, os meios de comunicação também (…), [com] as isenções, o papel, rádio”. A partir disto o ex-presidente do PT afirma: “é preciso fazer uma reforma agrária no ar para depois fazer na terra (…) e colocar num conjunto mais amplo porque senão vão dizer que a gente está perseguindo as igrejas, numa guerra santa (…) portanto temos que ter cuidado, o que vai exigir uma habilidade muito grande”.

Genoino considerou ainda que a medida que se vão criando melhorias nas condições de vida se vai formando uma “massa crítica a este fundamentalismo, estas figuras toscas, a estas figuras fundamentalistas”, referindo-se a líderes religiosos como o pastor batista do vídeo apresentado. Para o político, será preciso uma batalha no campo das ideias com muito cuidado para não ser vítimas do que “eles mesmos pregam que é o maniqueísmo”. Nesse sentido, ele afirma ser fundamental que se organize pela base, como foi no segundo turno das eleições, quando as igrejas tiveram “limitação política para atuar” porque foram organizados coletivos de religiosos que apoiaram Lula e foram realizados atos com religiosos em cidades. Genoino destacou ainda que há lideranças religiosas que atuam nos meios de comunicação e “prestam péssimo serviço com este tipo de coisa” (referindo-se ao vídeo exibido com o pastor batista), por isso será preciso “ver o melhor caminho para enfrentar”.

Montagem grosseira

O vídeo que circula nas redes para reacender o pânico da perseguição às igrejas, tema frequente de falsidades checadas pelo Bereia, tem a duração de dois minutos e é uma montagem do total de cinco minutos em que o tema foi tratado na entrevista. Os cortes grosseiros incluem trechos das questões dos entrevistadores sobre o relacionamento com as igrejas e outros da resposta de José Genoino, com a exclusão do contexto exposto com o vídeo do pastor batista de Piabetá (RJ). As falas foram selecionadas para dar o tom do suposto combate às igrejas.

O Pleno News chegou a usar um subtítulo na pequena matéria: “Ele fala em combater os evangélicos no campo das ideias e acabar com ‘figuras toscas fundamentalistas”.

***

Bereia avalia como enganosas a montagem em vídeo com trechos da entrevista de José Genoino ao programa Sabadão do DCM e as matérias publicadas sobre ele.  Tais conteúdos compõem o acervo de material desinformativo criado com o objetivo de manter o pânico entre fiéis cristãos no tocante ao tema da perseguição a igrejas que permeou toda a campanha eleitoral de 2022.

Referências de checagem:

Pleno News. https://pleno.news/brasil/jose-genoino-promete-retaliacao-contra-igrejas-no-governo-do-pt.html?fbclid=IwAR2e8dfPE7bOwJUU37-uxwTmQYjQyN4uL5Tgh8g4MixafnlZyHn0UXyE0I8 Acesso em:  12 nov 2022

Revista Oeste. https://revistaoeste.com/politica/genoino-revela-plano-do-pt-para-confrontar-igrejas-evangelicas/?fbclid=IwAR0QK1mIkOc_NcIk09gnc30mwwvdwWrfBJGggvnqDiwFXLze_D5VuzW95nE Acesso em: 12 nov 2022

YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Dk7OfasAQ0w Acesso em:  14 nov 2022

***

Imagem de capa: frame de vídeo no YouTube

Criador da Marcha Para Jesus, Estevam Hernandes foi preso com dólares na Bíblia

* Matéria atualizada às 19:40 para correção de referência de checagem

Bereia recebeu pedido de checagem da notícia dada pelo site de notícias Diário do Centro do Mundo em 9 de julho, que informou sobre a realização da Marcha Para Jesus/2022, em São Paulo, e disse que o criador do evento no Brasil, bispo da Igreja Renascer em Cristo,  Estevam Hernandes, foi preso em 2007 por tentar entrar em Miami com dólares não declarados, escondidos na Bíblia.

O site publicou: “no dia 14 de janeiro de 2007, a caminho de Miami, Sônia, Estevam, dois filhos e três netos embarcaram na primeira classe de um voo levando US$ 56.467 em dinheiro. Ao pousar, tentaram passar pela alfândega americana sem declarar o valor. Acabaram presos, admitiram a culpa e cumpriram pena de reclusão em regime fechado e semi-aberto”.

