Pastor ligado à Assembleia de Deus é preso em operação por falsificação, lavagem e contrabando

Em mega-operação deflagrada em 15 de junho, a Polícia Civil do Estado de Goiás prendeu, temporariamente, o pastor Marcus Cesar Pereira da Silva e mais nove pessoas suspeitas por crimes relacionados à falsificação de agrotóxicos, lavagem de dinheiro e contrabando. Além da prisão, foi apreendida uma aeronave, avaliada em aproximadamente R$ 10 milhões. 

A operação que levou à prisão do religioso foi batizada de Hananias, em referência ao falso profeta descrito no livro bíblico Jeremias, capitulo 28, pois, de acordo com Polícia Civil “foi identificado que um pastor possuía atuação consistente na associação criminosa, o que resultou em transferências milionárias para contas bancárias de sua empresa com o propósito de esconder valores da prática deste comércio ilegal e de outros delitos que serão analisados”.

​​

Foto: Magno Leão/SSP-GO e Divulgação/PCGO

A notícia circulou rapidamente pelas mídias sociais, mas gerou questionamentos, pois, em nota oficial, a Polícia Civil não divulgou os nomes dos envolvidos, apenas a designação religiosa de um dos suspeitos. Bereia, então, investigou o caso e chegou até o nome de Marcus Pereira e da igreja Assembleia de Deus Missão Cascavel, a qual pastoreia. Bereia fez contato com a AD Missão Cascavel sobre o caso. Uma liderança informou que, após reunião, a instituição “não se manifestará quanto ao seu mérito, dando total apoio ao seu Pastor até decisão judicial definitiva”. Marcus Pereira permanece, portanto, como presidente da igreja.

Foto: Reprodução/ Facebook

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o pastor esteve envolvido com a polícia. Em 2019, um dia após pedir exoneração do gabinete de um vereador do Partido Social Cristão (PSC), na cidade de Cascavel/PR, Marcus Cesar Pereira tentou embarcar com cerca de R$ 14 milhões em pedras preciosas, sem Nota Fiscal de Origem, apreendidas pela Receita Federal e Polícia Federal na época. Além da atividade pastoral, Pereira também é sócio-administrador de uma empresa do ramo do agronegócio, no centro de Cascavel/PR, e ativo nas mídias sociais. O pastor possuía uma conta com cerca de 16 mil seguidores no Instagram, deletada na quinta-feira, 21 de junho. Bereia entrou em contato com o pastor, mas não obteve resposta. 

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A operação segue em andamento na busca por identificar todos os indivíduos e entidades envolvidos na organização criminosa. Bereia atualizará as informações tão logo haja novas apurações.

Leia abaixo a declaração da Igreja AD Missão Cascavel na íntegra:

A igreja, como instituição, dá seu total apoio ao pastor Marcus, o qual continuará, com o apoio dos seus membros, pastor Presidente… Quanto a operação Hananias, tendo em vista o princípio da presunção de inocência que vige no nosso País, bem como, o fato da medida cautelar em que o Pastor Marcus foi alvo ainda estar em sigilo, a Igreja não se manifestará quanto ao seu mérito, dando total apoio ao seu Pastor até decisão judicial definitiva.

Referências de checagem:

Polícia Civil do Estado de Goiás https://www.policiacivil.go.gov.br/delegacias/especializadas/operacao-hananias-mega-investigacao-da-pcgo-apreende-aeronave-de-r-10-milhoes-e-prende-7-por-falsificacao-de-agrotoxicos.html Acesso em: 21 jun 2023

Revista Isto É https://istoe.com.br/pf-e-receita-pegam-rs-14-milhoes-em-rubis-no-aeroporto-de-foz-do-iguacu/ Acesso em: 21 jun 2023

Igreja Assembleia de Deus Missão Cascavel https://www.instagram.com/admissaocascavel/ Acesso em: 21 jun 2023

Portal Catve.com http://catve.com/lais-lainy/249186/assessor-da-camara-flagrado-com-rubis-e-exonerado Acesso em: 21 jun 2023

***

Foto de capa: Whatsapp de Marcus Pereira