Conselho Editorial

Anivaldo Padilha

Ciências Sociais

Formado em Ciências Sociais e membro da Igreja Metodista. Foi editor da revista Cruz de Malta. Esteve exilado por 13 anos no Chile, EUA e Suíça. De regresso ao Brasil, em 1984, incorporou-se ao Centro Ecumênico de Documentação e Informação – CEDI. Em 1994, participou da fundação de Koinonia Presença Ecumênica e Serviço. É membro da equipe de assessores de Koinonia, membro da Diretoria do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Região Brasil) e da Junta Diretiva do Church World Service / EUA.

Marília de Camargo César

Jornalismo

Jornalista especializada em jornalismo econômico e de negócios; escritora com livros publicados na área de espiritualidade cristã e histórias corporativas; palestrante em temas de espiritualidade cristã; aperfeiçoamento na área de liderança. É Editora-Assistente do Valor Econômico S/A.

Jorge Antonio Barros

Jornalismo

Jornalista profissional desde 1981. Consultor de comunicação e especialista na gestão de crises de imagem e reputação. Criou e dirigiu a redação da revista Vinde, a primeira revista evangélica de informações vendida em bancas. Foi editor-adjunto do jornal O Globo/Rio durante 15 anos. Ganhou três prêmios Esso. Especializado na cobertura de segurança pública com um viés em defesa de direitos humanos. Criou o blog Repórter de Crime, que foi um dos mais lidos do site do Globo entre 2007 e 2012. É ex-Diretor da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio. Capacitado em Checagem Pela Agência Lupa. Professor de gestão de crise do Curso de jornalismo empresarial da Associação Brasileira de Mídias Evangélicas.

Joana Puntel

Ciências Sociais

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e pela Simon Fraser University (1991). Foi Visiting Research Scholar no Programa Media and Communications na The London School of Economics and Political Science, Inglaterra (2002).

Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975).

Atua como docente no curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do SEPAC que se realiza em convênio com a PUC-SP/COGEAE.

Rolando Perez

Comunicação

Professor de comunicação na PUC do Peru. Mestre em comunicação pela Universidade do Colorado-EUA e doutorando em Ciências Sociais pela PUC do Peru.

Pesquisador do campo da mídia e religião na América Latina. Membro da World Association for Christian Communication (WACC). É diretor executivo do Instituto Paz y Esperanza (institutopaz.net).

Brenda Carranza

Jornalismo

Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP), com Pós-Doutorado nas áreas de Cultura, Religião e Política (UERJ); Professora-pesquisadora da PUC-Campinas;

Professora e coordenadora do Laboratório de Antropologia da Religião no Departamento de Antropologia da UNICAMP;

Professora convidada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Argentina (UCA); Secretária Geral da Associação Latino-Americana de Cientistas Sociais da Religião.

Sérgio Pavarini

Jornalismo

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em 1992, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado. Foi assessor de imprensa e gerente de marketing da Editora Vida.

Criou a newsletter Vidanet, considerado o primeiro boletim virtual brasileiro de variedades culturais e universo cristão evangélico. Idealizador do Pavazine, um clipping semanal sobre política, religião, arte e cultura assinado por mais de 200 mil leitores, e do Pavablog, considerado pelo júri do BlogBooks 2010 como o Melhor Blog do Brasil, na categoria Entretenimento.

Claudia Florentin Mayer

Teologia

Teóloga formada pelo ISEDET, Argentina. Mestre em Comunicação Institucional. Editora-Chefe da Agência de Comunicação da América Latina e Caribe (ALC).

Formadora e Consultora em questões de comunicação e gênero para organizações religiosas. Cone Sul da Rede TEPALI (Rede de Teólogas, Pastoras e Líderes cristãs). Vencedora do Prêmio DAIA-Banco Galícia 2019 por modelos de boas práticas de inclusão social.

Cirenia Celestino Ortega

Jornalismo

Jornalista e ativista dos direitos humanos da mulher. Coordenadora da Área de Estratégias de Comunicação e do Observatório de Mídia e Informação para Mulheres, A.C. (CIMAC). Coordenadora acadêmica do Diploma de Comunicação e Gênero ministrado pela CIMAC em conjunto com a UNAM.

Secretária do
Comitê Executivo Regional do WACC, um organismo internacional que promove o direito à comunicação. Coordenadora da Campanha “Mulheres na mídia: construtoras de paz e democracia” (CIMAC-WACC, 2016). Coordenadora do Projeto de Monitoramento Global of Media (GMMP), no México. Coordenadora Regional da Campanha “Mulheres em Migração, Transformadores do Mundo”.

Membro da Rede Nacional de Jornalistas e da Rede Internacional de Jornalistas com uma Visão de Gênero.

Alessandro Gomes

Ciências das Religiões

Mestre em Ciências das Religiões, especialista em Gestão em Assessoria de Comunicação e graduado em Comunicação Social (Radialismo). Professor de Produção de Rádio, de Marketing, de Gestão Empresarial e de Teoria da Comunicação. Atualmente exerce as funções de Diretor Executivo da Rede Católica de Rádio do Espírito Santo – RCR/ES, em Vitória – Capital do Estado do Espírito Santo, Vice-presidente da RCR nacional, Diretor de Jornalismo do Jornal Brasil Hoje – JBH e é membro da comissão editorial da Revista Vitória. Atuou também como consultor em comunicação e foi Secretário de Comunicação Social e Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Cariacica/ES. Autor do livro “Discurso Espetacular – Forma e conteúdo na comunicação da Igreja”.