A Revista Fórum também publicou sobre o tema e informou que Estevam Hernandes e a esposa Sônia foram condenados e ficaram presos nos EUA por tentarem entrar com dinheiro não declarado. “Estevam e sua esposa, a bispa Sônia, foram presos e condenados nos Estados Unidos quando tentaram, em 2007, ir para Miami com mais de 56 mil dólares não declarados.  Parte, por ironia, escondida numa Bíblia”.

Também a revista Carta Capital  declarou que “na época do crime internacional, em 2007, Estevam e Sônia Hernandes foram condenados a 140 dias de cadeia, outros cinco meses em prisão domiciliar e dois anos de liberdade vigiada […]. No Brasil, já foram acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato, mas acabaram absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal em 2012”.  

O boletim jurídico ConJur também noticiou o fato em agosto de 2007, quando o casal Hernandes  recebeu sentença pelo crime: “O casal de bispos da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, deve cumprir cinco meses de prisão em regime fechado e mais cinco meses de prisão domiciliar nos Estados Unidos. A sentença foi proferida, nesta sexta-feira (17), pelo juiz Federico Moreno do Tribunal Federal do Sul da Flórida”.   

O caso foi notícia de destaque na grande imprensa da época. O casal chegou a aparecer por vídeo na Marcha pra Jesus de 2007 e 2008, porque cumpria prisão domiciliar nos EUA, e por isso não pode viajar para estar no evento no Brasil. Sonia Hernandes foi enviada no dia 21 de janeiro de 2008 para prisão em Talhahasee, na Flórida, EUA, onde cumpriu pena intercalada à do marido, Estevam Hernandes que ficou preso “do início de agosto até o dia 29 de dezembro de 2007. Eles foram condenados a cumprir cerca de cinco meses de prisão em regime fechado e mais cinco meses de prisão domiciliar nos Estados Unidos”, conforme noticiou o site G1, à época.

Outros problemas com a Justiça

Este não foi o único problema da Igreja Renascer em Cristo e de seus líderes com a justiça. Também em 2007, Estevam e Sônia Hernandes  foram denunciados pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal de São Paulo, acusados de “sonegação de Imposto de Renda, PIS e contribuições sociais da empresa RGC Produções. A denúncia foi recebida pelo juiz Hélio Egydio Nogueira, da 9ª Vara Federal Criminal de São Paulo. O casal consta como administrador da empresa RGC Produções Ltda. O argumento do MPF é o de que, em 1998, Sônia e Estevam Hernandes omitiram de sua declaração fiscal depósitos bancários de origem não comprovada, reduziram o valor de tributos a serem pagos no IR de pessoa jurídica, do PIS e das contribuições sociais da companhia.

A Marcha em 2022

No início de julho os organizadores da Marcha para Jesus – 2022, em São Paulo, reuniram milhares de seguidores  para mais um evento que apresenta artistas famosos da música gospel no Brasil, além da caminhada com orações e discursos políticos. No palco estavam líderes evangélicos e o criador e presidente do evento no Brasil, o apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo. O presidente Jair Bolsonaro esteve mais uma vez presente e fez discurso na abertura.

Os participantes da Marcha percorreram cerca de 3,5 km em caminhada até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na Zona Norte da capital. A Marcha Para Jesus completou 30 anos e voltou a ser presencial depois da interrupção em 2020 por causa da pandemia da Covid-19.

Data Oficial

A Marcha para Jesus já é reconhecida como data oficial no calendário de celebrações no Brasil, e em 2009 o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 12025 de 03/09/2009, que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus e determinou que o evento deveria acontecer anualmente, no primeiro sábado 60 dias após o feriado de Páscoa.

A Marcha para Jesus também tem sido tema de vários trabalhos acadêmicos que objetivam estudos sociológicos e antropológicos sobre as igrejas evangélicas no Brasil e sua atuação política, a partir do evento que ganhou visibilidade nos últimos 30 anos. 

Um artigo publicado em 2014 pela antropóloga Raquel Sant’Ana apresenta dados sobre a origem da Marcha para Jesus em Londres, no Reino Unido: “A Marcha para Jesus é herdeira direta da City March, realizada em Londres em 1987, em resposta às diferentes formas de manifestação a que os grupos descontentes com o governo Thatcher, especialmente os de juventude, herdeiros da “contracultura” estavam vinculados”. 

Conforme a doutoranda, “A March for Jesus, como passou a ser chamada, se tornou um evento internacional, realizado em mais de uma centena de cidades de todo o mundo”. Segundo Sant’Ana, a versão brasileira da Marcha para Jesus, diferente da marcha em outros países, que procura unir protestantes e católicos, aqui “passa a ser realizada em 1993 através de esforços da Igreja Renascer em Cristo, que busca uma maior visibilidade aos ‘evangélicos’ no país”.

