Bereia

É falso que Lula pretende se tornar pastor evangélico e construir catedral no Brasil

[elementor-template id=”983″]

Circula pelas redes sociais um post com a afirmação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se tornar pastor evangélico e construir uma das maiores catedrais do Brasil. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:

Lula pretende se tornar PASTOR e construir uma das maiores catedrais do Brasil

Texto de foto em post no Facebook que, até às 15h do dia 13 de janeiro de 2020, tinha mais de 90 compartilhamentos

A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula informou que ele não pretende se tornar pastor evangélico e construir uma das maiores catedrais do Brasil. “É uma mentira”, declarou a assessoria, por e-mail. Esse conteúdo começou a circular nas redes sociais em 2016. Na época, o site Sempre Questione creditou a falsa informação a outro veículo, o Pensa Brasil.

O boato voltou a circular no início deste ano, após uma nota da coluna Painel do jornal Folha de S Paulo informar que o PT está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar conquistar essa fatia do eleitorado. A estratégia estaria sendo traçada a pedido de Lula. Publicado em 5 de janeiro, o texto explica que, ao sair da prisão, o ex-presidente teria dito a aliados que o partido precisava “aprender com os pastores”, uma vez que “eles falam bem e o que as pessoas querem ouvir”. 

A plataforma Boatos.org também verificou esse conteúdo.

Fonte: Lupa

Sair da versão mobile