O artigo mostra que “o centro do evento, desde seu surgimento, era a utilização da música como forma privilegiada para o evangelismo, extrapolando ‘as paredes dos templos’[…]”, e que no Brasil, a Marcha para Jesus foi articulada com importantes setores da indústria fonográfica                A Igreja Renascer em Cristo teve importante papel na “formulação do que veio a ser chamado de música gospel no Brasil, termo que foi inclusive patenteado pela bispa Sônia Hernandes, líder dessa denominação”. 

Sant’Ana faz uma análise da questão do exorcismo presente nos cultos de igrejas pentecostais e neopentecostais que participam da Marcha para Jesus no Brasil e afirma que “em lugar de exorcismos que combatem a ‘possessão’ individual com técnicas que incluem um repertório imagético da violência urbana transformada em espetáculo da mídia, a Marcha produz uma espécie de exorcismo da cidade” utilizando-se do modelo de megashow.

O artigo cita o crescimento quantitativo e qualitativo da Igreja Evangélica no Brasil, nas últimas décadas, que foi acompanhado de “grandes transformações também nos modos de atuação evangélica no espaço público”. Em sua análise a antropóloga afirma que “o crescimento pentecostal e neopentecostal teria influenciado de maneira marcante as demais denominações, tanto no modo de ocupar a política institucional quanto na produção midiática”.  Sant’Ana traz então a questão levantada por outros pesquisadores sobre a possibilidade de existir um modo evangélico de fazer política apontando uma disposição para que “a prática de estimular votos em candidatos apoiados pela denominação, por exemplo, uma marca da entrada da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na política institucional, influenciasse a maneira de lidar com a política parlamentar das demais denominações”.

***

Bereia conclui que é verdadeiro que o criador da Marcha Pra Jesus e bispo da Igreja Renascer em Cristo, Estevam Hernandes, foi preso em 2007 por tentar entrar em Miami com dólares não declarados, escondidos na Bíblia.  

Referências de checagem:

Carta Capital. https://www.cartacapital.com.br/politica/casal-de-pastores-amigo-de-bolsonaro-ja-foi-preso-com-dolares-na-biblia/. Acesso em 23 jul 2022

Conjur.

https://www.conjur.com.br/2007-ago-17/casal_renascer_condenado_prisao_eua. Acesso em 27 jul 2022

https://www.conjur.com.br/2007-abr-09/justica_aceita_denuncia_casal_renascer

Diário das Leis. https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/212165-dia-nacional-da-marcha-para-jesus-institui-o-dia-nacional-da-marcha-para-jesus.html

Diário do Centro do Mundo. https://www.diariodocentrodomundo.com.br/criador-da-marcha-para-jesus-pastor-amigo-de-bolsonaro-foi-preso-com-dolares-na-biblia/?fbclid=IwAR10wugvvzp3K6tqGpoRE7mR1p_Rl5EubdRzrGW2IoABc2lpCPrAzudxK_s. Acesso em 15 jul 2022

G1.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/07/09/marcha-para-jesus-reune-milhares-de-fieis-em-sao-paulo-neste-sabado.ghtml. Acesso em 26 jul 2022

https://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1291943-5601,00-LULA+SANCIONA+LEI+QUE+CRIA+O+DIA+DA+MARCHA+PARA+JESUS.html. Acesso em 26 jul 2022

https://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL533422-5605,00-APOSTOLO+HERNANDES+NAO+CITA+PRISAO+DURANTE+MARCHA+PARA+JESUS.html. Acesso em 02 ago 2022

Revista Fórum. https://revistaforum.com.br/brasil/2017/6/15/pastor-que-foi-preso-nos-eua-abre-marcha-para-jesus-pregando-contra-corrupo-21335.html. Acesso em 27 jul 2022

Marcha pra Jesus. https://www.marchaparajesus.com.br/ Acesso em 26 jul 2022 

O Som da Marcha: evangélicos e espaço público na Marcha para Jesus. Raquel Sant’Ana. Museu Nacional/UFRJ – Rio de Janeiro Rio de Janeiro – Brasil.  https://www.scielo.br/j/rs/a/qpg6SH3RX3sQ9yGChY74jjr/?lang=pt&format=pdf Acesso em 26 jul 2022 

***

Foto de capa: frame de vídeo no YouTube